Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    A planta em anexo é da nossa cozinha. Nunca a utilizei para refeições e possuo uma pequena mesa redonda encostada à parede, apenas para apoio ao balcão existente. Precisamos de colocar mais uns armários adicionais, não muito fundos, para servir de dispenseiro e vassoureiro, encostados à parede.
    Com este tamanho e disposição, acham que seria possível colocar uma pequena ilha (sem pias, nem fogão) ou uma península, para apoio ao restante balcão e que pudesse servir para uma refeição rápida (pequeno almoço, por exemplo), sem comprometer a funcionalidade da cozinha?
    Agradeço a vossa ajuda.
      image14.png
  2.  # 2

Acho que não faz sentido, nem uma coisa nem outra.
  3.  # 3

Agradeço a opinião. Posso perguntar a razão específica? Condicionará o espaço em termos funcionais? Não encontro uma mesa que nos agrade e não queria colocar uma enorme a atravancar o espaço.
  4.  # 4

Explique melhor essa cozinha,
    o movel em frente do frigorifico é como/ tem o quê
    O que chama de balcão?

a sua cozinha é atravancada para receber uma peninsula/ ilha. não faz sentido.

Tem fotos?
    Concordam com este comentário: loverscout
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  5.  # 5

13m2 de cozinha? é como pedro diz.... ja é atravancada de natureza.... com peninsula atao ui ui....(ja nem falo de ilha)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

com um armário-despensa mais ilha parece que não te vai restar muito espaço. pelo que consigo deduzir pode caber mas tudo mesmo á justa. e possivelmente a ilha não terá mais de 90x100\90x120 (a olhómetro) se tiver circulação toda a volta. haverá sempre mais os arrumos por baixo deste. mas sempre tudo apertado á justa
  7.  # 7

faz mais sentido o armário e mais uma banca com respectivos arrumos encostados ao longo da parece, dessa forma o espaço que ias ter apertado á volta da tua ilha ou península (parte de qual ia ser circulação sem utilidade) concentra-se no centro e quem cozinha sente-se mais confortável.
    e pensando mais o bocadinho se necessário podes inventar uma parte da banca a ser telescópica no caso de ser preciso. mas creio que não o seja.
  8.  # 8

Em frente do frigorífico encontram-se armários de cozinha embutidos, um deles com o esquentador.
    Se calhar estou a utilizar de forma errada o termo península.
    A questão da ilha consigo compreender que roubaria muito espaço, ao ter de ficar no centro da vizinha. Quando me refiro a península, se calhar seria mais um balcão simples, aberto em baixo, que servisse como balcão de apoio para quem está do lado do balcão (que tem a pia e o fogão), e de local de refeições do lado oposto (isto para 2 pessoas, no Máximo). Isto se estiver a visualizar o tal balcão como um prolongamento dos tais armários onde também se encontra o esquentador, ficando paralelo ao balcão já existente.
    De momento, não tenho fotos porque estou fora.
  9.  # 9

Li todas as opiniões e a todos agradeço.
    Já sabíamos que o espaço útil é pouco mas para quem é experiente na área, poderia ocorrer alguma ideia diferente e até mais prática, claro.
    Vamos continuar a ver a melhor forma de resolver, tentando conjugar a arrumação com um pequeno espaço de refeição/apoio.
  10.  # 10

Colocado por: SMMTMLi todas as opiniões e a todos agradeço.
    Já sabíamos que o espaço útil é pouco mas para quem é experiente na área, poderia ocorrer alguma ideia diferente e até mais prática, claro.
    Vamos continuar a ver a melhor forma de resolver, tentando conjugar a arrumação com um pequeno espaço de refeição/apoio.

podes sempre experimentar da seguinte forma. com fita de papel, marcar no chão as tuas ideias para bancas e ilhas etc., dando sempre um minimo de 90cm de circulação. verás o que sobra. ajuda te a ter um ideia clara do que é possível ou não
  11.  # 11

Agradeço a ideia; é uma forma simples de tirar as teimas.
    Neste momento, toda a cozinha é um local de passagem pois nada tem no centro. No entanto, ficar depois com ela atravancada e arrependermo-nos também não é lá muito bom, de fato.
  12.  # 12

para aquilo que pretende há n soluções para essa cozinha
    meta ai uma planta que se perceba melhor as dimensões pode ser que lhe deem algumas ideias.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

Agradeço a opinião.
    A única foto que tenho, neste momento, é a que coloquei, ampliada na zona da cozinha.
    Acredito que possa haver muitas formas de modificar um pouco a cozinha e mantê-la funcional. Assim que puder, vou tentar ver o que é possível fazer, tentando fazer medições, como disse um forista, da possível área de circulação (mantendo os tais 90cm mínimos).
  14.  # 14

Coloque um layout com as dimensões , para se poder opinar algo coerente
  15.  # 15

Assim que puder colocarei medidas aproximadas da cozinha.
  16.  # 16

hmmmm, tá facil não, viu
  17.  # 17

Fazer uma ilha e ter de deitar paredes abaixo ou alterar a restante casa está fora de questão. A casa é recente. Não pretendíamos alterações tão grandes, o objectivo era unicamente dar um ar fresco e funcional à cozinha, sem o recurso a uma mesa de refeição convencional, que não vou usar para tal.
  18.  # 18

Colocado por: SMMTMo objectivo era unicamente dar um ar fresco e funcional à cozinha, sem o recurso a uma mesa de refeição convencional, que não vou usar para tal.

Acho que está a complicar.... Será que precisa assim tanto de mudar ;)
    Uma mesa/ bancada de planta quadrada, simples, por exemplo 70x70cm ( bem escolhida) e um armário despenseiro de cima abaixo encostado numa dessas paredes livres e fica com a situação resolvida.

É pena não meter fotos do estado actual, teria concerteza opiniões mais acertivas. assim é complicado. nem fazemos ideia de qual o conceito/ decoração dessa cozinha.
    Concordam com este comentário: marco1
  19.  # 19

Compreendo que as fotos poderiam ajudar mas estou fora e não tenho nenhuma, no momento. A cozinha é de estilo moderno, muito simples, armários laçados em tom branco, arrumação toda fechada e chão negro.
    Sim, provavelmente será essa a solução possível e mais simples também.
  20.  # 20

Acho que está a complicar.... Será que precisa assim tanto de mudar ;)
    Uma mesa/ bancada de planta quadrada, simples, por exemplo 70x70cm ( bem escolhida) e um armário despenseiro de cima abaixo encostado numa dessas paredes livres e fica com a situação resolvida.

talvez ate uma rebatível junto á janela e um armário nas paredes do WC e corredor.

0.0216 seg. NEW