Necessitava de uma ajudinha com algumas questões, de antemão muito obrigada foristas :)
Estou a considerar comprar uma antiga escola na aldeia da minha avó para férias e eventualmente rentabilizar através de arrendamento ocasional como turismo rural.
- Ora dado que será um luxo dispendioso gostaria de adquirir com uma tia minha, 50% / 50%, sendo que eu sou casada em regime de adquiridos e ela viuva, alguém me poderia esclarecer como se processa isto na prática? A compra será será com capitais próprios. Não consigo encontrar nenhuma informacão, ou seja garantindo que ela tem 50 e eu 50 (sendo que a minha metade é também do meu marido). Isto fica definido em escritura, deve-se fazer uma sociedade?
- Ambas vivemos no estrangeiro e em países diferentes, é necessário todos estarem presentes na escritura incluindo o meu marido, ou basta estarmos as duas?
- A escola foi vendida pela camâra municipal e o atual proprietário comprou duas pelos vistos está a vender ambas (a saber a bagatela que terá dado por elas!), algo que deva ter em conta já que é compra directa ao proprietário?
- Vejo que é pratica comum transformar antigas escolas em habitação, deverá ser relativamente fácil mudar a licença de utilização do imóvel? Alguém com experiência neste sentido?
Sim penso que o mais fácil será adquirir como sociedade. Em relação ao estarem todos presentes, podem não estar desde que haja um documento assinado e um representante da pessoa em falta.
Relativamente à mudança da licença de utilização, primeiro terá de apresentar o projeto à câmara, mas em princípio não terá problemas!
co-propriedade é o q me parece mais simples, que incluirá o seu marido dado o regime de casamento.
Mas atenção que em caso de falecimento de algum dos co-proprietários os herdeiros dos sobrevivos têm direito às partilhas e isso aplica-se a sí e à sua Tia
Compras dessas a meias pode dar para o torto! "Se queres perder um amigo, empresta-lhe dinheiro"
Outra atenção, muitas vezes as escolas estão no PDM como zonas especiais, zonas de equipamentos ou semelhantes, pode não ser tão simples legalizar como habitação.