Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Não há dúvida que aqui se aprende muito. Então essa dita caldeira a pellets obriga a limpezas periódicas?
  2.  # 22

Colocado por: CasaGNão há dúvida que aqui se aprende muito. Então essa dita caldeira a pellets obriga a limpezas periódicas?

É um queimador de biomassa. Por pouca cinza que se forme na combustão existe sempre alguma e é necessária manutenção.
    Tem a vantagem de ser considerado energia alternativa. Substituí a obrigatoriedade de solar em habitações novas por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CasaG
  3.  # 23

Algumas até dizem que anualmente devem ser enviadas para o fabricante sob pena de se perder garantia.
  4.  # 24

Colocado por: callinasAlgumas até dizem que anualmente devem ser enviadas para o fabricante sob pena de se perder garantia.

Enviar o quê ? A caldeira ?
  5.  # 25

Colocado por: Nuno NunesSubstituí a obrigatoriedade de solar em habitações novas por exemplo
    ainda que tendo sol com fartura seja estúpido ter um equipamento de queima para aquecer agua, nem que fosse um reles termosifão.
  6.  # 26

Colocado por: jorgealvesainda que tendo sol com fartura seja estúpido ter um equipamento de queima para aquecer agua, nem que fosse um reles termosifão.

Concordo no essencial mas já apanhei um ou dois casos em que se justificava.

1º - Um cliente com lenha à "borla", teve preferência por caldeira a lenha (para mais como comerciante de lenha até ficava mal).

2º - O coletor solar padrão (o que define o Esolar mínimo) é um super colector neste regulamento da térmica (muito bom mesmo). E está sempre orientado a Sul e com um ângulo vertical de 35º. Quando a cobertura possui um ângulo para Sul por exemplo de 40º ainda é obrigatória a instalação do sistema solar com determinado Esolar mínimo (dado por um coletor orientado exactamente a Sul) mas já não é tão simples cumprir este Esolar (pelo menos comparado com o que era no regulamento antigo). Em algumas situações é económicamente viável a instalação de outro sistema de energia renovável para AQS.
  7.  # 27

Colocado por: Nuno Nunes
    Enviar o quê ? A caldeira ?

Sim, mas ainda estou para perceber porque e como....
    vou citar o que está no manual da caldeira:
    "CONDIÇÕES DE GARANTIA:
    É OBRIGATÓRIO, NO FIM DA ESTAÇÃO, EFETUAR A LIMPEZA GERAL DA
    SALAMANDRA NUM CENTRO DE ASSISTÊNCIA AUTORIZADO, SOB PENA
    DE CADUCIDADE DA GARANTIA."
  8.  # 28

Colocado por: callinas
    Sim, mas ainda estou para perceber porque e como....
    vou citar o que está no manual da caldeira:
    "CONDIÇÕES DE GARANTIA:
    É OBRIGATÓRIO, NO FIM DA ESTAÇÃO, EFETUAR A LIMPEZA GERAL DA
    SALAMANDRA NUM CENTRO DE ASSISTÊNCIA AUTORIZADO, SOB PENA
    DE CADUCIDADE DA GARANTIA."

Eh pá. Eu quando fizer mais uma casa para vender vou utilizar isso.
    "Deverá enviar a casa para manutenção nas nossas instalações de dois em dois anos sob pena de caducidade da garantia."
  9.  # 29

Neste caso foi uma caldeira que mal coube na porta e precisos 3 homem para a levar.
  10.  # 30

Colocado por: CasaGIvo F., sabe-me dizer mais ou menos por quanto pode ficar a aquisição de uma bomba de calor?

Procure no tópico do Jorgealves sobre bombas de calor que já pode ter ideia do valor das máquinas daikin, existe no entanto outras marcas mais baratas, tudo depende de quanto pode gastar, se orçamento for muito curto então a melhor aposta é mesmo pellets ou gas natural.
    • Mac
    • 21 outubro 2015

# 31

Colocado por: CasaGBoa tarde :)
    Na vossa opinião, qual a melhor solução para aquecimento da água de uma habitação / casa de campo (x1 lava-loiça e x4 WC's) em que seja possível a toma de 4 duches ao mesmo tempo e que a seguir se possam tomar mais duches. Espero ter-me explicado mais ou menos bem... Uma casa com capacidade para 12 pax e 4 casas-de-banho, em que todas as pessoas possam tomar banho com água quentinha e que haja pressão no duche. Termoacumulador, esquentador ou existem outras soluções? Obrigada desde já.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Pessoalmente acho que, tratando-se de uma casa de férias e/ou fins de semana, deve ser colocado um equipamento a gás com capacidade para o caudal pretendido de forma a que a água seja aquecida no momento em que é necessária.
    Não me parece razoável usar um termoacumulador com x litros de água-sempre-quente que só vão ser utilizados nos fins de semana ou férias. Por muito bem isolado que o termoacumulador esteja tem sempre perdas consideráveis de temperatura.
    Concordam com este comentário: alexp
  11.  # 32

E pode indicar um modelo a gás direto que cumpra is requisitos enunciado?
  12.  # 33

Existe esquentadores para 24l/min por exemplo, o problema é o ligar e desligar de várias torneiras em simultâneo, em que o esquentador não acompanha uma temperatura constante. o que torna os banhos muito desconfortáveis, principalmente de inverno.
  13.  # 34

Boa tarde,

Tendo o mesmo problema, de querer que 4 pessoas tomem banho ao mesmo tempo, mas tendo já instalada uma caldeira a gás natural (para o aquecimento central e para a água), como devo fazer? Devo acrescentar uma bomba de calor complementar? Ou o melhor será trocar de caldeira? Neste último caso, segundo fui informado há uns 3 anos, teria que investir bastante numa caldeira mais potente, mas, ainda assim, só daria para 2 banhos em simultâneo...
  14.  # 35

Colocado por: LuigobetaBoa tarde,

Tendo o mesmo problema, de querer que 4 pessoas tomem banho ao mesmo tempo, mas tendo já instalada uma caldeira a gás natural (para o aquecimento central e para a água), como devo fazer? Devo acrescentar uma bomba de calor complementar? Ou o melhor será trocar de caldeira? Neste último caso, segundo fui informado há uns 3 anos, teria que investir bastante numa caldeira mais potente, mas, ainda assim, só daria para 2 banhos em simultâneo...

altere a instalação adicionando um tanque de AQS.

0.0186 seg. NEW