Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Pedro BarradasAs "sapatas" da arquitectura estão erradas... (Nem sei porque muita gente teima em representar as fundações em sede de licenciamento - é gerado automaticamernte pelo software? )

Estao erradas porque ? ate me parecem bem... mas realmente nao percebo que fazem lá
    • DAJP
    • 17 novembro 2015

# 2

A sério, boa onda então! Esperemos que seja rápido para os dois! Não paguei taxas nenhumas pois não fui eu que lá fui! Foi o arquiteto!

Falou-me que agora seria esperar pelo menos uma a duas semana para validarem o pedido de licenciamento a nível de secretaria e só depois é que passaria para a parte técnica.

Qual o link da sua construção Callinas?
  2.  # 3

Vou comecar mais dia menos dia , o tópico.... medo, muito medo
    • DAJP
    • 17 novembro 2015

# 4

Colocado por: callinasVou comecar mais dia menos dia , o tópico.... medo, muito medo

Medo de quê?! O caminho é para a frente e aqui só se aprende! O que interessa é gostar da SUA casa!
  3.  # 5

Colocado por: callinasEstao erradas porque ?

Ora, pelo menos deveriam estar representadas como assimétricas!!! ( já viste que tens as sapatas dentro do terreno do vizinho!!!!)
  4.  # 6

Pedro

as sapatas são assimétricas ( em L) o que se vê é também as sapatas do muro do vizinho, por isso é que dá essa impressão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

Tens razão ;)
  6.  # 8

Colocado por: DAJP

Pelo que me informei pareceu-me uma excelente solução para o que procurava, depois encontrei alguma dificuldades por causa de ser uma construção de 3 pisos e dái ser fora dos projectos "tipo" e chave na mão que se vêm em LSF como na Criatus, Modiko, Steelhouse etc., mas depois de começar a pedir orçamentos e realizar o projecto concluí que fazer a mesma casa em alvenaria mantendo a mesma qualidade construtiva o preço da alvenaria era superior.

Também ajuda pensar que no LSF terei um orçamento mais preciso de material a usar e que é menos susceptível de haver desvios de orçamento. E também desvios de tempo de construção.

Também me agrada o conceito de passive house que quero aplicar na minha moradia e parece-me que a norma PassiveHouse e LSF são feitos um para o outro.

Espero não estar enganado.

DAJP,

Parabéns pelo projecto e que corra tudo bem.

Também estou para construir moradia e tenho investigado o LSF e "Passive House" em Portugal.

O que me preocupa no LSF é o custo extra para obter o mesmo isolamento térmico que na alvenaria (para obter o efeito do sistema Passive House). Analisou isso?

Vai isolar termicamente a base da moradia?
    Vai meter janelas de 3 lâminas como é a regra do Passive house?
  7.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas

Ora, pelo menos deveriam estar representadas como assimétricas!!! ( já viste que tens as sapatas dentro do terreno do vizinho!!!!)

Já foi dito. As sapatas representadas são as próprias e as do vizinho. Como é óbvio as do vizinho nem deveriam ser reprentadas, pois de certeza que não estão da forma como estão representadas
    • DAJP
    • 29 novembro 2015 editado

# 10

Colocado por: SemFiguras

DAJP,

Parabéns pelo projecto e que corra tudo bem.

Também estou para construir moradia e tenho investigado o LSF e "Passive House" em Portugal.

O que me preocupa no LSF é o custo extra para obter o mesmo isolamento térmico que na alvenaria (para obter o efeito do sistema Passive House). Analisou isso?

Vai isolar termicamente a base da moradia?
    Vai meter janelas de 3 lâminas como é a regra do Passive house?

Pelo que percebi do imenso estudo que fiz, no LSF obtém isolamento térmico superior ou igual ao da alvenaria de qualidade sem grande dificuldade com um sistema composto por Placa de gesso + lâ de rocha + Placa OSB + ECTICS.

Para a norma passive house não é necessário vidro triplo. É preciso é chegar a um valor de Utotal da janela < 1,35 W / (m2K) em Lisboa ou Porto

Agora a minha dúvida é como obter a estanquidade na construção LSF, terei de pedir projecto de estanquidade e de ventilação específico pois são fundamentais para o VMC fluxo cruzados com recuperação de calor para funcionar muito bem!

Se algum entendido nesta matéria quiser opinar, sinta-se à vontade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SemFiguras
      Captura de Ecrã (3).png
    • DAJP
    • 29 novembro 2015

# 11

Colocado por: callinas
    Já foi dito. As sapatas representadas são as próprias e as do vizinho. Como é óbvio as do vizinho nem deveriam ser reprentadas, pois de certeza que não estão da forma como estão representadas

Já teve novidades da Câmara de Valongo?
  8.  # 12

Colocado por: DAJP

Agora a minha dúvida é como obter a estanquidade na construção LSF, terei de pedir projecto de estanquidade e de ventilação específico pois são fundamentais para o VMC fluxo cruzados com recuperação de calor para funcionar muito bem!

Pois... esse também é um dos meus receios.

A sua ideia é envolver alguém certificado pela passive house? ou vai desenvolver o seu próprio esquema e dar a alguém para executar?

O que mais me incomoda é não preparar a casa para um aquecimento / arrefecimento mais comum e depois dar raia...

Como pensa fazer para aquecer / arrefecer a casa?

Não sei se já leu este artigo, mas aqui vai de qualquer das formas:
    http://passivhaus.pt/images/conferencia/2014/bloco4-carlos-reis-e-artur-brandao.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 13

Gostei desse estudo, é muito interessante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, trabalharmuitobem
    • DAJP
    • 19 dezembro 2015

# 14

Peço desculpa pela demora na resposta, mas nao tenho passado por aqui. Esta altura do ano é sempre a andar de um lado para o outro!

A minha ideia é, com alguém da minha confiança, desenvolver um projecto de acordo com as normas de passivehaus e dar-lhes a execução mediante orçamento.

Estou à espera que a arquitectura seja aprovada na Câmara de Valongo desde o início de Novembro, mas a seguir quando fizer as especialidades irei verificar se, de acordo com os cálculos, de valores térmicos de paredes e janelas e necessidades energéticas irei conseguir atingir os valores de passivehaus ou se terei de alterar mais alguma coisa.

O meu problema neste momento está mesmo na orientação da casa que é Nascente/Poente e não posso alterar e na influência disso no Inverno, no entanto tenho sempre pensado na instalação de uma caldeira a ar a pellets para me fazer o aquecimento necessário na Sala e Cozinha por convecção e por ar canalizável para os quartos e depois a VMC com recuperação de calor irá fazer o resto.

A colocação de tape entre as placa OSB é então fundamental mesmo que o mesmo leve ECTICS por cima? É muito difícil de encontrar pessoas com conhecimento nesta área da estanquidade do ar em Portugal!
  10.  # 15

Em principio sim, pois é uma forma de tapar as fendas de junção. Você já falou com algum gabinete em que tenha experiência nessa área?
    Em relação ao projecto de engenharia e de especialidades convém que eles estejam minimamente dentro do assunto para estarem atentos a esses pormenores.

O ideal mesmo é que logo de inicio o seu arquitecto e depois as especialidades técnicas tenham bastantes conhecimentos nessa área, pois logo na escolha dos locais onde terá janelas isso tem de ser contabilizado para o calculo final do comportamento térmico da casa.
    Dependendo desse resultado, a escolha do sistema de aquecimento/arrefecimento até poderá não coincidir com a sua neste momento.
  11.  # 16

Novidades, tive de alterar a arquitetura por exigência da Câmara de Valongo e o resultado final é este:

Estou neste momento à espera que aprovem as especialidades para começar... o tempo é implacável e a Câmara de Valongo uma vergonha! :-(

Piso 0
      planta piso 0_ Daniel Pereira-page-001.jpg
  12.  # 17

Piso 1
      planta piso 1_ Daniel Pereira-page-001.jpg
  13.  # 18

Piso 2
      planta piso 2_ Daniel Pereira-page-001.jpg
  14.  # 19

Frente da casa em 3D
      IMAGEM 01.01.jpg
  15.  # 20

Boa sorte!

Conheço perfeitamente este terreno ( andei de olho nele mas ja fui tarde) 😊.
    Que coincidência! Ainda a semana passada comentei com uma senhora da imobiliária que você nunca mais avançava com a obra. Vá dando notícias (e espero que futuramente dicas).

Ja agora pode partilhar qual foi o stresse da câmara?

0.0578 seg. NEW