Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro Costa Martins eu já tinha ideia de fazer um estudo ao terreno, sabe me dizer aproximadamente quanto custa uma sondagem ao terreno?
  2.  # 22

Depende de vários fatores. Se o terreno firme estiver a uma profundidade acessível a uma retroescavadora, basta executar 4 poços (no mínimo para se fazer uma avaliação in situ). Se estiver mais profundo, então tem de se recorrer a uma máquina perfuradora com possibilidade de recolha de amostra do solo recolhido. Essa solução poderá ser mais cara, uma vez que existe o custo de mobilização de equipamento. Porém é mais fiável.
    Tudo depende do nível de detalhe que pretende. Os euros despendidos num bom projeto poderá evitar custos acrescidos durante a execução da obra.
  3.  # 23

Colocado por: romeu carvalhoCaro riscos no norte do pais concelho v.n. Famalicao .

Ui muito para cima, contacte um gabinete de projetos e leve um eng até lá...
    • DM
    • 21 outubro 2015

# 24

Romeu, não tem fotos do terreno e solo? Só para ver a razão pela qual pensou em estacas...
  4.  # 25

Vou tirar e depois envio caroDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM
  5.  # 26

Toda a gente me diz que um bom projecto e sinônimo de uma boa obra!!
    Alguém me pode defenir o que e um bom projeto ?!!
    Desculpem-me a minha ignorância ...
    • DM
    • 21 outubro 2015

# 27

Eh pá!

Em termos técnicos supostamente todos estão bem feitos e cada um achará que faz melhor que o outro mas considero um bom projecto aquele que contempla todas as situações que possam ocorrer e que se baseia num bom estudo da situação.

Ou seja, nesta situação especifica, a escolha do tipo de fundações, deve recair numa avaliação do terreno (não necessáriamente com sondagens), por exemplo tipo de fundações das estruturas vizinhas, tipo de solo, existência de afloramentos rochosos, localização em vale, encosta, perto de leitos de rio...etc
    Por exemplo, iria para a execução de sondagens e eventualmente para estacas (dependo das sondagens) se a estrutura se situasse em vale de cheia, supostamente solo aluvionar...

Depois ao nivel de pormenorização apresentado, especificamente no que se refere ao betão armado e tambem nas notas justificativas dos porquês.

Nada melhor que levar lá alguns eng.ºs e colocar as suas questões, vai aprendendo...

E acrescento mais que a existência de caderno de encargos e medições será uma mais valia mas que se paga.
  6.  # 28

Colocado por: DME acrescento mais que a existência de caderno de encargos e medições será uma mais valia mas que se paga.

Muito importante pedir projeto de execução ao contrário do que muita gente pensa.
    Concordam com este comentário: DM, romeu carvalho

0.0131 seg. NEW