Iniciar sessão ou registar-se
    • tyui
    • 21 outubro 2015 editado

     # 1

    Olá amigos boa tarde

    sou diretor duma Associação Desportiva de Futebol Amador; o nosso campo de futebol que é em terreno pelado está vedado com rede, contudo há sempre uma ou outra bola que esporadicamente sobe demasiado, avança a rede e cai no terreno dum vizinho que se situa por detrás duma das balizas.

    As bolas nada estragam, contudo o senhor recusa entregá-las, arranja sempre confusão e ainda ameaça com GNR a Associação. Já algumas vezes lhe disse que se algum estrago existir (o que não é o caso) a Associação que está de boa fé assume o prejuízo e paga o dano.

    De realçar que quando o Campo de futebol foi construído (há mais de 40 anos) não havia casa nenhuma á sua volta... ou seja a habitação foi construída depois do campo já existir.

    A minha questão é esta: o dono da casa pode recusar entregar as bolas que caem na sua propriedade? isso é legal?

    Obrigado pela ajuda que me possam dar.
    Abraço
    • zeto
    • 21 outubro 2015

     # 2

    na minha opinião não podemos entrar em terrenos que não nos pertence, só com autorização do dono do terreno, se o dono não autorizar não a bola para ninguém,
    para mim nem existe lei para esta situação, no nosso terreno quem manda somos nós, mas claro esse senhor podia ser mais compreencível.....
    Concordam com este comentário: Paramonte
  1.  # 3

    Não sei o que diz o código civil, mas sinceramente, coloquem a rede mais alta.
    Se para irem buscar as bolas têm de entrar em propriedade privada, então peçam autorização e entendam-se com o proprietário.
    Chamem vocês a GNR para mediar a situação.
    Concordam com este comentário: Bender
    • luisvv
    • 21 outubro 2015 editado

     # 4


    A minha questão é esta: o dono da casa pode recusar entregar as bolas que caem na sua propriedade? isso é legal?
    Obrigado pela ajuda que me possam dar.
    Abraço


    Não, não pode.


    na minha opinião não podemos entrar em terrenos que não nos pertence, só com autorização do dono do terreno, se o dono não autorizar não a bola para ninguém, para mim nem existe lei para esta situação,


    Ficaria surpreendido se soubesse as coisas que as leis regulam:

    Código Civil :

    Artigo 1349.º
    (Passagem forçada momentânea)

    1. Se, para reparar algum edifício ou construção, for indispensável levantar andaime, colocar objectos sobre prédio alheio, fazer passar por ele os materiais para a obra ou praticar outros actos análogos, é o dono do prédio obrigado a consentir nesses actos.
    2. É igualmente permitido o acesso a prédio alheio a quem pretenda apoderar-se de coisas suas que acidentalmente nele se encontrem; o proprietário pode impedir o acesso, entregando a coisa ao seu dono.
    3. Em qualquer dos casos previstos neste artigo, o proprietário tem direito a ser indemnizado do prejuízo sofrido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  2.  # 5

    Está tudo dito.
  3.  # 6

    Eu também se estivesse no meu jardim em biquíni a bronzear e leva-se uma bola nas bolas também guardava para vender!
    • tyui
    • 21 outubro 2015 editado

     # 7

    Olá amigos boa tarde

    desde obrigados pelos vossos comentários nesta minha questão, contudo há aqui alguma confusão... nunca ninguém em momento algum tentou entrar na casa em questão para ir buscar o que quer que fosse! a casa está vedada, tem um portão onde as pessoas do lado da rua chamam sempre pelo nome do proprietário que logo se dirige em tom arrogante e ameaçador a dizer que não dá bola nenhuma e o que cair lá dentro é dele!

    nada percebo de leis, contudo quem se apropria ilegalmente duma coisa que não é dele não será considerado um roubo?
    sou de acordo que se a bola causar danos materiais os mesmos deverão ser pagos... agora ficar propositadamente e de má fé com um objeto (bola de futebol) que custam entre 25-35€ não me parece justo e nos tempos que correm as Associações Amadoras vivem praticamente da carolice dos seus diretores para movimentarem dezenas de jovens na prática desportiva.

    Obrigado
  4.  # 8

    Infelizmente percebo muito bem o facto do senhor não querer devolver as bolas.

    Não será uma ou outra bola esporádica. A primeira bola devolve-se sempre, e a segunda é a terceira, mas às tantas começa a fartar.

    É que provavelmente não serão só as bolas. Talvez a não devolução das bolas seja uma reação ao barulho , à linguagem das criancinhas a jogarem futebol, etc.

    Infelizmente os meus pais têm um campo de futebol nas traseiras e os palavrões, os guinchos , o barulho, as bolas nas redes é, muitas vezes insustentável. E se dizem alguma coisa aos miúdos ainda são injuriados.
    O não estragar nada é muito subjectivo. Partem as flores, as couves, sobem pela árvore e partem pernadas, atiram pedras e afins quando não está ninguém a ver. E depois nunca foi ninguém. A culpa morre solteira.

    Portanto, lamento mas percebo totalmente a atitude desse senhor seu vizinho.
    Concordam com este comentário: treker666, ANdiesel
    • tyui
    • 21 outubro 2015

     # 9

    D. Maria Luisa

    em jogos de futebol amador intra-freguesias do mesmo Concelho, infelizmente não há barulho pois na maior parte dos jogos além dos jogadores, árbitros e alguns diretores estão presentes 10 ou 20 pessoas; os jogos são sempre ao sábado á tarde ou domingo demanhã portanto numa altura onde a lei do ruído é permitida.

    Quanto ao resto aqui ninguém parte nada pois o proprietário tem a casa totalmente vedada com rede alta e portão em ferro que nem sequer permite avançar.

    De qualquer modo quando a casa foi construída já o Campo de Futebol existia há alguns anos...

    É certo que o senhor fique incomodado com o cair duma bola de tempos em tempos dentro da sua propriedade mas quando um automóvel se despista na estrada e vai por um terreno dentro, o mesmo fica pertença do proprietário do imóvel?

    Do ponto de vista legal, creio que as coisas não devem ser bem assim...
  5.  # 10

    Colocado por: tyuinuma altura onde a lei do ruído é permitida.

    Muito relativo...
    • zeto
    • 21 outubro 2015

     # 11

    Já agora falando deste assunto lembrei-me duma cena que nunca mais me irá esquecer, quando era puto junto a minha casa andava-mos muitas vezes a brincar com a bola, ou seja a jogar a bola, acontece que o terreno da parte de baixo era do vizinho, e claro muitas vezes a bola ia parar ao terreno dele... pois todas as vezes que nós comecava-mos a jogar, esse senhor vizinho vinha depreposito para o terreno dele com uma gadanha e só nos dizia, se a bola cair aqui pra baixo e quem vier aqui para a vir vuscar "corto-lhe as pernas" mas aquilo era dito de mau humor e a falar a sério..... "nunca mais me esquece"
    • zeto
    • 21 outubro 2015

     # 12

    Colocado por: tyui
    Do ponto de vista legal, creio que as coisas não devem ser bem assim...

    Caro tyui é assim mesmo, e acredite que é assim,eu se quizer não deixo entrar ninguém no meu terreno nem que venha o papa,,, propriedade privada é propriadade privada
  6.  # 13

    Vê-se bem que toda a gente tem opinião, mas poucos estão para ler as leis. Se passasse os olhos por um post anterior, que passo a transcrever, aprenderia mais qualquer coisa:

    Código Civil :

    Artigo 1349.º

    2. É igualmente permitido o acesso a prédio alheio a quem pretenda apoderar-se de coisas suas que acidentalmente nele se encontrem; o proprietário pode impedir o acesso, entregando a coisa ao seu dono.

    Está escrito PERMITIDO, e não PROIBIDO.
    • eu
    • 21 outubro 2015 editado

     # 14

    Ler este tópico reforça a ideia que existem pessoas mesmo mesquinhas, para dar tanta importância a bolas caídas no seu terreno...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, DIYouself, Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tyui
  7.  # 15

    Colocado por: zeto
    Caro tyui é assim mesmo, e acredite que é assim,eu se quizer não deixo entrar ninguém no meu terreno nem que venha o papa,,, propriedade privada é propriadade privada

    eu deixo so entrar as vizinhas maiores de idade para apanhar as bolas,de preferencia trintonas!
  8.  # 16

    Colocado por: luis_guilhermeVê-se bem que toda a gente tem opinião, mas poucos estão para ler as leis. Se passasse os olhos por um post anterior, que passo a transcrever, aprenderia mais qualquer coisa:

    Código Civil : Artigo 1349.º

    2. É igualmente permitido o acesso a prédio alheio a quem pretenda apoderar-se de coisas suas que acidentalmente nele se encontrem; o proprietário pode impedir o acesso, entregando a coisa ao seu dono.


    Também depende da forma em como se acede a propriedade alheia.
  9.  # 17

    Colocado por: tyuios jogos são sempre ao sábado á tarde ou domingo demanhã portanto numa altura onde a lei do ruído é permitida.

    A minha vizinha de baixo tem a música que a nível de ruido sonoro não me incomoda em nada.
    No entanto o que me incomoda, e muito me incomoda, é a casa toda a abanar.
  10.  # 18

    Colocado por: nielsky

    Também depende da forma em como se acede a propriedade alheia.


    A melhor solução será, obviamente, o proprietário entregar a bola à Associação.
  11.  # 19

    Pah se a situação é um problema recorrente que ja ultrapassa o admissível, ou seja se a outra parte ja se fartou de dar bolas e reage mal, é lógico que a solução não é perguntar se o senhor tem razão ou não, é intervir na fonte do problema e colocar uma rede maior...

    Não percebo mesmo o porque de "obrigar" o senhor a devolver voluntariamente... Se fosse comigo, muito provavelmente faria o mesmo, a nao devolução, entenda-se dar as bolas como não aparecidas no meu terreno decerto era a única forma de apressar a resolução de um problema recorrente...
  12.  # 20

    Está bem está...

    Então o campo já lá estava quando foi construída a casa e os do campo é que têm que arranjar soluções...

    Há umbigos muito grandes neste país tão pequenino..
 
0.0154 seg. NEW