Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Procuro opiniões relativamente ao tipo de sistema e aparelhos aplicar para fazer uma extracção de fumos de forma eficiente.

    O local tem:
    - aproximadamente 50m2 / 100m3.
    - pé direito varia entre os 2,4 e o 1,6m.
    - anexo da moradia utilizado como espaço de convívio com amigos, chegam a estar 10 pessoas a fumar ao mesmo tempo.
    - cobertura com estrutura em madeira e telha mas com um MDF agarrado a estrutura de madeira da cobertura.

    Relativamente ao aquecimento estou a pensar numa salamandra a lenha ( lenha não é um problema) mas queria saber face à área qual comprar ou que aspectos ter em conta (é um espaço de convívio entre amigos e não queríamos gastar muito dinheiro).

    A minha principal duvida é mesmo um sistema de extracção eficiente, o que aplicar? o espaço é pequeno mas ao mesmo tempo tem uma utilização do ar muito intensiva, os simples exaustores de casa de banho não devem dar...devo aplicar exaustores com tubos de aluminio semi rigidos pela cobertura por varias zonas para que a extracção seja mais rápida? que tipo de exaustores devo meter?

    Melhores cumprimentos
  2.  # 2

    Boa noite, o ideal passaria por colocar uma td bem dimensionada para a extraçao com tudi spiro.
    Tem que ter em atencao se vai necessitar de colocar ar novo "insuflação"
    Se lenha não é um problema siga em frente com a salamandra.
    abraço
    hugo carvalho
    happyclima lda
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patrickm, malaik0
  3.  # 3

    um exaustor de cozinha do olx não serviria???

    http://olx.pt/anuncio/exaustor-de-cozinha-com-super-baixa-de-preo-IDy0cl7.html#28e8b118e4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: malaik0
  4.  # 4

    Antes de mais agradeço imenso a sua resposta.

    Este tipo de aparelhos de extracção posso comprar numa grande superfície? Penso que estou numa situaçao intermedia ou seja nao necessito de uma grande rede que seja necessário pedir ajuda técnica a uma empresa de AVAC pois realmente é um espaço pequeno mas tb nao sei se os extractores simples que normalmente encontro nas grandes superfícies servem.

    Existe alguns cálculos para fazer no dimensionamento da rede (na altura cheguei a estudar sobre a renovação de ar no meu curso superior mas era um bocado com parâmetros mínimos da legislação mas neste caso para solucionar o problema de uma utilização intensiva de fumos qual o fluxo que devo ter de ar ou renovações de ar por hora etc) ? Os aparelhos sao algos especificos e para ser comprados tem que ser numa empresa de instalaóes de sistemas AVAC ou posso adquirir numa loja de materiais e equipamentos ?

    Melhores cumprimentos
    Nuno Sá
  5.  # 5

    @fsilva106 penso que nao, alias nao sei as características de um exaustor de cozinha para ser sincero por isso tb nao lhe posso responder com certezas...é um espaço de convívio e chegam a estar cerca de 10 pessoas a fumar o que torna-se muito difícil de estar a menos que haja uma exaustão rápida do fumo. Neste momento temos aqueles pequenos exaustores de casa de banho 2 a tirar e outro com a colocar (este serve para fornecer o ar retirado pelos outros dois) mesmo assim a extracção é mt lenta. Sou completamente leigo na matéria, aquilo na altura foi feito para tentar solucionar o problema mas neste momento estou a ver se resolvo de melhor maneira com um sistema que vai buscar o fumo de forma mais rápida e mais próxima (penso que com tubos e grelhas de extracção nesses tubos nas zonas onde existe mais utilização como mesas de jogo ou sofá iria melhorar muito...
  6.  # 6

    numa sala pequena basta colocar 1 extrator potente no lado contrario á porta, se der as dimensões da sala pode-se fazer o calculo.
 
0.0107 seg. NEW