Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 28 novembro 2015

# 101

Tenho este mecanismo de controlo de entrada de ar na câmera de combustão da caldeira.

Acham adequado?
    Existem outros melhores?

Por vezes, noto um ruído de torbulencia de entrada e penso que também saída de ar. Ou seja, se o ar entrasse de forma fluida não deveria fazer barulho. Mas a verdade é que muitas vezes faz. Não consigo aqui explicar muito bem.

Por outro lado, também não sei como regular este sistema de forma adequada. Já fui à loja onde me venderam a caldeira e passaram a bola para o instalador. Já tinha falado com o instalador, e pelo que ele disse fiquei com muitas dúvidas se ele sabia sobre o que estava a falar.

Alguém pode dar uma ajuda....
  1.  # 102

Consegue saber a temperatura de fumos?
    • J
    • 28 novembro 2015

# 103

Colocado por: dedaoConsegue saber a temperatura de fumos?

Eu tenho a indicação, no monitor da caldeira da temperatura da água da caldeira. Penso que dos fumos não. Mas não tenho a certeza.

No entanto no outro dia aconteceu uma coisa caricata.
    Estava a acender a caldeira e de início, o fumo sai diretamente para a chaminé. Só depois se modifica uma alavanca que dá início à chama invertida.
    Então, com o fumo a sair directamente, e com a porta aberta, a caldeira começou a arder muito. Com uma chama bastante forte. Como estava no arranque não me importei, e deixei assim uns minutos. Três ou quatro.
    Aconteceu que o monitor onde indica a temperatura da caldeira, mostrou um sinal de perigo, parou o ventilador e indicou uma temperatura de 300 graus. Mas logo de seguida foi baixando, assim que eu fechei a porta da caldeira.

Não sei ao certo o que aconteceu, mas deduzo que esteja relacionado com a medição de um sensor ao nível da chaminé, porque, quando a caldeira indicou os 300 graus, não estava a dizer que a água da caldeira tinha atingido os 300 graus num ápice, de certeza....
    Concordam com este comentário: Basilio
  2.  # 104

3.  # 105

É cm s regula jorge! Isso so s regula c a caldeira ligada e saber a k temp esta a caldeira é facil!
  4.  # 106

"O elemento termostático, através de uma haste ligada com uma corrente a uma porta de ar, regula o caudal do ar comburente (ver desenho ao lado).
    A porta de ar deve estar quase fechada quando é alcançada a temperatura definida no manípulo de regulação."
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    • J
    • 28 novembro 2015

# 107

Colocado por: jorgealveshttp://www.caleffi.com/sites/default/files/file/hidraulica_31.pdf
    pag 18

Já dei uma vista de olhos.
    O meu não é callefi, é da honeywell, mas é idêntico. No entanto, no manípulo onde se estipula a temperatura, apresenta duas escalas, uma por cima e outra por baixo, o que dificulta logo a utilização.

Eu, o princípio de funcionamento, percebo perfeitamente, só não acho é que o meu esteja bem regulado.

Teoricamente, se eu rodar o manípulo para os 70 graus, quando a temperatura da água atinge esse valor, este dispositivo deveria fechar praticamente toda a entrada de ar, mas isso não acontece.

Estes dispositivos não têm de ser calibrados? O comprimento da corrente não tem que ser adaptado a cada instalação? Como se calibram?
  5.  # 108

Sim tem que ser regulados em funcionamento!
    • J
    • 29 novembro 2015

# 109

Ok! Obrigado pela ajuda.

Quando tiver a caldeira a funcionar vou tratar disso.

No meu caso, como tenho os problemas na instalação (depósito de inércia pequeno), acham que terei problemas se regular a caldeira para abafar por volta dos 70, ou 75 graus?
  6.  # 110

É seguir o que vem recomendando pela marca
    • J
    • 20 dezembro 2015

# 111

Num dos primeiros tópicos, questionaram sobre a quantidade de lenha que gasto com este tipo de caldeira.
    Na altura ainda não tinha uma ideia muito concreta, uma vez que apenas tinha acendido a caldeira algumas vezes.

Até ao momento, acendendo a caldeira todos os dias, tenho gasto uma média de um carro de mão por dia, de mistura de lenha fina e grossa e de vários tipos (eucalipto, pinho, Austrália, carvalho).

Acendo a caldeira por volta das 18:00 e arde normalmente até às 23:00, 24:00 horas.
    Costumo ter em casa com a caldeira ligada entre 21 a 23 graus. Durante o dia a temperatura baixa para os 19 ou 20 graus, dependendo do dia.

Por último, a autonomia. Fazendo este tipo de utilização, a autonomia, anda à volta das três, quatro horas. Muito longe das 6 a 8 horas atribuídas a este tipo de caldeiras. Mas também ainda não tentei ter a caldeira constantemente ligada. Talvez aí melhore a autonomia. Digo eu....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 112

Eu até acho possível ter uma autonomia maior mas tudo depende de vários factores, lenha, temp. exterior, isolamento térmico da habitação, temperatura exigida dentro de casa, número de elementos a dissipar temperatura, volume a aquecer, isolamento da tubagem etc.
    Vá dando o fedback.
    Eu ainda me vou dar ao trabalho de pesar a lenha que ponho na caldeira e ver a autonomia.
  8.  # 113

Colocado por: C. LoboEu até acho possível ter uma autonomia maior mas tudo depende de vários factores, lenha, temp. exterior, isolamento térmico da habitação, temperatura exigida dentro de casa, número de elementos a dissipar temperatura, volume a aquecer, isolamento da tubagem etc.
    Vá dando o fedback.
    Eu ainda me vou dar ao trabalho de pesar a lenha que ponho na caldeira e ver a autonomia.
    Possível é, a autonomia depende do tipo de lenha e da potência requerida á caldeira pela instalação, se a potência requerida estiver sempre perto do máximo da caldeira a autonomia normalmente aproxima-se da autonomia de catálogo.
    No meu caso se arrancar a frio a autonomia pode andar entre as 6 a 8 horas, mas já tive ocasiões que manteve 24h! isto porque a potência requerida era muito baixa e esteve parada pelo cronostato algum tempo, o normal é de 10 a 14h dependendo essencialmente da temperatura exterior. Cada caso é um caso, mas a nível de caldeiras a lenha as caldeiras de gaseificação de chama invertida são neste momento a melhor opção.
    • J
    • 30 dezembro 2015

# 114

Neste momento tudo o que seja acima de 6 horas, para mim acho muito dificil...

caracteristicas da minha habitação, utilização que faço da caldeira e lenha usada:

vivenda de banda, com isolamento de rufemate nas paredes e na placa do sotão.
    dois pisos a aquecer, passagem para o sotão fechada por uma porta.
    janelas de pvc com vidro com corte termico
    para ficarem com uma ideia das perdas termicas, po volta das 23 horas tenho 23 graus, a caldeira deixa de aquecer por volta da meia noite, uma da manha, e de manha tenho 20,5 graus em casa

Ligo a caldeira por volta das 18:00. A agua do circuito está normalmente a 20 graus.
    Programo a caldeira para abafar aos 78 graus.
    Gasto mais ou menos um carro de mao de lenha. Dura até à meia noite, uma da manha. Mas nao ponho a lenha toda de uma vez. Ligo e depois abasteço pelo menos uma vez.
    A lenha que uso é mistura de eucalipto, pinho e austrália. mas com maior quantidade de eucalipto. Lenha com pelo menos um ano de corte. alguma com tres anos.

Enquanto a caldeia trabalha, tenho temperatura até demais em casa. Já pensei programar a caldeira para abafar a uma temperatura inferior, mas no manual da caldeira, diz que ela deve trabalhar entre os 80 e os 90 graus. mesmo assim já estou a trabalhar abaixo do valor recomendado.

Estou para experimentar, antes de ir para a cama, por volta das 23 horas, atestar a caldeira, para ver se de manha ainda esta acesa, mas como tenho 23 graus em casa, custa-me estar a gastar lenha, num periodo em que não esta ninguem acordado, ainda por cima a redução para os 20 graus (temperatura da casa de manha) é bastante aceitavel.

Acredito, que depois da casa quente, abastecendo a caldeira continuamente, sem nunca a deixar apagar, que as autonomias melhorassem, mas custa-me a acreditarem tudo o que seja acima de 8 horas. Afinal de contas, mesmo quando a caldeira abafa, o ventilador para, mas a lenha continua a arder, menos mas continua, por isso acho muito dificil chegar a 10, 12 ou 14 horas....
  9.  # 115

Falta aí um bom depósito de inercia como acumulador e nivelador de temperatura.
    Concordam com este comentário: Arcade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  10.  # 116

Não está a tirar o máximo rendimento da caldeira devido a uma deficiente instalação.
    Depois o isolamento ou a falta dele também não ajuda, perder 3 graus durante a noite é muito mau.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 117

Na minha casa chego a perder cerca de 1 grau em 20 minutos sem abrir portas ou janelas.

Colocado por: JNeste momento tudo o que seja acima de 6 horas, para mim acho muito dificil...

caracteristicas da minha habitação, utilização que faço da caldeira e lenha usada:

vivenda de banda, com isolamento de rufemate nas paredes e na placa do sotão.
    dois pisos a aquecer, passagem para o sotão fechada por uma porta.
    janelas de pvc com vidro com corte termico
    para ficarem com uma ideia das perdas termicas, po volta das 23 horas tenho 23 graus, a caldeira deixa de aquecer por volta da meia noite, uma da manha, e de manha tenho 20,5 graus em casa

Ligo a caldeira por volta das 18:00. A agua do circuito está normalmente a 20 graus.
    Programo a caldeira para abafar aos 78 graus.
    Gasto mais ou menos um carro de mao de lenha. Dura até à meia noite, uma da manha. Mas nao ponho a lenha toda de uma vez. Ligo e depois abasteço pelo menos uma vez.
    A lenha que uso é mistura de eucalipto, pinho e austrália. mas com maior quantidade de eucalipto. Lenha com pelo menos um ano de corte. alguma com tres anos.

Enquanto a caldeia trabalha, tenho temperatura até demais em casa. Já pensei programar a caldeira para abafar a uma temperatura inferior, mas no manual da caldeira, diz que ela deve trabalhar entre os 80 e os 90 graus. mesmo assim já estou a trabalhar abaixo do valor recomendado.

Estou para experimentar, antes de ir para a cama, por volta das 23 horas, atestar a caldeira, para ver se de manha ainda esta acesa, mas como tenho 23 graus em casa, custa-me estar a gastar lenha, num periodo em que não esta ninguem acordado, ainda por cima a redução para os 20 graus (temperatura da casa de manha) é bastante aceitavel.

Acredito, que depois da casa quente, abastecendo a caldeira continuamente, sem nunca a deixar apagar, que as autonomias melhorassem, mas custa-me a acreditarem tudo o que seja acima de 8 horas. Afinal de contas, mesmo quando a caldeira abafa, o ventilador para, mas a lenha continua a arder, menos mas continua, por isso acho muito dificil chegar a 10, 12 ou 14 horas....
    Qual é a área a aquecer?
  12.  # 118

Colocado por: jorgealvesFalta aí um bom depósito de inercia como acumulador e nivelador de temperatura.
    Concordam com este comentário:Arcade
    falta tambem um controle de temp individual nas diferentes zonas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Filipe1983
    • J
    • 31 dezembro 2015

# 119

Colocado por: ArcadeNão está a tirar o máximo rendimento da caldeira devido a uma deficiente instalação.
    Depois o isolamento ou a falta dele também não ajuda, perder 3 graus durante a noite é muito mau.
    Concordam com este comentário:jorgealves

Tenho tentado perceber em que pontos posso melhorar a minha instalação. Pedi ajuda, nos posts anteriores, para perceber como melhorar.
    Gostava muito mais de ouvir, em vez de que tenho uma defeciente instalaçao, que apontassem os erros e dissessem o que devo fazer para melhorar. A questão que o Jorge Alves referiu, tenho plena noção, de que é uma limitação, mas custa-me a crer que pelo facto de aumentar o deposito de inercia vá melhorar muito o sistema. Parece me que o deposito de inercia maior, tal e qual como está feita a instalaçao (ver posts anteriores) só vai fazer com que demore mais tempo a temperatura a chegar aos radiadores, e quando a caldeira se apaga, tambem demora mais tempo a deixar de ter temperatura. Parece me a unica diferença. Mas gostava que me explicassem se estou errado e porquê.

Quanto ao isolamento, perder 2,5 graus, dos 23, para os 20,5, quando na rua a temperatura oscila entre 8 e os 5 graus, com a fonte calor desligada, dizer que é mau??????

Gostava de saber o que é o normal então......
    • J
    • 31 dezembro 2015

# 120

Colocado por: Sergio Rodriguesfalta tambem um controle de temp individual nas diferentes zonas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Filipe1983

Numa instalação com caldeira a lenha???????????? Como faço isso?

0.0402 seg. NEW