Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 10 maio 2017 editado

     # 701

    Colocado por: enf.magalhaesEmad : o que lhe estão a dizer é que não pode confiar em ninguém. Você paga ao arquitecto para o aconselhar para atingir um determinado objectivo , mas se descambar a culpa é sua porque porque o deixou esticar . Lol . Se uma pessoa não percebe e contrata alguém para nos ajudar , mesmo assim a culpa é toda nossa.


    Acho que não é bem assim, então se vc idealizou colocar cerâmicos vá a 10€/m² e o seu arquiteto sugere uns a 20€/m² e vc diz que sim. Vc idealiza colocar um soalho a 50€/m² e o seu arquiteto ah se calhar aqueles ali a 100€/m² são mais bonitos e macios e tal, e vc até acho que sim!... de quem será a culpa? Do arquiteto artiloso ou vc que não soube dizer que não?! Isto tem muito que se lhe diga.
  1.  # 702

    Colocado por: jorgferrComo sei que não é fácil para o bem ou mal vou ter projecto de execução e depois vai ser chave na mão

    O jorgferr deve ser dos poucos que por aqui andam e aprendem com o que a malta por aqui vai alertando.
  2.  # 703

    Emad nem toda a gente pode ter o nosso azar de ter de adjudicar em sub-empreitadas.
    Mesmo assim conto estar lá a morar antes do próximo natal.
  3.  # 704

    Colocado por: enf.magalhaesEmad nem toda a gente pode ter o nosso azar de ter de adjudicar em sub-empreitadas.
    Mesmo assim conto estar lá a morar antes do próximo natal.

    Magalhães se eu fosse você contava ir no próximo natal do ano que vem. Era isso que queria dizer, correcto?
  4.  # 705

    Colocado por: enf.magalhaesSe me custou, sim muito . Mas é um esforço para controlar as coisas e poupar uns milhares de euros .

    Muitas vezes ganha-se mais contratando um profissional para fazer a gestão da obra, e dedicar esse esforço à sua profissão ... ao que sabe fazer.

    Um exemplo: um dentista ganhava mais se estivesse 30 horas seguidas a arrancar dentes do que a gerir a obra.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  5.  # 706

    Colocado por: emad
    O jorgferr deve ser dos poucos que por aqui andam e aprendem com o que a malta por aqui vai alertando.
    A ler tópicos desde 2009 ou 2010 lol
  6.  # 707

    Colocado por: jorgferrComo sei que não é fácil para o bem ou mal vou ter projecto de execução e depois vai ser chave na mão


    Isso, no que aconteceu com o emad, não lhe valia de rigorosamente nada.

    Não há papelada à prova de gente incompetente em obra.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  7.  # 708

    Colocado por: SkinkxNão há papelada à prova de gente incompetente em obra.

    Então o melhor é fazer a obra sem projecto....já que os papeis não servem para nada.
  8.  # 709

    engraçado

    ando aqui já há algum tempo e sempre li os arquitetos, engenheiros, empreiteiros e outros a alertar permanentemente para que para se ter algum controle mais apurado, se devia fazer projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos e depois tentar obter orçamentos de diferentes empresas mas para a mesma coisa. e ainda assim a alertar que mesmo isso não é garantia de 100 %
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  9.  # 710

    Colocado por: Skinkx

    Isso, no que aconteceu com o emad, não lhe valia de rigorosamente nada.

    Não há papelada à prova de gente incompetente em obra.
    Certo Mas podia estar a ganhar 50 euros/dia por cada dia de atraso a partir do último dia para entrega se fosse chave na mão. Agora se o arquitecto ia fazendo o projecto de execução com a obras correr nem sei que lhe diga. Olhe eu ando em projecto vai fazer quase um ano, pode ser que compense depois em obra e até lá vou poupando mais uns euros para o arranque
  10.  # 711

    Colocado por: marco1não, a culpa é por não por termo ao descambanço

    enf, são coisas diferentes
    Concordam com este comentário:Skinkx


    A malta até se esquece que anda para aí muito arquitecto (podiam ser outros profissionais, mas é nesta profissão que isso se nota mais) que querem construir portfólio para granjear mais clientes. Portfólio esse que, muito naturalmente, ficará mais embelezado quanto mais nobres forem os materiais. Ou seja, um gajo que não abra a pestana vai estar a pagar para alguém fazer um álbum de fotografias que há-de servir para angariar mais trabalho.

    O arquitecto é um conselheiro e tem que ser tratado como tal. Se as pessoas se demitem do processo de decisão, não podem esperar milagres... isto nem era uma crítica particular aos arquitectos, mas em termos de gestão financeira duma obra acaba por o ser.

    E também não vale a pena escudarem-se nas mulheres. Todos nós temos coisas onde perdemos a cabeça, tem que haver sempre alguém num casal a ter uma base de análise racional que permita ter o máximo controlo sobre todas as decisões orçamentais imponderadas, que acabam sempre por surgir nalguma obra.

    Quem tem fundos folgados não precisa de ter grande cuidado, mas quem não tem, tem que ter pulso na empreitada.
    Concordam com este comentário: jorgferr, emad, Alexluxx
  11.  # 712

    Colocado por: marco1engraçado

    ando aqui já há algum tempo e sempre li os arquitetos, engenheiros, empreiteiros e outros a alertar permanentemente para que para se ter algum controle mais apurado, se devia fazer projeto de execução, mapa de quantidades, caderno de encargos e depois tentar obter orçamentos de diferentes empresas mas para a mesma coisa. e ainda assim a alertar que mesmo isso não é garantia de 100 %

    Mas isso só resulta com aqueles que trabalham dessa forma. O skinkx refere-se que mesmo com projecto, se for incompetente, vão dar asneira.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  12.  # 713

    Colocado por: Picareta
    Muitas vezes ganha-se mais contratando um profissional para fazer a gestão da obra, e dedicar esse esforço à sua profissão ... ao que sabe fazer.

    Um exemplo: um dentista ganhava mais se estivesse 30 horas seguidas a arrancar dentes do que a gerir a obra.
    Concordam com este comentário:jorgferr


    Em obra arrancam-lhe os dentes a ele... LOL
  13.  # 714

    Colocado por: Picareta
    Então o melhor é fazer a obra sem projecto....já que os papeis não servem para nada.
    Ahahah voltar ao antigamente
  14.  # 715

    Colocado por: Picareta
    Então o melhor é fazer a obra sem projecto....já que os papeis não servem para nada.


    Diga lá de que é que um mapa de medições e um caderno de encargos serviam para evitar um carpinteiro de pregar um prego no tubo de gás.

    Só com um engenheiro/director de obra atrás de cada carpinteiro, de cada canalizador, de cada electricista, de cada serralheiro, etc etc etc

    Não há burocracia que nos salve da incompetência. Quando muito um bom técnico pode salvar-nos de alguma incompetência de outros técnicos, mas nunca nos salvará de todas. E por técnico considero um engenheiro, um fiscal, um encarregado competente, um trolha qualquer que saiba o que anda a fazer.

    O papel é muito lindo para controlar as quantidades, os preços e até a qualidade do que entra em estaleiro. A partir daí, depende muito mais das mãos que trabalham os materiais do que propriamente do que está escrito no papel.

    Eu gosto dos cadernos de encargos, são uma protecção adicional. Mas são como os anti-vírus, não fazem milagres nem são à prova de nabos.
    Concordam com este comentário: Alexluxx
  15.  # 716

    Colocado por: emad
    Mas isso só resulta com aqueles que trabalham dessa forma. O skinkx refere-se que mesmo com projecto, se for incompetente, vão dar asneira.


    Sim, as maiores garantias dum mapa de quantidades e dum caderno de encargos são, a meu ver, financeiras.

    Basta ver as obras públicas que para aí andam, todas elas com mapa de quantidades e caderno de encargos - é preciso dizer mais alguma coisa?
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, jorgferr, Alexluxx
  16.  # 717

    Colocado por: Skinkx

    Sim, as maiores garantias dum mapa de quantidades e dum caderno de encargos são, a meu ver, financeiras.

    Basta ver as obras públicas que para aí andam, todas elas com mapa de quantidades e caderno de encargos - é preciso dizer mais alguma coisa?
    Imagine se nao tivessem....melhor nao seria
  17.  # 718

    Colocado por: Anonimo06082021

    o(s) problema(s) raramente está nos papeis mas sim nas execuções.


    Há muito aborto construtivo que se começa a gerar ainda na fase dos papéis. Um amigo que faz isto, um amigo que desenrasca aquilo, se o projecto já não passa duma gabela de papel, em obra vai ser um saco de gatos ainda maior.

    Há algumas coisas que um bom projecto pode antecipar e outras tantas que uma boa execução também pode corrigir, mas as coisas convêm ficar o mais bem definidas possível logo desde início.

    Por exemplo, você trabalha a um nível muito detalhado, ao milímetro, o que não é o meu caso. Mas há muita coisa que está feita quando você entra em obra e que me passa pelas mãos e que se não for prevista já não vai a tempo de ser corrigida.
    • emad
    • 11 maio 2017 editado

     # 719

    Colocado por: Skinkx

    Diga lá de que é que um mapa de medições e um caderno de encargos serviam para evitar um carpinteiro de pregar um prego no tubo de gás.

    Só com um engenheiro/director de obra atrás de cada carpinteiro, de cada canalizador, de cada electricista, de cada serralheiro, etc etc etc

    Não há burocracia que nos salve da incompetência. Quando muito um bom técnico pode salvar-nos de alguma incompetência de outros técnicos, mas nunca nos salvará de todas. E por técnico considero um engenheiro, um fiscal, um encarregado competente, um trolha qualquer que saiba o que anda a fazer.

    O papel é muito lindo para controlar as quantidades, os preços e até a qualidade do que entra em estaleiro. A partir daí, depende muito mais das mãos que trabalham os materiais do que propriamente do que está escrito no papel.

    Eu gosto dos cadernos de encargos, são uma protecção adicional. Mas são como os anti-vírus, não fazem milagres nem são à prova de nabos.

    No meu caso, se tivesse lá um fiscal evitava. Porque o fiscal ia exigir ter o chão marcado por onde passava o tubo do gás. E depois mesmo assim exigia que fosse entregue projecto do gás ao homem do soalho. Acho que com isto tinha-se evitado.
    O mais engraçado é que ninguém quis saber e eu pensei que a malta era muito competente e nunca falhava desta forma.
  18.  # 720

    Colocado por: Anonimo06082021garante as quantidades mas não garante as execuções.
    Concordam com este comentário:jorgferr
    Os mapas ajudam apenas a comparar preços pois todos respondem ao mesmo. A execução é outra "guerra"
    Concordam com este comentário: Skinkx, Picareta
 
0.1753 seg. NEW