Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ptugaJá anda a aprender umas coisas....
    Ou muito me engano ou está a injetar CO2 no aquário?
    n tem nenhuma foto de como estava montado?
    Essa móvel merece algo como "deve de ser" ;)


    Esse olhinho ^^

    Sim, vou começar com injeção de CO2. Já tenho a botija, redutor/válvula de ajuste fino/solenoide encomendados do Ebay. Difusor já tinha.
    Quanto à iluminação, fiz uma calha DIY (acho que está bem gira...depois tiro fotos e ponho) para o aquário de 60L, para testar o sistema.
    Comprei um balastro, e vou montar 2 lâmpadas T5 de 24W. Se ficar bem no aqua pequeno, duplico o sistema para este aqua.

    Como estava montado antes? Bem..posso por fotos do móvel antes/depois.
    Quanto ao aquário em si, funciona com um sump de 50L por baixo.
  2.  # 2

    antes/depois
      IMG-20151117-WA0000.jpg
      IMG-20151117-WA0003.jpg
  3.  # 3

    EU gostava era de ver o aquário!!! :)
    Quanto ao móvel já estava top mais top ficou.
  4.  # 4

    Colocado por: ptugaEU gostava era de ver o aquário!!! :)
    Quanto ao móvel já estava top mais top ficou.


    Deixe chegar a casa, montar o aquário e depois mostro. Estou dependente também dos correios para montar o sistema de CO2, portanto ainda vai demorar um bocadito.

    Quanto à garrafa de Co2, queria ver se polia aquilo para ficar toda catita (e escrevia CO2 com stencil), mas depois não sei se quando for para recarregar a dita cuja se tenho de entregá-la e dão-me uma nova ...
    Não quero andar sempre a polir garrafas....
  5.  # 5

    Só justifica, se essa garrafa estiver no prazo e ficar com ela vários anos. As garrafas duram 10 anos ao fim de 10 anos vão para reciclar ou tem de fazer uma prova hidráulica (que nunca justifica monetariamente).
    Existem uns números em cima gravados, tem lá o ano de fabrico.
  6.  # 6

    Colocado por: TyrandeSim, vou começar com injeção de CO2. Já tenho a botija, redutor/válvula de ajuste fino/solenoide encomendados do Ebay. Difusor já tinha.

    qUAL O MOTIVO PARA O co2 NO AQUÁRIO?
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    qUAL O MOTIVO PARA O co2 NO AQUÁRIO?


    CO2 usa-se em aquários plantados. As plantas utilizam na fotossíntese. Algumas são mais exigentes que outras... (há plantas que se conseguem ter-se em aquários sem injeção de CO2...já outras nem pensar.)
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    qUAL O MOTIVO PARA O co2 NO AQUÁRIO?


    Todas as plantas utilizam CO2 para a fotossíntese...é o "ingrediente" principal, mas ao contrario dos meios terrestres em que está disponível em barda e não é fator limitante, nos meios aquáticos não é bem assim já que o CO2 tem tendência a escapar-se para atmosfera.
    No caso dos aquários este a disponibilidade é ainda menor dado ser um meio fechado em que as únicas inserções de CO2 se dão através de trocas parciais de água periodicamente.
    Como a Tyrande disse as plantas aquáticas conseguem prosperar sem esse fornecimento suplementar, mas para se atingir algo mais exuberante a injeção de CO2 torna-se que necessário.

    Um exemplo..um cubo de 17l, sem CO2 este tapete verde não seria possível.
      _20180206_094022.JPG
  9.  # 9

    Para aquarios com plantas que não sejam muito exigentes, tenho CO2 caseiro, é simples de fazer e não sendo a mesma coisa em aquarios pequenos e que não sejam densamente pantados desenrasca-se bem...
  10.  # 10

    e o lago Tyrande, está a guentar-se bem com este frio?
  11.  # 11

    Colocado por: Tyrandeantes/depois
      IMG-20151117-WA0000.jpg
      IMG-20151117-WA0003.jpg


    Muito sinceramente... tens duas mãozinhas e uma cabeçorra de meter respeito! Gostei bastante do resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  12.  # 12

    Colocado por: Paulo Portoe o lago Tyrande, está a guentar-se bem com este frio?


    Este ano ainda não congelou! XD

    Mas também este ano pus-lhe um plástico transparente por cima que era para a geada não cair diretamente sobre a água. Os guppies que tinha introduzido no Verão retirei e pus dentro de casa. Os meus sapinhos estão a hibernar. Portanto parece-me que está tudo nos conformes...
  13.  # 13

    Colocado por: branco.valteruma cabeçorra de meter respeito

    Eu não sou gajo de meter veneno mas, acho que o branco acabou de chamar cabeçuda à Tyrande.
    Agora a sério Tyrande.
    Você assim prendada é o sonho de qualquer mulher.
  14.  # 14

    Colocado por: Paulo PortoPara aquarios com plantas que não sejam muito exigentes, tenho CO2 caseiro, é simples de fazer e não sendo a mesma coisa em aquarios pequenos e que não sejam densamente pantados desenrasca-se bem...


    Também tenho o CO2 caseiro, mas muito sinceramente, pelo trabalho que dá e o que dura, preferi investir num CO2 de botija DIY.
  15.  # 15

    Colocado por: Tyrande

    Também tenho o CO2 caseiro, mas muito sinceramente, pelo trabalho que dá e o que dura, preferi investir num CO2 de botija DIY.


    acho que fez bem em comprar, dá menos trabalho, eu fazia mais pelo prazer de o fazer do que pelo custo, era mais por aprender qualquer coisa nova que o fazia, só por curiosidade chegou a experimentar com gelatina para aguentar +tempo?

    entretanto com menos tempo disponivel só mantenho um aqua de 200l com discus, divirto-me é com mini projectos de agua salgada da costa.

    boa sorte, o armario ficou um mimo.
  16.  # 16

    Boa tarde
    Já que vai fazer um plantado, aqui vai:
    Aquário 50x50x50
    Montagem em 12/2016
    Vai ser desmantelado brevemente.
      Antigo.jpg
  17.  # 17

    A plantar brevemente:
    110x50x50
    Móvel feito á medida em estrutura de aço.
    Controlador de leds de modo a simular o dia e noite
    CO2 pressurizado com difusor externo
    Termostato externo
    Lilly pipes em Inox
    Etc.
    Se necessitar de tirar alguma dúvida, se souber, disponha.

    Cumprimentos
      novo.JPG
  18.  # 18

    Ahh!!
    E como é um tópico de DIY, a iluminação led foi feita por mim com recurso a perfil aluminio, fita led de 2400lm/m x5m (é o que diz na caixa) e com 26 leds 1w grow, 450nm e 640nm.
  19.  # 19

    Colocado por: JancidoBoa tarde
    Já que vai fazer um plantado, aqui vai:
    Aquário 50x50x50
    Montagem em 12/2016
    Vai ser desmantelado brevemente.
      Antigo.jpg


    Esse aquario está muito porreiro.
    Até tem alimentador automatico de crystal red para os peixes :-)
  20.  # 20

    Colocado por: Paulo Porto

    Esse aquario está muito porreiro.
    Até tem alimentador automatico de crystal red para os peixes :-)
    Por acaso não, se fossem discos era um petisco, mas são Rasbora Harlequim e Simulans que só comem flocos.
 
0.0337 seg. NEW