Iniciar sessão ou registar-se
    • mcv
    • 28 outubro 2015

# 1

Boa tarde,

Adquiri um recuperador de calor Solzaima Venus, mas tenho algumas dúvidas quanto ao seu funcionamento que não vi esclarecidas no manual de instruções.
    Eu abro o registo de entrada de ar e o da chaminé para acender, mas quando devo fechá-los (pergunta de naba, já sei)? Já percebi, das poucas vezes que o acendi, que não posso fechar totalmente a entrada de ar, senão a chama extingue-se, mas devo fechar o registo da chaminé na totalidade ou só parcialmente? Como evitar que se acumule fumo na sala, para além de ter o cuidado de abrir o registo da chaminé totalmente para colocar mais lenha? Como fazer para não sujar tanto o vidro?
    Peço desculpa por tantas dúvidas.
    Obrigada.
  1.  # 2

O princípio de funcionamento, de grosso modo, de um recuperador é o seguinte:

Abertura para a entrada de oxigénio para a queima.
    Processo de queima.
    Saída de fumos.

Ora, para acender devemos ter a admissão de ar aberta assim como a saída de fumos, em alguns casos, como no meu por exemplo, até acendo com a porta aberta para não embaciar ou criar condensação no vidro.
    No meu caso não tem nada para regular a saída de fumos, o recuperador é totalmente controlado através da admissão de ar para a queima. Se eu quero muita chama abro a admissão de ar, se quero menos chama reduzo a admissão do ar.

Se o recuperador for bom pode ter a saída de fumos aberta ao máximo que mesmo assim consegue controlar a queima através da admissão do ar. Se o recuperador não tiver essa capacidade tem que procurar um equilíbrio... fechar um pouco a saída de fumos e a entrada até conseguir ter uma chama estável. Para acender pode ter tudo aberto...

0.0083 seg. NEW