Colocado por: Vânia DuarteHonestamente já não sei por onde começar e quais os passos a dar.
Colocado por: GinetaEm principio pode demolir, mas a própria demolição também se paga!
Colocado por: GinetaSe há assim tanta diferença entre um urbano sem nada e um com ruína, compensa claro comprar o da ruína. Mesmo com a demolição ou obras de reconstrução acaba por ser mais barato.
Colocado por: tnjp20 a 25 mil? Que inveja (da boa)!
Isto de viver numa ilha às vezes chateia...
Colocado por: Vânia DuartePosso ser eu a demolir? Eu, quer dizer o primo com escavadora?
Colocado por: maria rodrigues
Vejamos se sou capaz de lhe sugerir algo que lhe interesse:
Um terreno a custar 75 mil euros é, garantidamente, urbano. Construir nele, uma moradia, vai custar os olhos da cara!
Uma casa para restauro, e respectivo terreno (logradouro), é mais em conta mas, feitas as obras de restauro, pode disparar os custos; portanto as escolhas são difíceis.
Procure um gabinete de arquitectura, promova uma primeira reunião e exponha as vossas dúvidas. O bastante para esclarecer alguns pormenores sobre o PDM da zona onde se insere o imóvel (terreno ou moradia para restauro).
Não a aconselho a comprar qualquer edificação (pequena ou grande) que seja ilegal. Comprará, também, muitas dores de cabeça. Se se decidir pela compra de terreno, ou moradia para restaurar/ampliar, certifique-se que, sobre aqueles, não há penhora(s) que entrave(m) a compra.
Os pormenores sobre licenças de construção, e outros, estarão a cargo do gabinete de arquitectura/engenharia, desde que faça parte do acordo que celebrar com o referido gabinete.
Se está nos vossos planos mudar de residência têm de ser os primeiros a dar o passo para se informarem convenientemente. Podem tentar obter informações sobre arquitectos/projectistas junto de pessoas vossas conhecidas; por exemplo: no café/pastelaria, através da internet(?), junto dos vossos amigos, etc.
Boas pesquisas e boas decisões é o que se deseja.Concordam com este comentário:Gineta