Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desculpem-me se não me estiver a exprimir da melhor forma:
    Não queria fazer os alicerces da minha casa directamente no solo e estava a pensar fazer-los Suspencos em pilares.
    Opiniões ?
  2.  # 2

O que são para si alicerces?
  3.  # 3

Caro riscos, estou a referi-me as sapatas?
  4.  # 4

não queria fazer as sapatas diretamente no solo??então quer fazer em estacas?
  5.  # 5

Sim riscos visto ser um terreno mt húmido.
  6.  # 6

a minha opinião é que pode ser feito mas sai mais caro, tanto em construção como em arranjar um engenheiro que se responsabilize por estacas, isto porque 95% dos eng, não o sabe dimensionar. Pode sempre fazer um ensoleiramento geral (dependendo das condicionantes) com um bom sistema de impermeabilização e drenagem de águas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: romeu carvalho
  7.  # 7

Pode me esclarecer melhor sobre esse assunto caro riscos?
  8.  # 8

esclarecer em que sentido?
  9.  # 9

Relativamente ao sistema de impermeabilização?
    • MNeo
    • 20 outubro 2015

# 10

Colocado por: riscosa minha opinião é que pode ser feito mas sai mais caro, tanto em construção como em arranjar um engenheiro que se responsabilize por estacas, isto porque 95% dos eng, não o sabe dimensionar.

Há tempos apliquei um sistema de micro-estacas. Se não estou em erro foram 12 micro-estacas cravadas a 12 m de profundidade e a brincadeira não foi barata. E isto foi utilizado somente junto ao alçado principal. Geralmente as firmas da especialidade que efetuam esse tipo de serviço tem técnicos que realizam os cálculos.

Mas como o riscos disse deve-lhe ficar mais barato ensoleiramento geral, com um sistema de drenagem e impermeabilização
  10.  # 11

Colocado por: riscosisto porque 95% dos eng, não o sabe dimensionar.

Nem é preciso, as empresas que executam as estacas fazem os projectos.
    • r.v
    • 20 outubro 2015

# 12

texeira duarte fazem isso todos os dias.mas deve ficar muito caro
    • DM
    • 20 outubro 2015

# 13

romeu, vai ter de arranjar um engenheiro para lhe fazer o projecto, ele irá elucidá-lo sobre essas questões.
    Mas o uso de estacas ou microestacas só é usado em solos de fraca qualidade (e nem faria sentido usar estas soluções sem uma campanha de sondagens...caras) e por o solo ter água não quer dizer que tenha fraca qualidade.

A solução vai depender do tipo de solo, ensoleiramento geral, ou sapatas mas com sistema de drenagem ou pavimento ventilado...mas estacas parece-me exagerado.

MNeo, qual a razão para o uso de microestacas?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 14

Nós também realizamos dois projetos com estacas, a discoteca kaxaça no montijo que estamos a falar de Lodo do rio tejo, e um edifício junto ás portas da cidade com terreno de muito fraca qualidade, em que existiu de facto uma sondagem ao mesmo. Para uma moradia é uma solução realmente extrema, duvido que a coisa não se resolva com o ensoleiramento geral e a drenagem e impermeabilização.

Colocado por: Picareta
    Nem é preciso, as empresas que executam as estacas fazem os projectos.

claro que sim um projeto de estabilidade em xx de custar 800 euros custa 3500, vai diluído no valor da obra..
  12.  # 15

Grato pela vossa atenção vou mesmo optar pelo ensoleiramento geral.
    Obrigado pelas vossas opiniões caros foristas.
    • MNeo
    • 21 outubro 2015

# 16

Colocado por: romeu carvalhoGrato pela vossa atenção vou mesmo optar pelo ensoleiramento geral.

Não decida voce qual qual a solução a adotar, a não ser que tenha conhecimentos suficientes na área para o fazer.

Peça ao seu projetista (Eng. de Estabilidade) para lhe analisar a melhor solução, indo ao local e analisando as caracteristicas do terreno. Assim é que pode ter garantias que esta a ter uma solução adequada para a sua situação em particular.

O técnico até pode entender que não precisa de ensoleiramento geral, porque mesmo esta situação é utilizada quando existem possibilidades de assentamentos diferenciados da construção. Para resolver os problemas da humidade, poderão ser resolvidas através de um desvão sanitário (elevando a construção do solo) e com drenagem das águas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, romeu carvalho
  13.  # 17

Obrigado Mneo e isso que vou fazer.
    Mais uma vez mt obrigado
  14.  # 18

Onde fica o seu terreno romeu?
  15.  # 19

Caro riscos no norte do pais concelho v.n. Famalicao .
  16.  # 20

É um erro partir-se para uma solução de estacaria, sem dispor de sondagens. Só assim poderá estimar os custos.
    Concordam com este comentário: romeu carvalho

0.0187 seg. NEW