Acabo de comprar um apartamento ao banco bastante mal tratado e vou por mãos-à-obra para a sua recuperação.
Gostaria de pedir ajuda aos foristas experientes em soalho para entender que tipo de pavimento está colocado e se tem salvação possível. O que acontece é que o soalho (que me parece ser contraplacado folheado a carvalho?!?!) está em vários pontos da casa cheio de manchas do que me parece ter sido provocado por água. Talvez as juntas não tivessem sido bem seladas ou por outro motivo, não sei. O que sei é que tenho dúvidas se poderá ser recuperado (afagamento?!?!) ou se compensará colocar um flutuante. Nas fotografias nem parece estar com mau aspecto mas a verdade é que está... e com pena minha pois gosto muito daquele soalho e queria-o manter se possível. Ainda mais porque são 150 m2 de área e é um investimento grande a sua substituição.
Não sei se será, veja na memoria descritiva do imóvel, deve dizer o tipo e a espessura de pavimento que é. antigamente utilizava-se muito e é de categoria esse pavimento. Deve ser mesmo madeira com cerca de 1,5cm de altura, se for o caso atenção porque o pavimento dito normal tem de 0,7 a 1 cm e depois tem um problema montado.
Estas pessoas agradeceram este comentário: gbarros7
se for madeira mesmo pode ser afagado e levar velatura...normalmente casas de banco ficam muito tempo fechadas sujeitas ás humidades que não tem por onde sair
Vou ter de pedir a memória descritiva do imóvel. Até foi difícil arranjar a planta. O que suspeito é que houve de facto pequenas inundações, tlz falta de cuidado dos antigos proprietários, etc.
Com o afagamento/envernizamento vou gastar algum dinheiro mas não sei se ficará em condições. Com o flutuante (MAMMUT 12mm AC5, por exemplo) gasto cerca de 4.500 euros e...tenho pena de ter de arrancar o existente.
O pavimento não é Lamparquet. De facto é um tipo de pavimento que era aplicado há uns anos atrás e trata-se de um contraplacado folheado a carvalho. Claro está que este tipo de pavimento, apesar de ser bonito quando está novo e bem conservado tem o problema de ser muito sensível à água e manchar com facilidade. A decisão está tomada: arrancar esta porcaria e colocar um bom flutuante (Kronotex).