Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, sei que este tema está mais do que debatido mas continuo com duvidas. As questoes sao as seguintes:

Os meus pais possuem um apartamento e um terreno onde se encontra apenas uma garagem construída, a minha irmã e eu falamos com os nossos pais e decidimos que a minha irmã ficaria com o apartamento e eu com o terreno. Ora estamos a estudar o modo de transmissao para poupar o mais possivel, ja nos disseram que uma venda ficticia seria melhor mas ha sempre mais valias na apresentaçao dos rendimentos do ano seguinte e no IRS dos meus pais iria igualmemte aparecer um valor , (mesmo tendo sido ficticio) que lhes podia agravar o IRS.

Os valores patrimoniais atualizados (2012) sao muito similares, oterreno está avaliado em 23.000,00 e o imovel em 28.000,00€.

Ora o que está em jogo agora é apenas o modo mais económico na transmissão, tambem tive oportunidade de ler aqui no forum que existe sempre a obrigatoriadade de pagar no minimo 10% + 0,8%, deduzo entao que mesmo tratando-se de uma doaçao eu terei de pagar sempre (no caso do terreno) um valor estimao de 2.500,00€, será que tenho de pagar este valor ?

Se assim for, fica-me mais barato fazer uma compra (fictica) e os custos de escritura, etc... sao bastante mais baixos do que os tais 10,8%, correcto ?

E se a doaçao for de avós para netos, por exemplo , o terreno seria doado dos meus pais diretamente à neta (minha filha) e o apartamento seria doado dos meus pais à neta (minha sobrinha), qual será a forma mais económica entre todas e menos burocrática ?

Muito obrigado e bem hajam

ASantos

0.0058 seg. NEW