Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Gostaria da opinião dos Foristas para esta minha ideia.
    Como na foto no andar RCH de casa tenho mais ou menos 1,5m de patio ao nível da casa depois começa o terreno um pouco mais alto, eu gostaria de renovar esta parte até mesmo pra tirar humidade que tenho.
    A minha ideia seria rebaixar o terreno a ficar ao nível da casa mais ou menos 5 metros e depois colocar este patio com tijoleira.
    Do lado do lado direito refazer o muro.
    Agradeço as vossas opiniões
      1.JPG
  2.  # 2

    Sim, penso que seria boa ideia pois poderia ganhar mais espaço quase como que prolongando o interior da casa.
    Quanto ao muro, já coloquei uma resposta no tópico relativo ao mesmo, acho que deve mesmo fazer um muro mais bonito e nivelado, pode ir até 1,80m de altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: biscato
  3.  # 3

    Colocado por: Ginetapode ir até 1,80m de altura.

    Em relação ao terreno como se encontra agora ou depois de rebaixar tenho de colocar na mesma o máximo 1,8m em relação ao solo?
  4.  # 4

    Tudo depende de câmara para câmara, mas o que pode fazer é fazer o muro até à altura do que já está lá. Como vai ter esse rebaixo no pavimento, o seu pátio já fica automaticamente mais protegido. Para ter certezas era analizar o regulamento municipal.
  5.  # 5

    Sim estive a ver e na minha zona os muros de separação é ate ao 1,80 m e de suporte de terras 2 m.
  6.  # 6

    Quanto tem o muro que está lá agora?
  7.  # 7

    Colocado por: GinetaQuanto tem o muro que está lá agora?

    até aquela janela pequena que coloquei a foto na outra discusão tem cerca de 160.
  8.  # 8

    Eu não informaria a Câmara.
    Importante ter cuidado com os muros laterais, para não colapsarem. Não havendo construções confinantes/ apoiadas nesses muros de vedação, eu construiria um muro em blocos de betão ao lado das fundações desses muros.
    ...
  9.  # 9

    Então faça o muro até tapar essas janelas...
  10.  # 10

    Uma coisa assim deste género não ficaria mal...

    Com um talude com inclinação < 20%... uma caleira superficial de recolha de aguas, e também seria conveniente um geodreno perimetral... falta saber como será ligado ás Pluviais, ou mesmo se´será possivel..
    e depois inserir uma escadaria para acesso mais confortável ao logradouro, por exemplo em elementos de madeira.

    Em vez da tijoleira, um deck em madeira poderia ser outra solução, . superficie do deck com cota nivelada com a soleira da porta de acesso.
    No talude, pode ter relva.. ou então cobrir com mulch de casca de pinheiro e plantar com arbustos, por exemplo rosmaninhos, alecrins, etc... em alternativa pode plantar com suculentas... Tudo soluções de baixa manutenção.
    Concordam com este comentário: marco1, loverscout, riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: biscato
      Untitled-12.jpg
  11.  # 11

    gosto d ideia do Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    ... é um exemplo das potencialidades de se contratar um arquitecto... e haverão muito mais soluções diferentes, ou variantes desta.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

    Gostei da ideia do Pedro Barradas.
    Mas tem um pormenor do lado esquerdo tenho as escadas exteriores que dao para o primeiro piso não sei se o declive vai atrapalhar.

    Colocado por: Pedro Barradasseria conveniente um geodreno perimetral... falta saber como será ligado ás Pluviais, ou mesmo se´será possivel..

    Quanto ao geodreno perimetral não sei bem o que é mas deve ser algo para escoar a agua da área, Quanto ás aguas pluviais tenho um cano que vem do telhado do lado direito da porta ou seja neste caso acho que deve servir nem que se tenha de alargar á caixa.
      3.JPG
  14.  # 14

    biscato.. não me parece incompatível.. é uma questão de pensar na resolução desse nó.
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradasbiscato.. não me parece incompatível.. é uma questão de pensar na resolução desse nó.


    diria mais que é uma questão de ter conhecimento do seu todo....e nao ás mijinhas das condicionantes!

    pergunta para queijinho.... existe possibilidade de uma maquina entrar nesse quintal' ou o desterro teria que ser feito á mao?
  16.  # 16

    Colocado por: loverscoutpergunta para queijinho.... existe possibilidade de uma maquina entrar nesse quintal' ou o desterro teria que ser feito á mao?


    boa pergunta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: loverscout
  17.  # 17

    Colocado por: riscos

    boa pergunta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:loverscout


    é que se for á mao até eu desistia da ideia...estão ali umas centenas de m3 de terra..... =D
  18.  # 18

    Colocado por: loverscoutpergunta para queijinho.... existe possibilidade de uma maquina entrar nesse quintal' ou o desterro teria que ser feito á mao?

    Bem para ja so existe essa possibilidade se o meu vizinho do lado começar as obras e me autorizar a passagem da máquina :) mas isso ainda nem conheço o senhor:)
    Sim se for À mão tenho aqui pano para mangas para tirar esta terra toda :)

    Desculpe a parte das "mijinhas " mas a minha formação não é nesta área e por vezes falha algo ou penso que é irrelevante e não é:)
    Eu sei que À posteriori devo ter de recorrer a um profissional para ir ao local e ver todos essas pormenores, mas isto aqui é so para eu ter uma ideia e ideias.
    Concordam com este comentário: Gineta
  19.  # 19

    nao me leve a mal.... mas tambem é dificil dar ideias quando se nao conhece todas as condicionantes!

    Para ja antes de lhe dar ideias, convem saber a forma como pretende retirar toda essa terra daí.... porque mesmo á mao pode nao ser possivel ou economicamente inviavel!

    Isto supondo que tem que andar com baldes ou com carrinho de mao por dentro de casa ate chegar a rua.....
  20.  # 20

    Colocado por: loverscoutnao me leve a mal.... mas tambem é dificil dar ideias quando se nao conhece todas as condicionantes!

    Para ja antes de lhe dar ideias, convem saber a forma como pretende retirar toda essa terra daí.... porque mesmo á mao pode nao ser possivel ou economicamente inviavel!

    Isto supondo que tem que andar com baldes ou com carrinho de mao por dentro de casa ate chegar a rua.....



    Sim mesmo que tenha de fazer á mão o trabalho tenho de o fazer e a parte debaixo da casa para ja é garagem e um pequeno quarto de arrumação não havendo problema de sujidades
    Penso que é muita terra para fazer o que o Pedro falou mas também não é assim tão inviável. Demora mais tempo mas consegue-se.
    Quanto ás ideias penso que pode dar a sua ideia na mesma pode não ser economicamente viável mas tudo é possível, penso eu.
    Se quiser mais algum pormenor e se eu souber responder, responderei com muito prazer e agrado e agradeço.
 
0.0204 seg. NEW