Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 3 novembro 2015 editado

# 61

Se falhar a eletricidade, o problema não é só a válvula. A bomba circuladora também tem que estar ligada à UPS.

E quais são os efeitos da falta de energia nas próprias caldeiras de chama invertida, uma vez que o ventilador também pára ?
    • J
    • 3 novembro 2015 editado

# 62

Colocado por: euSe falhar a eletricidade, o problema não é só a válvula. A bomba circuladora também tem que estar ligada à UPS.

E quais são os efeitos da falta de energia nas próprias caldeiras de chama invertida, uma vez que o ventilador também pára ?

Nas caldeiras de chama invertida, quando falha a electricidade, o ventilador para, mas a lenha não se apaga. A entrada de ar primário abafa, o que limita a combustão, mas não apaga. Em teoria o calor continua a aumentar.
    A caldeira tem um sistema de arrefecimento, que atua penso que aos 95 ou 100 graus, mas o vendedor da caldeira disse-me que isso deveria ser evitado ao máximo.

Pela pouca experiência que tenho do meu sistema, tenho verificado que da forma que o sistema está montado (na cave) mesmo com a bomba de circulação parada, a água continua a circular por termossifão, daí que no meu caso não preciso de ligar a a bomba de circulação à UPS.

Claro está que se encontrar uma UPS a um preço razoável que me permita ligar tudo, melhor, mas não faço ainda ideia dos preços. Já procurei mas não cheguei a nenhuma conclusão.
  1.  # 63

.
      1.jpg
    • J
    • 3 novembro 2015

# 64

Colocado por: Sergio Rodrigues.

.????

Então Sérgio, mantenho o sistema como está?
    • J
    • 3 novembro 2015

# 65

Sergio,

Viu o esquema que coloquei sobre o aquecimento. Acha que está bem. Deixo ficar assim?
    • J
    • 4 novembro 2015

# 66

Bom dia!

Encontrei esta válvula enquanto pesquisava por válvula de três vias motorizada. Segundo a descrição do texto, perece-me que se substituísse o meu pequeno depósito de inércia, ficaria praticamente com o mesmo efeito, com duas vantagens:

Conseguia reaproveitar alguma água do retorno.

E não tinha o problema de ter que aquecer o depósito de inércia todos os dias.

Também poderei colocar com o depósito de inércia. Mas aí não sei ondecolocar a bomba circundará do circuito.

O que me dizem? Alguém conhece esta válvula?

• SACS
    • 4 novembro 2015

# 67

Colocado por: J

Nas caldeiras de chama invertida, quando falha a electricidade, o ventilador para, mas a lenha não se apaga. A entrada de ar primário abafa, o que limita a combustão, mas não apaga. Em teoria o calor continua a aumentar.
    A caldeira tem um sistema de arrefecimento, que atua penso que aos 95 ou 100 graus, mas o vendedor da caldeira disse-me que isso deveria ser evitado ao máximo.

Pela pouca experiência que tenho do meu sistema, tenho verificado que da forma que o sistema está montado (na cave) mesmo com a bomba de circulação parada, a água continua a circular por termossifão, daí que no meu caso não preciso de ligar a a bomba de circulação à UPS.

Claro está que se encontrar uma UPS a um preço razoável que me permita ligar tudo, melhor, mas não faço ainda ideia dos preços. Já procurei mas não cheguei a nenhuma conclusão.

Se não apaga, devia! conheço uma que apaga!
  2.  # 68

A minha apaga aos poucos sim.
    Concordam com este comentário: SACS
    • J
    • 4 novembro 2015

# 69

Colocado por: dedaoA minha apaga aos poucos sim.

Quer dizer eu não sei ao certo se apaga ou não. Uma vez que nunca experimentei.
    Quem ma vendeu, disse-me que não apaga, e que pode embalar.
    Claro que ela fica sem o ventilador e a entrada de ar primário com a subida da temperatura, deve fechar totalmente. Logo deve continuar a arder pouco, mas penso que apagar mesmo, não tem nenhum sistema para isso.
    • J
    • 5 novembro 2015

# 70

Boa noite. Ando aqui intrigado com o funcionamento do sistema de controlo de entrada de ar primário da minha caldeira.

Tem este sistema

Este sistema abre ou fecha a entrada do ar de acordo com a temperatura da água na caldeira.
    Tem uma escala que vai dos 30 salvo erro até aos 90.
    Tenho-o o manípulo rodado ao máximo, ou seja nos 90.
    Pensava eu, que a lógica deste dispositivo era: quando a temperatura atingisse o valor definido, no caso os 90, ele fecharia o ar, para reduzir a combustão.
    Mas a minha caldeira o que faz, é: aos 30 graus está todo aberto, aos 40 vai baixando, aos 60 de temperatura de água da caldeira está quase todo fechado.

Assim como eu o tenho regulado, para os 90, penso que nunca chega a fechar totalmente. Mas se eu regular par os 70, mesmo com a água a 65 por exemplo, já está a entrada de ar totalmente fechada.

A mim parece-me que não está bem regulado, ou calibrado.

O que acham?
    • J
    • 5 novembro 2015

# 71

Este esquema é da minha ligação.

Gostava de ouvir mais opiniões do pessoal entendido sobre se está bem ou mal feito.

A mim, chateia-me perder de um dia para o outro a temperatura no depósito de inércia. Que baixa para os 20 graus.
    • SACS
    • 5 novembro 2015

# 72

Colocado por: JBoa noite. Ando aqui intrigado com o funcionamento do sistema de controlo de entrada de ar primário da minha caldeira.

Tem este sistema

Este sistema abre ou fecha a entrada do ar de acordo com a temperatura da água na caldeira.
    Tem uma escala que vai dos 30 salvo erro até aos 90.
    Tenho-o o manípulo rodado ao máximo, ou seja nos 90.
    Pensava eu, que a lógica deste dispositivo era: quando a temperatura atingisse o valor definido, no caso os 90, ele fecharia o ar, para reduzir a combustão.
    Mas a minha caldeira o que faz, é: aos 30 graus está todo aberto, aos 40 vai baixando, aos 60 de temperatura de água da caldeira está quase todo fechado.

Assim como eu o tenho regulado, para os 90, penso que nunca chega a fechar totalmente. Mas se eu regular par os 70, mesmo com a água a 65 por exemplo, já está a entrada de ar totalmente fechada.

A mim parece-me que não está bem regulado, ou calibrado.

O que acham?

Eu conheço esse sistema nas ditas caldeiras normais! nas de chama invertida......
    • J
    • 6 novembro 2015

# 73

Quer dizer que existem outros sistemas para as caldeiras de chama invertida?

Serão melhores que este?

Eu não sei se este é bom ou não. Penso é que poderá não estar bem calibrado (regulado), mas também não sei se é assim ou não.
  3.  # 74

Boa tarde, estou a pensar em equipar a casa com uma caldeira de lenha e pellet´s. No entanto , quanto mais consulto o mercado mais duvidas tenho . Qual caldeira devo colocar ? Chama invertida ou normal ?? uma vez que a diferênça de preço é abismal. Um vendedor explicou me que numa caldeira normal controlando o registo o resultado é o mesmo . Será assim ??? Obrigado,
  4.  # 75

boa noite para uma caldeira chama invertida qual e o corte de lenha para bom rendimento pequeno diametro ou grande obigado pelo conselho
  5.  # 76

Colocado por: Pedro FonsecaBoa tarde, estou a pensar em equipar a casa com uma caldeira de lenha e pellet´s. No entanto , quanto mais consulto o mercado mais duvidas tenho . Qual caldeira devo colocar ? Chama invertida ou normal ?? uma vez que a diferênça de preço é abismal. Um vendedor explicou me que numa caldeira normal controlando o registo o resultado é o mesmo . Será assim ??? Obrigado,
    não, não e nada sequer parecido.
    • J
    • 26 novembro 2015 editado

# 77

Colocado por: luis vieiraboa noite para uma caldeira chama invertida qual e o corte de lenha para bom rendimento pequeno diametro ou grande obigado pelo conselho

Do diâmetro não faço a mínima ideia.

A questão da lenha, para mim é simples. De início miuda, e depois cavacas bem grossas de preferência mais densa.
    • J
    • 26 novembro 2015

# 78

Estou com um problema com o meu aquecimento.

A caldeira põe me a casa nos 23, 24 gaus com alguma facilidade. Chega a tornar-se algo desagradável.

Tenho a caldeira programada para parar o ventilador aos 75 graus, não sei se devo ainda baixar mais. É que no manual da caldeira diz que ela deve trabalhar entre os 80 e os 85. Mas se assim fosse então a temperatura em casa ainda seria maior....

Quem tem este tipo de caldeiras, como é que as tem programadas?

Gostava de ouvir a vossa opinião.
  6.  # 79

Colocado por: JEstou com um problema com o meu aquecimento.

A caldeira põe me a casa nos 23, 24 gaus com alguma facilidade. Chega a tornar-se algo desagradável.

Tenho a caldeira programada para parar o ventilador aos 75 graus, não sei se devo ainda baixar mais. É que no manual da caldeira diz que ela deve trabalhar entre os 80 e os 85. Mas se assim fosse então a temperatura em casa ainda seria maior....

Quem tem este tipo de caldeiras, como é que as tem programadas?

Gostava de ouvir a vossa opinião.

Tem a possibilidade de colocar termóstato ambiente?
    Possivelmente a caldeira está sempre a produzir calor e os radiadores a libertarem-no.
    • J
    • 27 novembro 2015

# 80

Disseram me que nas caldeiras a lenha não deve ser usado termostato ambiente. Porque, se o termostato cortar a circulação da bomba que alimenta os radiadores, corre-se o risco de a caldeira embalar, ou seja continuar a produzir calor e não haver dissipação. O resultado seria a temperatura da caldeira chegar aos 100 graus e fazer disparar a válvula de segurança.

Quem tem caldeiras de chama invertida. Pode dizer como costuma programar a caldeira.....

0.0389 seg. NEW