Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: JDisseram me que nas caldeiras a lenha não deve ser usado termostato ambiente. Porque, se o termostato cortar a circulação da bomba que alimenta os radiadores, corre-se o risco de a caldeira embalar, ou seja continuar a produzir calor e não haver dissipação.
    por isso é que tem o deposito de inercia!!!
  2.  # 82

Colocado por: JDisseram me que nas caldeiras a lenha não deve ser usado termostato ambiente. Porque, se o termostato cortar a circulação da bomba que alimenta os radiadores, corre-se o risco de a caldeira embalar, ou seja continuar a produzir calor e não haver dissipação. O resultado seria a tempertura chegar aos 100 graus e fazer disparar a válvula de segurança.

Quem tem caldeiras de chama invertida. Pode dizer como costuma programar a caldeira.....

A minha é a lenha de chama normal e tem termóstato ambiente na sala e nenhuma das válvulas abre, a caldeira detem um módulo de controlo que gere a insuflação de ar na câmara de combustão, o modulo faz por manter uma temperatura constante na caldeira acima dos 65 até aos 85, quando o termostato ambiente dá informação que a temperatura ambiente está ok a caldeira entra em modulação e mantém apenas a chama para não apagar, e assim que exceder os 85ºC de imediato é ligada a bomba circuladora do AC a fim de dissipar a temperatura
    • J
    • 27 novembro 2015

# 83

Colocado por: C. Lobo
    A minha é a lenha de chama normal e tem termóstato ambiente na sala e nenhuma das válvulas abre, a caldeira detem um módulo de controlo que gere a insuflação de ar na câmara de combustão, o modulo faz por manter uma temperatura constante na caldeira acima dos 65 até aos 85, quando o termostato ambiente dá informação que a temperatura ambiente está ok a caldeira entra em modulação e mantém apenas a chama para não apagar, e assim que exceder os 85ºC de imediato é ligada a bomba circuladora do AC a fim de dissipar a temperatura

Obrigado C Lobo pelo seu comentário.

Realmente, essa também é uma hipótese. Por acaso não me tinha lembrado disso. Nas caldeiras de chama invertida existe um ventilador que controla a intensidade da queima da lenha. Se o termostato controlar o ventilador, pode desligar o ventilador quando for atingida a temperatura ambiente definida. Só não sei se a caldeira permite fazer isso, mas penso que sim.

No entanto continuo com duas dúvidas.

1 - mesmo parando o ventilador, se a caldeira estiver cheia de lenha, continuará a ganhar temperatura, o que fará subir a temperatura em casa. Em princípio de forma muito mais lenta, visto que o ventilador está parado. Será que eu posso ainda adicionar um sistema de controlo de ar. C Lobo, o sistema de controlo de entrada de ar é específico da sua caldeira ou pode ser usado noutras?
    Eu tenho um sistema de controlo de ar primário. Já o mencionei nos post anteriores, mas ou o tenho mal regulado, ou não é muito eficiente.

2 - A temperatura de funcionamento da Caldeira. Seu eu tiver a caldeira programada para desligar o ventilador aos 85 graus, como vem no manual, a temperatura nos radiadores é muito alta, o que faz com que tenha 24, 25 graus com facilidade dentro de casa. Para ter a temperatura em casa por volta dos 21 graus, tenho que pôr o ventilador a desligar aos 70 graus. Isso levanta outra dúvida. A válvula anti condensação só deixa a água circular para o circuito dos radiadores acima dos 66 graus e eu abafo a caldeira logo aos 70 graus. Será isto correcto?

Podem ajudar a esclarecer estas dúvidas. Aceitam-se sugestões, ou ideias para ultrapassar estas dúvidas.
  3.  # 84

mas não tem deposito de inercia?|?|?|?|
    uma das funções dele é controlar a temperatura de impulsão.

regulando convenientemente a válvula de entrada de ar deixa de ter problemas.
    • J
    • 27 novembro 2015

# 85

Colocado por: jorgealvesmas não tem deposito de inercia?|?|?|?|
    uma das funções dele é controlar a temperatura de impulsão.

Mas como? Uma vez que a caldeira aquece o depósito de inércia com facilidade. A temperatura do depósito de inércia acompanha a da caldeira.
    • J
    • 27 novembro 2015

# 86

Colocado por: jorgealves

regulando convenientemente a válvula de entrada de ar deixa de ter problemas.

Com o sistema que tem? Como devo fazer?

Ou instalando outro?
  4.  # 87

Colocado por: JMas como? Uma vez que a caldeira aquece o depósito de inércia com facilidade. A temperatura do depósito de inércia acompanha a da caldeira

qual o volume do deposito de inercia?

para uma caldeira a lenha tem que ser um mínimo de 20litros por KW de potencia da caldeira,

depois tem todos os elementos de controle e gestão que são responsáveis pelo funcionamento correcto de toda a instalação.
  5.  # 88

Colocado por: jorgealvespara uma caldeira a lenha tem que ser um mínimo de 20litros por KW de potencia da caldeira,

hummm secalhar mais!!!
    • eu
    • 27 novembro 2015

# 89

O tamanho do depósito de inércia também depende do sistema de controlo da própria caldeira, não?

Se a caldeira reduzir a potência assim que atingir a temperatura máxima predefinida, não é preciso transferir muita energia para o depósito de inércia.
    • J
    • 27 novembro 2015

# 90

E se não tiver esse depósito de inércia (o meu só tem 150 litros), como faço. Como resolvo estas questões?
    • eu
    • 27 novembro 2015

# 91

A sua caldeira tem modulação de potência? O que diz o manual?
  6.  # 92

Colocado por: euO tamanho do depósito de inércia também depende do sistema de controlo da própria caldeira, não?
    não.

Colocado por: jorgealvestem que ser um mínimo de 20litros por KW

idealmente devia ser de 100litros por kw.
  7.  # 93

Colocado por: Jcomo faço. Como resolvo estas questões?
    só lá vai com um deposito adequado.
    • eu
    • 28 novembro 2015 editado

# 94

Colocado por: jorgealvesnão.

Porquê?

Uma caldeira que reduza a potência para 1 ou 2 KW se detetar sobreaquecimento, precisa de um depósito de inércia grande ?

Eu não estou a contrariar, estou apenas a tentar perceber...
  8.  # 95

É so chegar ao botao k ela apaga logo! E deitar agua la para dentro!
  9.  # 96

Colocado por: euUma caldeira que reduza a potência para 1 ou 2 KW se detetar sobreaquecimento
    a questão é que isso demora muito tempo, pois é impossível dissipar imediatamente toda a energia acumulada nas brazas mesmo sem qualquer oxigénio,

atenção que nunca em circunstancia alguma pode existir brasas na caldeira sem alimentação de oxigénio sob risco de explosão, pois a madeira sem oxigénio liberta vapores inflamaveis, por este motivo é que a combustão da biomassa deve ser feita com temperaturas mais altas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 97

Colocado por: jorgealves
    atenção que nunca em circunstancia alguma pode existir brasas na caldeira sem alimentação de oxigénio sob risco de explosão
    , pois a madeira sem oxigénio liberta vapores inflamaveis, por este motivo é que a combustão da biomassa deve ser feita com temperaturas mais altas.

Chama-se a esse fenómeno um backdraft.
    • J
    • 28 novembro 2015

# 98

Colocado por: C. Lobo
    Chama-se a esse fenómeno um backdraft.

Estamos sempre a aprender.
    • J
    • 28 novembro 2015 editado

# 99

Colocado por: jorgealvessó lá vai com um deposito adequado.

Ok. Eu compreendo isso.

Mas então é o pessoal que instala estas caldeiras sem depósito de inércia?
    Trabalha com elas a que temperatura?
    Como controla a temperatura dentro de casa?
  11.  # 100

Usando termosestatos nos radiadores. Comigo resulta e poupa se lenha

0.0335 seg. NEW