Colocado por: Sergio Rodriguesa diferença entre mais ou menos potencia vai se reflectir na autonomia do sistema mas isso dependo muito de como esta montado o sistema!! eu sinceramente acho estranho isso nao aquecer, o normal é ser ao contrario, aquecer demais!! isso esta aqui qualquer coisa que não esta bem, não me acredito muito que com 40kw e cheia de lenha a arder e ventilador sempre no maximo e isso nao aquecer nenhuma agua............. não quer por aqui umas fotos na instalação?
Colocado por: santosvieirapessoalmente o fechado, se aquecer em demasia a caldeira tem ou deveria ter varios sistemas de segurança, seja valvulas de pressão e temperatura, valvula de arrefecimento para serpentina de dissipação, valvula de regulação de combustão, vasos de espanção, deposito de inercia e por ai fora!
Sergio, jà agora o que recomenda: circuito aberto ou fechado? Eu sempre tive ideia que o circuito aberto dava mais garantias de segurança.
Ja agora, no caso de uma caldeira estar sobre dimensionada e aquecer demais, quais as opções para dissipar a energia excedente?
Colocado por: stephaneSe eu, manualmente forçasse a saída de água para o circuito isso dava, mas assim não podia ser!!!
Colocado por: C. LoboSe os engenheiros estiveram lá e decidiram recolher a caldeira é porque o caso é grave e não é de facil resolução.
Colocado por: C. LoboComo o ventilador não abrandava à partida o calor iria principalmente para o exterior através da chaminé.pois mas antes de ir para a chamine tem que passar pelos tubuladores, isso ate pode ser tao simples como por ex a caldeira estar cheia de ar, ou outra coisa qualquer
Colocado por: Sergio Rodriguespois mas antes de ir para a chamine tem que passar pelos tubuladores
Colocado por: stephane
Se eu, manualmente forçasse a saída de água para o circuito isso dava, mas assim não podia ser!!!
Colocado por: Sergio Rodriguesnão me acredito muito que com 40kw e cheia de lenha a arder e ventilador sempre no maximo e isso nao aquecer nenhuma agua
Colocado por: jorgealvespara mim a causa esta no circuito aberto que mesmo bem concebido, não pode ser usado nestes equipamentos.
Colocado por: santosvieiraJá agora porquê?porque um circuito despressurizado não tem o mesmo comportamento que um pressurizado sendo muito influenciado pelas correntes em termosifão e pode evaporar muita agua a temperaturas relativamente baixas, se ainda por cima foi colocado uma valvula anti-condensação só veio agravar esta influencia, o calor era todo perdido sob a forma de vapor que era gerado na câmara de combustão e saia pelo respiro,
Colocado por: santosvieiraO mesmo se aplica a um recuperador de calor a água?aplica-se a qualquer equipamento hidraulico com agua a temperaturas perto do ponto de ebulição.
Colocado por: jorgealvesporque um circuito despressurizado não tem o mesmo comportamento que um pressurizado sendo muito influenciado pelas correntes em termosifão e pode evaporar muita agua a temperaturas relativamente baixas, se ainda por cima foi colocado uma valvula anti-condensação só veio agravar esta influencia, o calor era todo perdido sob a forma de vapor que era gerado na câmara de combustão e saia pelo respiro,
aplica-se a qualquer equipamento hidraulico com agua a temperaturas perto do ponto de ebulição.