Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O que é que a caldeira a lenha tem a ver?
  2.  # 2

    Colocado por: JGostava muito mais de ouvir, em vez de que tenho uma defeciente instalaçao, que apontassem os erros e dissessem o que devo fazer para melhorar.

    Porque não ouviu as recomendações quando foi alertado para n situações por vários foristas, como o jorgealves o Sergio Rodrigues eu próprio e outros?
    Quando o alertavam de possíveis erros você fazia sempre o que o seu instalador queria desculpando-o por vezes e agora quer que eu e os outros foristas apontem outra vez os erros...?!
  3.  # 3

    Colocado por: Jcusta-me a crer que pelo facto de aumentar o deposito de inercia vá melhorar muito o sistema

    Nao é uma questão de acreditar mas de tecnica pura e dura.
    • J
    • 1 janeiro 2016 editado

     # 4

    Colocado por: Arcade
    Porque não ouviu as recomendações quando foi alertado para n situações por vários foristas, como o jorgealves o Sergio Rodrigues eu próprio e outros?
    Quando o alertavam de possíveis erros você fazia sempre o que o seu instalador queria desculpando-o por vezes e agora quer que eu e os outros foristas apontem outra vez os erros...?!


    Continua a responder de forma ambígua...... Não percebo bem porquê.

    O Jorge Alves, referiu um aspecto concreto. Eu acredito nele, mas como não percebo o suficiente, tenho algum cepticismo e já expliquei o porquê e qual o meu ponto de vista.

    O Sergio Rodrigues referiu outro aspecto específico. Esse aspecto gostava que ele concretizasse um pouco melhor. Não sei se ele se refere ao controlo de temperatura de cada divisão, tipo aplicação de torneiras termostaticas nos radiadores. Mas tenho a ideia que isso não se deve fazer em instalações que tenham caldeiras a lenha.


    Dizer que está mal é fácil, saber onde melhorar é outra coisa bem diferente.

    Já agora, devo estar muito esquecido, porque não me lembro de chamada nenhuma de atenção relacionada com este assunto que não tenha seguido (tirando a questão do depósito de inércia). Isso tenho perfeita noção que não está bem. Até já equacionei tirá-lo.
  4.  # 5

    nao sao coisas isoladas que fazem a diferença mas sim o seu conjunto e interligação,

    Deposito fe inecia para nivelar os picos ee produção permitindo usar o circuito como outro qualquer circuito de aquecimento e fazer controle de temperatura individual entre muitas outras vantagens.
    • Arcade
    • 1 janeiro 2016 editado

     # 6

    Colocado por: JJá agora, devo estar muito esquecido, porque não me lembro de chamada nenhuma de atenção relacionada com este assunto que não tenha seguido (tirando a questão do depósito de inércia).

    Não está esquecido da questão da potência da caldeira poe ex?

    Colocado por: jorgealves
    nenhuma destas, uma de 25Kw já era de mais,


    estamos a falar de uma diferença completamente irrisória, para autonomia mais vale ter um bom e grande acumulador do que uma enorme potencia e acumulação insuficiente,
    Concordam com este comentário:Arcade
    • J
    • 1 janeiro 2016

     # 7

    Não me parece que em termos de desempenho, que exista uma diferença assim tão grande da caldeira de 25 kW, para a de 35 kW, como eu coloquei. A principal diferença entre elas, é o tamanho da câmara de combustão. A de 35 é maior, permitindo abastecer com mais lenha.


    Mas, sim, concordo com a sua chamada de atenção. O Jorge Alves tem feito chamadas de atenção e comentários muito pertinentes e importantes.

    Muito Obrigado.
  5.  # 8

    Colocado por: J. A principal diferença entre elas, é o tamanho da câmara de combustão. A de 35 é maior, permitindo abastecer com mais lenha.
    tendo somente mais potencia e ficando ainda mais desajustada da instalacao, se juntar um deposito completamente inadequado tem este resultado.
    • J
    • 2 janeiro 2016

     # 9

    O problema vai sempre dar ao deposito de inercia.

    Eu reconheço isso. Até já equaciono mudar o deposito.

    Mas gostava de saber se trocando o deposito de inercia por um maior, se posso aplicar as cabeças termostaticas, ou outro sistema de controlo da temperatura por compartimentos, como foi referido pelo Sergio Rodrigues, e se a autonomia aumenta como dizem para as 8 a 10 horas. Tenho receiode estar a investir mais dinheiro e ficar quase igual.

    Neste caso, qual o volume minimo que deve ter o deposito de inercia?

    E a instalação pode ficar como está, ou tenho que alterar alguma coisa?
  6.  # 10

    Colocado por: JNeste caso, qual o volume minimo que deve ter o deposito de inercia?

    Já foi respondido J.
    Colocado por: jorgealveso fabricante diz que precisa um minimo de 25lts por Kw, portanto 45x25=1125lts,
    " If the boiler cannot be attached to the accumulation,we recommend to connect it at least with
    one equalisation basin with the volume of about 25l for 1 kW of the boiler output
    .
    - During the mode with decreased output (summer mode and water heating) it is necessary to
    star t burning daily .
    - Fuel must be used only dried of 12 - 20% moisture content (with a higher moisture content of
    fuel the output of boiler decreases and its consumption increases)
    -The choice of the right boiler size, that is its heating output, is a very important condition for
    economic operation and right function of the boiler . The boiler must be chosen so that its
    nominal output responds to heat loss of the heated object
    ."
    • J
    • 2 janeiro 2016

     # 11

    E a outra questão? da Instalação....
  7.  # 12

    Colocado por: JE a instalação pode ficar como está, ou tenho que alterar alguma coisa?

    J isso tem de ser visto no próprio local, peça ajuda profissional.

    ps. o jorgealves poderá ser uma boa opção, fale com ele.
    • J
    • 3 janeiro 2016

     # 13

    Isso é o que estou a fazer.....

    Quanto ao local, já adiantei algumas informações neste tópico, mas posso adiantar mais, se for necessario....
  8.  # 14

    Só a mais uma opinião..

    Eu fiz a minha instalação com deposito de inercia de 1500l para uma caldeira de 25 KW e como só tenho experiência assim não sei a diferença mas estou contente.

    Neste momento se fosse a fazer de novo faria com 2 depósitos de 800L e não com 1 de 1500L.
    • J
    • 6 janeiro 2016

     # 15

    Colocado por: cjulioSó a mais uma opinião..

    Eu fiz a minha instalação com deposito de inercia de 1500l para uma caldeira de 25 KW e como só tenho experiência assim não sei a diferença mas estou contente.

    Neste momento se fosse a fazer de novo faria com 2 depósitos de 800L e não com 1 de 1500L.


    Quantas horas de autonomia consegue?

    Programa a caldeira para abafar (parar o ventilador) a que temperatura?

    Na saída do depósito de inércia colocou alguma válvula misturadora? Ou está a ir directamente do depósito de inércia para os radiadores?

    Acende a caldeira todos os dias, ou mantém-a sempre ligada?

    Desculpe tantas perguntas, mas gostava mesmo de saber a opinião de pessoas que têm este tipo de caldeiras, para poder esclarecer algumas dúvidas que tenho.
    • cjulio
    • 6 janeiro 2016 editado

     # 16

    Quantas horas de autonomia consegue?

    Tudo tem a ver com o frio que esta mas em estado normal como agora no exterior +/- 11º a autonomia é 12H - também só lhe ponho lenha de manha e á noite :)
    Quando estava uma temperatura mais alta (à um mês atrás) dava para 24H pena não dar agora também.
    A caldeira a queimar dura +/- 7H até apagar.

    Programa a caldeira para abafar (parar o ventilador) a que temperatura?

    Programei para os 77º para parar o ventilador
    A temperatura de fumos estou a testar mas neste momento tenho definido para manter aos 160º
    O arranque da bomba da caldeira está definido parar os 73º
    A válvula de biomassa é de 70º

    Na saída do depósito de inércia colocou alguma válvula misturadora?

    Coloquei, e comprei um controlador novo para a caldeira que faz o controlo dessa misturadora conforme a temperatura exterior.

    edit: eu estou a utilizar só lenha de pinho - porque é grates ou de borla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcade
    • J
    • 13 janeiro 2016

     # 17

    Bom dia,

    Desde já obrigado cjulio, por ter partilhado a informação da sua instalação.

    Pela sua experiência vejo que o depósito de inércia faz mesmo alguma diferença. Mas vejo que não pode ser um depósito pequeno.
    Comentou num post anterior que se fosse hoje preferia dois de 800 em vez de um de 1500. Porque razão? Qual a diferença?

    Podia dizer-me que válvula tem instalada à saída do depósito de inércia. Essa válvula controla a temperatura da água que vai para os radiadores, não é? Procurei por várias vezes por uma válvula desse género, e ninguém sabia ao certo o que instalar (para além de me dizerem sempre que não era preciso válvula nenhuma). O máximo que consegui que me sugerissem, foi um kit idêntico ao kit de anti condensação da caldeira. Mas achei que era demasiado....
  9.  # 18

    Colocado por: cjulio
    Tudo tem a ver com o frio que esta mas em estado normal como agora no exterior +/- 11º a autonomia é 12H - também só lhe ponho lenha de manha e á noite :)
    Quando estava uma temperatura mais alta (à um mês atrás) dava para 24H pena não dar agora também.
    A caldeira a queimar dura +/- 7H até apagar.


    Programei para os 77º para parar o ventilador
    A temperatura de fumos estou a testar mas neste momento tenho definido para manter aos 160º
    O arranque da bomba da caldeira está definido parar os 73º
    A válvula de biomassa é de 70º


    Coloquei, e comprei um controlador novo para a caldeira que faz o controlo dessa misturadora conforme a temperatura exterior.

    edit: eu estou a utilizar só lenha de pinho - porque é grates ou de borla
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Arcade
    Tudo aliado a um bom isolamento da habitação imagino. E a temperatura média no interior da habitação é quanto durante as 12 ou 24h?
    O deposito de inércia mantém a temperatura da água durante 5 horas depois da caldeira apagar por falta de lenha? Assim sendo o deposito pouca temperatura perde em 5 horas, cerca de 4 graus é isso? Visto a bomba só ligar aos 73ºC, ou a bomba circuladora do aquecimento continua a funcionar até a temperatura ficar mais baixa tipo 60ºC?
  10.  # 19

    Colocado por: JEssa válvula controla a temperatura da água que vai para os radiadores, não é?

    para radiadores não precisa de valvula modulante de temperatura.

    Colocado por: JPorque razão? Qual a diferença?
    porque é muito mais rápido aquecer um com 800litros e depois comutar para o outro do que aquecer logo 1500litros, sendo que 2 depositos são mais eficientes e perdem menos calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
    • J
    • 18 janeiro 2016

     # 20

    Bom dia pessoal,

    Estive a rever este tópico, e ao ler alguns comentários que escrevi, parece que estou descontente com o facto de ter apostado numa caldeira de chama invertida. Mas não é o caso. Estou bastante satisfeito, falta-me apenas afinar alguns pequenos/grandes pormenores....

    Para ficarem com uma ideia, mesmo com as limitações já anteriormente apontadas à minha instalação, consigo ter o seguinte desempenho do aquecimento.
    Acendo a caldeira ao final da tarde. Normalmente fica acesa até à uma ou duas da manhã. Não sei ao certo porque vou para a cama. Mas não costumo deixar com muita lenha.
    Enquanto a caldeira aquece a casa, tenho a temperatura entre os 22/23 graus.
    Pela manhã costumo ter 20/20,5.
    Costumo gastar um carro de mão de lenha (podia ser menos, mas como tenho a lenha a bom preço, dificilmente tinha esta temperatura, a este preço com qualquer outro combustível)


    Resumindo, estou bastante satisfeito, apenas não consigo é ter a caldeira a arder 8 horas com uma única carga de lenha, como é referido por muita gente. Mas isso acaba por ser secundário, o importante é ter conforto nos dias frios, e isso nunca assim tive antes....


    Obrigado a todos os que colaboraram neste tópico.
 
0.0419 seg. NEW