Iniciar sessão ou registar-se
    • J
    • 28 outubro 2015 editado

     # 1

    Boa noite!

    Este tópico tem como objectivo relatar a experiência de utilização de uma caldeira de chama invertida.

    Tudo começou, com a mudança de residência (de apartamento, para moradia).

    A moradia foi comprada em segunda mão, mas é relativamente recente. Tinha pre instalação de aquecimento, para utilização de radiadores. Não tinha fonte de calor e o aquecimento de água era feito por esquentador (gás propano).

    Comecei a pesquisar sobre aquecimento e o site com mais informação que encontrei, foi o Fórum da Casa, nos diversos tópicos.

    Com a abertura deste tópico, pretendo também dar a minha contribuição para o esclarecimento de dúvidas que outros possam ter. Acho mesmo que este fórum representa já um papel de referencia no que respeita a assuntos relacionados com as nossas casas.

    Então após muito pesquisar e ponderar, optei por colocar radiadores na pre instalação que já tinha, uma caldeira a lenha de chama invertida e um acumulador de 300 litros para AQS e depósito de inércia.

    1- a saga dos radiadores

    A primeira dúvida foi. Radiadores novos ou em segunda mão?
    Comprei dos dois. No primeiro andar coloquei em segunda mão. No res do chão coloquei novos.
    Se fosse hoje e se soubesse o preço que acabei por conseguir por elemento, tinha comprado todos novos. Comprei em segunda mão a 5 euros por elemento e novos a 6,5 euros por elemento. As válvulas e as torneiras coloquei tudo novo.
    Os radiadores que comprei em segunda mão estão em bom estado, mas como a diferença acabou por ser tão pequena acho que preferiria ter posto tudo novo. No entanto, só tive acesso ao preço final a pagar por elemento dos novos muito depois de comprar os em segunda mão.
    O que acontece, é que quando vamos às lojas pedir orçamentos, o preço que nos dão é sem qualquer desconto. Mas como depois acabei por fazer a compra através do instalador, os 10 euros por elemento que era o preço que me deram inicialmente, desceu para 6,5 euros por elemento.
    Acho que assim, por causa desta estratégia das lojas, perdi eu, porque podia ter tudo novo, e perdeu a loja que não vendeu tanto.... Enfim, acho que falta MUITA transparência nos orçamentos que são dados...

    2 - a caldeira.

    Esta foi outra dúvida muito grande. Também aqui não sei se fiz o melhor, mas, ao longo do tempo direi.
    Primeiro a dúvida foi entre caldeira, ou recuperados de calor. Aqui foi fácil, para mim e para a minha esposa, a opção da caldeira pareceu-nos muito mais viável. Mais autonomia, menos gasto, menos lixo na sala ou cozinha. Único inconveniente, falta da chama, que no inverno cria um ambiente interessante, não se pode ter tudo.

    A maior dúvida, foi mesmo, o tipo de combustível, lenha, ou pellets.

    Optei pela lenha, principalmente, por achar que o risco de o preço dos pellets subir ser maior. Fiquei com medo que me viesse a acontecer, o que aconteceu a muito boa gente com o gasóleo. Com a agravante de que as caldeiras de pellets que eu equacionei serem mais caras que a caldeira que acabei por comprar.

    A grande dúvida é se não me vou arrepender em termos de conforto, uma vez que a caldeira a lenha é completamente manual. Acendimento e abastecimento. Enquanto que a caldeira a pellets é completamente automática.

    Depois de muito procurar, achei que amarca Attak, para quem não quer gastar muito dinheiro, apresenta a melhor relação qualidade preço. Encontrei mais baratas, mas com ventilador na porta. Mas preferi a attak, por ter o ventilador na saída dos fumos para a chaminé. Pensei que com esta diferença, aquando do abastecimento a saída de fumo para o exterior seria menor.
    Não posso dizer se é menor ou maior, mas estou satisfeito com este aspecto.
    Optei pela Attack DP 35 KW, uma vez que tenho 135 elementos de radiador.

    3 - o aquecimento de águas sanitárias.

    Aqui não há nada a saber. É um acumulador de 300 litros (família de 4 pessoas que gostam de tomar banhos prolongados) com dupla serpentina ( embora não pense colocar painéis) em inox ( pormenor que aprendi aqui no fórum), com aquecimento complementar por resistência elétrica.
    Queria aqui apenas referir que fiquei agradavelmente surpreendido com o baixo consumo eléctrico. Tenho estado a aquecer as águas com a resistência durante todo o verão, até hoje do consumo eléctrico tem sido de 65 euros em média mensal para toda a casa. Como não tenho gás em casa, tenho placa de indução, estou muito satisfeito com o consumo eléctrico.

    4 - o depósito de inércia

    Esta é uma questão que chega a ser hilariante. Antes de me informar, nunca imaginei que pudesse haver tanta confusão no que respeita a este aspecto.
    Não sei se já perceberam, mas uma coisa que desde o início sempre tentei, foi gastar o mínimo possível. Logo incluir depósito de inércia, segundo PRATICAMENTE TODOS os instaladores, era perfeitamente desnecessário.
    Mas por outro lado, aqui no fórum e em todos os manuais dos fabricantes é aconselhado a instalação de depósito de inércia.

    Pensei mais uma vez arranjar uma solução intermédia e aqui começou mais uma novela.

    Encontrei dois depósitos de inércia à venda em segunda mão, da marca videira (pelo que percebi, é boa marca) mas ambos tinham apenas 150 litros cada.
    Inicialmente pensei em comprar os dois e ficar com 300 (150 + 150), mas depois percebi aqui no fórum que não é o mesmo ter dois de 150 que um de 300.
    Então optei por comprar apenas um. Acho que até não foi muito caro. Custou-me 300 euros, depósito, termostato, ligações e bomba gundfos.

    Agora posso dizer que tenho depósito de inércia, mas na verdade de inércia não tem muito, ou mesmo nada.
    Neste momento não faço ideia se o depósito ajuda, ou se só atrapalha.
    Pelo menos tenho a instalação feita de forma a prever um depósito de inércia. No futuro poderei aumentar a capacidade do depósito de inércia, se achar necessário.


    Nos posts seguintes irei colocar fotos, da instalação (sobre a qual ainda tenho uma outra dúvida), porque também não quis ainda contrariar mais o instalador. Achei que já estava a abusar, uma vez que ele acha completamente que não deveria ter depósito de inércia. Mas também me instalou o depósito de AQS sem válvula misturados na saída. Eu é que tive de o "obrigar" a colocar.

    Peço desculpa pela extensão.

    Faltam ainda alguns pormenores, mas colocarei à medida que for colocando as fotos e que o pessoal for comentando.....
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, MDA, velosa, jorgealves, Arcade, C. Lobo, MRK
  1.  # 2

    Obrigado pela experiência.
    Em relação aos radiadores, usados, comprou mal obviamente, provavelmente quem lhos vendeu usados até vendia a 3 euros o elemento.
    O reservatório também não me parece grande compra.
    De resto, em relação à lenha e pellets.
    Podia ter comprado um recuperador para ambos. Lenha ou pellets, mas sinceramente, se não se tem lenha de borla, mais vale ir para pellets. Os pellets sobem a lenha também subirá. É assim. O mercado. Os pellets são mais limpos e fáceis de armazenar.
  2.  # 3

    eu acho que os depositos podiam ser substituídos por um único misto que era muitisssimo melhor e mais barato.
    • DAJP
    • 29 outubro 2015

     # 4

    Colocado por: callinasObrigado pela experiência.
    De resto, em relação à lenha e pellets.
    Podia ter comprado um recuperador para ambos. Lenha ou pellets, mas sinceramente, se não se tem lenha de borla, mais vale ir para pellets. Os pellets sobem a lenha também subirá. É assim. O mercado. Os pellets são mais limpos e fáceis de armazenar.


    Pode me dizer algum modelo ou marca? Qual a eficência?
  3.  # 5

    Tantas...
    • J
    • 29 outubro 2015

     # 6

    Colocado por: callinasObrigado pela experiência.
    Em relação aos radiadores, usados, comprou mal obviamente, provavelmente quem lhos vendeu usados até vendia a 3 euros o elemento.
    O reservatório também não me parece grande compra.
    De resto, em relação à lenha e pellets.
    Podia ter comprado um recuperador para ambos. Lenha ou pellets, mas sinceramente, se não se tem lenha de borla, mais vale ir para pellets. Os pellets sobem a lenha também subirá. É assim. O mercado. Os pellets são mais limpos e fáceis de armazenar.


    De facto existe uma relação muito próxima entre a lenha e os pellets. O que afetar uns, de certo poderá afetar os outros.
    Mas eu lenha própria ainda consigo arranjar e pellets, embora existam por aí umas máquinas caseiras, esqueçam lá isso..
    Também o preço neste momento não é bem o mesmo. Eu não consigo comprar pellets a menos de 180, 200 euros tonelada e compro madeira da melhor por 40 euros a tonelada.
    • J
    • 29 outubro 2015

     # 7

    Colocado por: jorgealveseu acho que os depositos podiam ser substituídos por um único misto que era muitisssimo melhor e mais barato.


    Melhor que a solução que eu acabei de instalar, penso que não é difícil, porque eu tenho mesmo muitas dúvidas se devo manter o depósito de inércia.
    Mas mais baratos? Aquando da instalação também equacionei essa hipótese. O mais barato que encontrei, foi da marca solius, 1600 euros. Eu com a solução que adoptei, gastei 950€ já com bomba......
    • J
    • 29 outubro 2015

     # 8

    Acumulador de 300 litros inox de dupla serpentina com resistência eléctrica

  4.  # 9

    J gostei do seu testemunho, li tudinho;-) qual o consumo médio de lenha diário ou mensal?
    • J
    • 29 outubro 2015

     # 10

    Colocado por: C. LoboJ gostei do seu testemunho, li tudinho;-) qual o consumo médio de lenha diário ou mensal?


    Ainda não estou a queimar diariamente. Ainda consigo ter a casamenteiro os 19 e os 20 graus sem aquecimento.
    Mas penso que em breve começarei a ligar diariamente.
    Quando tiver uma ideia do consumo de lenha diário, colocarei aqui no fórum.
    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 11

    Aqui está a máquina. Attack Dp 35 kw

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 12

    Fotos da instalação...

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 13

    Fotos da instalação....

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 14

    Instalação

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 15

    Grupo hidraulico anti-condensação...

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 16

    Combustivel...

    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 17

    O verdadeiro deposito de inercia .... de 150 litros?????

    Image and video hosting by TinyPic
    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 18

    Deposito de inercia

    Image and video hosting by TinyPic
    • J
    • 30 outubro 2015 editado

     # 19

    Instalação

    Image and video hosting by TinyPic

    Image and video hosting by TinyPic

    Image and video hosting by TinyPic
    • J
    • 30 outubro 2015

     # 20

    Alguem me sabe dizer, se existe forma de colocar uma valvula que só deixe passar a agua acima de uma determinada temperatura.

    O deposito de inercia está a fazer termossifão, o que faz com que perda temperatura.

    Eu gostava de colocar uma valvula que evitasse isso. Mas só acima de 60 graus.
 
0.0292 seg. NEW