Colocado por: dedaoConsegue saber a temperatura de fumos?
Colocado por: jorgealveshttp://www.caleffi.com/sites/default/files/file/hidraulica_31.pdf
pag 18
Colocado por: C. LoboEu até acho possível ter uma autonomia maior mas tudo depende de vários factores, lenha, temp. exterior, isolamento térmico da habitação, temperatura exigida dentro de casa, número de elementos a dissipar temperatura, volume a aquecer, isolamento da tubagem etc.Possível é, a autonomia depende do tipo de lenha e da potência requerida á caldeira pela instalação, se a potência requerida estiver sempre perto do máximo da caldeira a autonomia normalmente aproxima-se da autonomia de catálogo.
Vá dando o fedback.
Eu ainda me vou dar ao trabalho de pesar a lenha que ponho na caldeira e ver a autonomia.
Colocado por: JNeste momento tudo o que seja acima de 6 horas, para mim acho muito dificil...Qual é a área a aquecer?
caracteristicas da minha habitação, utilização que faço da caldeira e lenha usada:
vivenda de banda, com isolamento de rufemate nas paredes e na placa do sotão.
dois pisos a aquecer, passagem para o sotão fechada por uma porta.
janelas de pvc com vidro com corte termico
para ficarem com uma ideia das perdas termicas, po volta das 23 horas tenho 23 graus, a caldeira deixa de aquecer por volta da meia noite, uma da manha, e de manha tenho 20,5 graus em casa
Ligo a caldeira por volta das 18:00. A agua do circuito está normalmente a 20 graus.
Programo a caldeira para abafar aos 78 graus.
Gasto mais ou menos um carro de mao de lenha. Dura até à meia noite, uma da manha. Mas nao ponho a lenha toda de uma vez. Ligo e depois abasteço pelo menos uma vez.
A lenha que uso é mistura de eucalipto, pinho e austrália. mas com maior quantidade de eucalipto. Lenha com pelo menos um ano de corte. alguma com tres anos.
Enquanto a caldeia trabalha, tenho temperatura até demais em casa. Já pensei programar a caldeira para abafar a uma temperatura inferior, mas no manual da caldeira, diz que ela deve trabalhar entre os 80 e os 90 graus. mesmo assim já estou a trabalhar abaixo do valor recomendado.
Estou para experimentar, antes de ir para a cama, por volta das 23 horas, atestar a caldeira, para ver se de manha ainda esta acesa, mas como tenho 23 graus em casa, custa-me estar a gastar lenha, num periodo em que não esta ninguem acordado, ainda por cima a redução para os 20 graus (temperatura da casa de manha) é bastante aceitavel.
Acredito, que depois da casa quente, abastecendo a caldeira continuamente, sem nunca a deixar apagar, que as autonomias melhorassem, mas custa-me a acreditarem tudo o que seja acima de 8 horas. Afinal de contas, mesmo quando a caldeira abafa, o ventilador para, mas a lenha continua a arder, menos mas continua, por isso acho muito dificil chegar a 10, 12 ou 14 horas....
Colocado por: jorgealvesFalta aí um bom depósito de inercia como acumulador e nivelador de temperatura.falta tambem um controle de temp individual nas diferentes zonas!!!Concordam com este comentário:Arcade
Colocado por: ArcadeNão está a tirar o máximo rendimento da caldeira devido a uma deficiente instalação.
Depois o isolamento ou a falta dele também não ajuda, perder 3 graus durante a noite é muito mau.Concordam com este comentário:jorgealves
Colocado por: Sergio Rodriguesfalta tambem um controle de temp individual nas diferentes zonas!!!Estas pessoas agradeceram este comentário:Filipe1983