Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Apartamento com 165m2.
    As necessidades são 95% para aquecimento e 5% para arrefecimento. Contudo, os próximos anos têm tendência a terem maiores vagas de calor intenso, pelo que os 5% poderão aumentar.
    O apartamento tem pré-instalação de AC. Também tem pré-instalação para radiadores (não tem caldeira), mas com gás natural ou pellets para aquecer a água, penso que fico melhor servido com AC ao nível de custos.
    As áreas a aquecer são:

    2 Quartos: 14,5m2
    1 Quarto com WC: 18m2

    Nota: Nos WC (3) e hall (2) não tem local para AC. Nos WC com banho (2) tem local para radiadores a água. A sala tem recuperador de calor a lenha não ligado à tubagem de água.

    Gostaria de saber que tipo de orçamentos e máquinas devo esperar?
    Sei que existem umas marcas melhores que outras, mas também sei que há marcas mais baratas que até são boas.

    As marcas ditas menos badaladas, pela vossa experiencia valem a pena? Algumas já cá andam há muitos anos...
    Os argumentos que já tenho lido do tipo"a marca X e Y são chinesas" não são validos para mim, porque a China tanto faz bom como mau, como todos os países.
    Pelo que tenho lido até a LG e a Samsung que são tidas como boa relação qualidade/preço têm os seus (muitos) problemas dependendo de modelo para modelo. E se bem me lembro estas marcas faziam TV´s...

    Agradeço a ajuda.
  2.  # 2

    Pelo que ouvi a Samsung melhorou muito no que toca a AC.
    Eu vou colocar AC Samsung AR12HSFSAWK (C/ Wifi) em cada divisão...
  3.  # 3

    Efectivamente e notória a melhoria de qualidade da Samsung.
    Concordam com este comentário: futsal
  4.  # 4

    Alterei ligeiramente o 1º post.

    É o seguinte, decidi que vou optar por comprar equipamentos "bons" esquecendo as marcas brancas ou menos conhecidas.
    Isto tem a ver com as peças no futuro e com a qualidade em geral.

    Mas agora surgiu-me uma duvida:
    As unidades da Daikin e Mitsu mais baixas (modelos mais baratos) são mesmo boas ou neste caso mais vale ir para Samsung ou Midea, por exemplo?

    Por acaso acho estas unidades interiores da Samsung muito estranhas...triangulares...
  5.  # 5

    Exemplo:

    Midea 09HRFN1 9000btu, com SCOP de 5,1, A+++

    Samsung AR09HSFSBWK 9000btu, com 19db de ruido

    Acham que isto foi bem medido?

    Vale mais a pena olhar para o SCOP da unidade exterior ou interior?
  6.  # 6

    Já alguém respondeu a esta questão noutro topico?

    É que me parece bastante pertinente...
  7.  # 7

    Colocado por: ragdollVale mais a pena olhar para o SCOP da unidade exterior ou interior?

    Só é aplicável à unidade exterior.
  8.  # 8

    Colocado por: Nuno NunesSó é aplicável à unidade exterior.
    é aplicável á maquina que é composta por uma unidade exterior e por uma unidade interior, em multi split é aplicado ao conjunto formado pelas diferentes maquinas ligadas na exterior.
    • eu
    • 28 outubro 2015

     # 9

    Na minha opinião pessoal, é aconselhável comprar equipamentos de marcas próprias e com um bom registo histórico no que respeita a qualidade em AC.

    Assim, recomendo, por esta ordem: Daikin, Mitsubishi, LG, Samsung
  9.  # 10

    Colocado por: euDaikin, Mitsubishi
    ambas estão lado a lado com mais uma: Panasonic.
  10.  # 11

    Colocado por: jorgealvesé aplicável á maquina que é composta por uma unidade exterior e por uma unidade interior, em multi split é aplicado ao conjunto formado pelas diferentes maquinas ligadas na exterior.


    Sendo assim, como se faz a conta? SCOP, neste caso?

    Colocado por: jorgealvesambas estão lado a lado com mais uma: Panasonic.


    Ok. Suponho que a capacidade para reparar e arranjar peças no futuro também seja assim.

    Já agora, aqueles modelos mais superiores, valem a mesmo a pena? Por exemplo, aqueles filtros xpto que matam virus e bacterias? São melhores a espalhar o ar?

    No estudo da deco (a MONOsplits) a FTXZ25N fica no topo e a MSZ FH25VE logo a seguir.
    Enquanto a FTXS25K fica lá em baixo... A MSZ SF25VE é já agora a escolha acertada.
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesé aplicável á maquina que é composta por uma unidade exterior e por uma unidade interior, em multi split é aplicado ao conjunto formado pelas diferentes maquinas ligadas na exterior.

    Tecnicamente sim, mas por exemplo a Mitsubishi, nos multi-split, possui os rendimentos das máquinas exteriores sem especificar quais as interiores. Apenas possui uma lista de máquinas interiores compatíveis.
  12.  # 13

    Colocado por: ragdollSendo assim, como se faz a conta? SCOP, neste caso?

    O SCOP publicado é o do conjunto.
    • eu
    • 28 outubro 2015

     # 14

    Colocado por: ragdollPor exemplo, aqueles filtros xpto que matam virus e bacterias?

    Isso é tudo tretas de marketing para valorizar o produto. Esqueça isso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • eu
    • 28 outubro 2015

     # 15

    Colocado por: Nuno NunesO SCOP publicado

    Já agora... Quem nos garante que os valores declarados são fidedignos?

    Depois do escândalo da VW, será que podemos confiar em alguma coisa?
  13.  # 16

    Colocado por: eu
    Isso é tudo tretas de marketing para valorizar o produto. Esqueça isso.

    O plasma?
    No me sistema está lá, mas sinceramente nem sei como funciona. Já liguei um par de vezes, mas nem acho importante.
  14.  # 17

    Colocado por: euJá agora... Quem nos garante que os valores declarados são fidedignos?

    Depois do escândalo da VW, será que podemos confiar em alguma coisa?

    Pouco interessa. O SCOP depende do clima de cada região e quase lhe garanto que o clima do local onde vai instalar o ar condicionado não é igual ao que foi utilizado para determinar o SCOP.
  15.  # 18

    Colocado por: Nuno NunesTecnicamente sim, mas por exemplo a Mitsubishi, nos multi-split, possui os rendimentos das máquinas exteriores sem especificar quais as interiores. Apenas possui uma lista de máquinas interiores compatíveis.
    noutros fabricantes aparece uma tabela com os valores detalhados para cada conjunto de possibilidades, por exemplo em Daikin no modelo 5MXS90 só de possibilidades tem mais de 50 e cada uma com o seu rendimento especifico.
  16.  # 19

    Colocado por: euQuem nos garante que os valores declarados são fidedignos?
    supostamente a Eurovent.
    • eu
    • 28 outubro 2015 editado

     # 20

    Colocado por: jorgealvessupostamente a Eurovent.

    Depois do escândalo da VW, a confiança nos testes oficiais foi muito debilitada...
 
0.0199 seg. NEW