Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Estou em negocio com uma casa antiga construcao anterior a 1951 que fica numa quinta tipo mini aldeia com 18 habitacoes. Pedimos emprestimo. Entregamos toda a papelada nossa e da habitacao. Carta predial, financas, etc. Ate que para marcar escrituras nos foi pedido pelo banco um documento da camara a dizer que a habitacao foi construida antes de 1951. Nap percebi o porque pedir isso se ja na carta predial vem la escrito.
    Qual o meu espanto que chego a camara e me dizem que nao existe essa casa... Teem a planta apenas da parte de fora e da quinta toda junta. Sem a separacao das 18 habitacoes. Logo perguntei como é isso possivel se existem documentos referidas a cada habitacao e numeracao. É cobrado o imi a cada das 18. Caderneta financas tudo com areas correspondente a cada casa... Conclusao- abrir um processo para ver onde esta o erro. So pergunto como cobram imi a cada casa se nao existe separacao destas na camara... Como é possivel esta treta toda
    • Gineta
    • 29 outubro 2015 editado

     # 2

    Nada estranho...
  2.  # 3

    e também não existe na Conservatória do registo predial... certo?
    Se assim é como é possivel ter o banco avançado com o processo, quanto mais ainda marcar escritura.
  3.  # 4

    Pelo que percebo o que o Banco pretende não é a planta. A minha casa anterior a 1951, tambem nao tem planta em lado nenhum, nem na camara, nem em outro sitio.
    E eu tambem comprei agora. O que o banco pretende é a licença de habitação, como a casa é anterior a 1951, está isenta da licença. E neste caso a camara tem de passar um documento onde certifica a isenção por ter sido inserida na matriz antes de 1951.

    Penso que seja isto que o banco necessita. Pois no meu caso com 2 meses, nunca me foi pedida planta, porque não existe.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, mfigu
  4.  # 5

    Sim e muito normal essas casas não terem planta na camara, como já lhe disseram eles necessitam provavelmente é de um papel da câmara que diga que dispensa licença de habitabilidade por ser anterior a 1950.
    Claro que com a posterior recuperação que irá fazer terá de a pedir já.
    Onde se localiza a casa?
  5.  # 6

    Mauro,

    Pelo facto de a casa ser anterior a 1951 é que não existe na câmara, só a partir dessa data é que o licenciamento passou s ser obrigatório e só a partir dessa data a câmara tem registo das casas.

    O que precisa é de uma certidão da câmara a atestar que essa casa é anterior a 1951 pelo que não necessita de licença de utilização, pergunte na câmara o que é preciso para lhe emitirem essa certidão, provavelmente terá de ir à junta de freguesia primeiro.

    Atenção, se a casa teve obras recentes a câmara pode recusar-se a passar essa certidão sem antes as legalizar.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 7

    Boa tarde. Mto obrigado pelas respostas. Sim existe caderneta predial. Já fiquei a perceber que tipo de papel querem.
    So que quando fui a camara de Évora me disseram que aquela casa n existia. Vou explicar:
    Aquilo não camara só existe uma quinta unica.
    Não existe nada separado. Na realidade são 18 habitações cada um com seu dono onde até è cobrado imi tudo como manda a lei. A câmara agora que abrir abrir processo para ver o de está a falha. Se existe caderneta predial. Papel das finanças tudo como manda a lei como è que a Câmara n sabe que são 18 habitações
    • size
    • 2 novembro 2015 editado

     # 8

    Colocado por: Mauro santosBoa tarde. Mto obrigado pelas respostas. Sim existe caderneta predial. Já fiquei a perceber que tipo de papel querem.
    So que quando fui a camara de Évora me disseram que aquela casa n existia. Vou explicar:
    Aquilo não camara só existe uma quinta unica.
    Não existe nada separado. Na realidade são 18 habitações cada um com seu dono onde até è cobrado imi tudo como manda a lei. A câmara agora que abrir abrir processo para ver o de está a falha. Se existe caderneta predial. Papel das finanças tudo como manda a lei como è que a Câmara n sabe que são 18 habitações



    Se a construção dessas habitações ocorreram antes de 1951 é admissível que nenhum registo exista na Câmara, por na altura não ser obrigatório.

    Se o Banco solicita a Licença de Utilização e caso se verifique a situação anterior, a Câmara terá que passar um declaração/certidão como existe isenção de tal Licença. Presumo, que terá de fazer prova da data do registo do prédio na matriz, como tendo sido anterior a 1951.
  7.  # 9

    A câmara quer ir a habitação porque nos documentos deles è tudo pegado as 18 habitações e não sabem qual é a uma e outra porque existe irregularidades nas outras como na planta da camara apenas exterior não está delimitada as áreas das casas querem ver qual è a n15 para poder dar e se dito papel e sim confirmarem que não existem alterações nem obras recentes na n15
  8.  # 10

    Essa situação é comum em Évora.. nessas quintinhas antigas.
  9.  # 11

    Perdi o dinheiro da avaliação e despesas de dossier.
    Abandonei o barco...
 
0.0160 seg. NEW