Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 30 outubro 2015

# 1

Ora bem estou a criar este tópico pois ando a ficar revoltado com o meu arquiteto, quis apanhar o projeto e neste momento que já tem mais de 50% do valor no bolso dele não é prestável, não me responde a emails com dúvidas que vão aparecendo nem quer saber.
    Como tal gostaria que me informassem sff quais as funções de um arquiteto para que eu possa reclamar junto dele. Se neste momento ele não me atende as minhas dúvidas e pedidos quando for para aprovar a obra também não o vai fazer.
  1.  # 2

Se está insatisfeito.
    Contacte um advogado, rescinda o contrato e peça a devolução de dinheiro ( se assim for o caso).
    Se não resultar tem os tribunais administrativos e os centros de resolução de conflitos, nomeadamente os julgados de paz.

Deontologicamente, se se acha lesado, pode efectuar queixa na Ordem dos Arquitectos, devidamente fundamentada.
    Tem aqui o documento com o regulamento de deontologia.
    http://www.arquitectos.pt/documentos/1219079694A7bDQ1rv7Mr86QB5.pdf

http://www.arquitectos.pt/index.htm?no=101078

Ou faça uma queixa mais informal no Provedor da arquitectura:
    http://www.arquitectos.pt/index.htm?no=202066

De qualquer das maneiras, tente resolver o assunto a bem... Mais rapido e mais barato.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto, antonylemos, Gineta, GMCQ, arquitecturagaia, Goncalo D.
  2.  # 3

Não precisa de advogado contrate o Pedro Barradas, que ele já esta a fazer de advogado..eheh, após isso contrata novamente o Pedro Barradas para ser seu arquiteto, e a mim para ser o ser Engenheiro;)

Cumprimentos
  3.  # 4

Sem dó nem piedade! Grande Pedro Barradas.
  4.  # 5

Tem de ser mesmo assim.
    À conta destes "profissionais" é que depois o arquiteto fica mal visto...
    Concordam com este comentário: antonylemos, GMCQ
    • VXMC
    • 30 outubro 2015

# 6

Antes de mais obrigado pelo contributo de todos e desculpem pelos meus desabafos.

Aqui o culpado sou mesmo eu porque como é uma pessoa conhecida, nova, "recem licenciado" e como é de perto preferi dar o trabalho a uma pessoa conhecida confiando eu na palavra dele. Não existe um contrato e já tem acontecido que não me responde a mails nem atende telefonemas. Tendo em conta o regulamento deontológico que o Pedro Barradas enviou ele já está em falta para comigo, pois como justificação para a indisponibilidade dele alega que tem muito trabalho e não consegue valer a toda a gente. Dessa forma deixa os telemoveis tocarem até ficar sem bateria, isolando-se para tentar-se concentrar. Não querendo abusar da vossa boa vontade de que forma acham que o deveria abordar sobre a minha situação?

Outro assunto em que estou perdido é o facto de ter orçamentos de alvenaria já em mãos e precisar de ajuda, o arquiteto é a pessoa a quem devo solicitar ajuda?
  5.  # 7

O facto de ser recém-licenciado não tem nada a ver, há muito arquiteto da velha guarda que ainda o poderia deixar pior...
    Penso que se já tentou falar com ele de todas as maneiras e não consegue o melhor mesmo é falar com a Ordem dos Arquitetos, haja gente séria!

Sim pode solicitar ajuda ao arquiteto....mas não a esse.
  6.  # 8

Tem de tentar encontrar o homem, e falar com ele antes de se colocar em outras despesas, no entanto é preferível mudar de técnico na continuação, nem que tenha de iniciar o processo, enquanto trata da parte jurídica com esse arquiteto recém licenciado com muito trabalho. Se eu fosse desligar os 20 telefonemas que tenho por dia para estar descansado a fazer projetos já tinha perdido 80% dos clientes.
    Concordam com este comentário: Gineta, GMCQ
  7.  # 9

Um recém licenciado já a cometer tão graves erros....Vou dar o benefício da dúvida pela sua imaturidade, mas não é desculpa, assim como aceitar volume de trabalho que sabe à partida que não tem disponibilidade de tempo para executar.
    A isenção de contrato viola gravemente a Deontologia. Tente falar com ele, e alertá-lo para as consequências das suas atitudes, e fazer um contrato entre si e ele onde indicam as condições de pagamento e fases do projecto, etc.
    Ele passou-lhe recibo?
  8.  # 10

De acordo com o n.º 1 do artigo 7.º da lei n.º 40/2015, de 1 de junho, a elaboração de projeto nos contratos sujeitos à lei portuguesa é contratada por escrito, contendo, sob pena de nulidade, a identificação completa do coordenador de projeto e dos autores de projeto, a especificação das funções que assumem e dos projetos que elaboram, a classificação das obras pelas categorias I, II, III e IV, previstas no artigo 11.º do anexo I e no anexo II da Portaria
    n.º 701 -H/2008, de 29 de julho, bem como a identificação dos elementos do seguro, previsto no artigo 24.º da presente lei, que garante a sua responsabilidade civil.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  9.  # 11

Colocado por: Dr Alter EgoDe acordo com o n.º 1 do artigo 7.º da lei n.º 40/2015, de 1 de junho, a elaboração de projeto nos contratos sujeitos à lei portuguesa é contratada por escrito, contendo, sob pena de nulidade, a identificação completa do coordenador de projeto e dos autores de projeto, a especificação das funções que assumem e dos projetos que elaboram, a classificação das obras pelas categorias I, II, III e IV, previstas no artigo 11.º do anexo I e no anexo II da Portaria
    n.º 701 -H/2008, de 29 de julho, bem como a identificação dos elementos do seguro, previsto no artigo 24.º da presente lei, que garante a sua responsabilidade civil.

Nunca fiz contrato dentro desses parametros...
  10.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas

Nunca fiz contrato dentro desses parametros...

Nem eu!
  11.  # 13

É mais uma burocracia... Pronto agora além da contabilidade, impostos e etc.. é mais uma avença com advogados ;)
    Vou ter de aumentar os preços em 20%.
  12.  # 14

Colocado por: VXMCAntes de mais obrigado pelo contributo de todos e desculpem pelos meus desabafos.

Aqui o culpado sou mesmo eu porque como é uma pessoa conhecida, nova, "recem licenciado" e como é de perto preferi dar o trabalho a uma pessoa conhecida confiando eu na palavra dele. Não existe um contrato e já tem acontecido que não me responde a mails nem atende telefonemas. Tendo em conta o regulamento deontológico que o Pedro Barradas enviou ele já está em falta para comigo, pois como justificação para a indisponibilidade dele alega que tem muito trabalho e não consegue valer a toda a gente. Dessa forma deixa os telemoveis tocarem até ficar sem bateria, isolando-se para tentar-se concentrar. Não querendo abusar da vossa boa vontade de que forma acham que o deveria abordar sobre a minha situação?

Outro assunto em que estou perdido é o facto de ter orçamentos de alvenaria já em mãos e precisar de ajuda, o arquiteto é a pessoa a quem devo solicitar ajuda?

Tenho uma sensação de déjà vu, quase me apetece perguntar de que zona é o seu arquitecto?
  13.  # 15

Colocado por: VXMCOutro assunto em que estou perdido é o facto de ter orçamentos de alvenaria já em mãos

E você já sabe que documentos tem que entregar na câmara para levantar a licença?
    Provavelmente não sabe, mas eu explico: tem que entregar o alvará de uma empresa de construção, um termo de responsabilidade do director de obra, que tem que ser funcionário dessa empresa, e uma apólice de um seguro de acidentes de trabalho em nome dessa empresa. Se você quiser contratar várias empresas para trabalhar na obra tem que andar sempre a pedir à Câmara para aceitar a troca de empreiteiros, e a substituir os documentos que foram entregues na Câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: crapa
  14.  # 16

Pelo teor do comentário parece uma daquelas obras que sem estar Feita já o está e o arquiteto tem de tratar da papelada, se me fiz entender... Não me alongo mais
    •  
      GMCQ
    • 2 novembro 2015 editado

# 17

Colocado por: VXMCAntes de mais obrigado pelo contributo de todos e desculpem pelos meus desabafos.

Mas q grande fantochada! La está mais um exemplo de um mau profissional!

Vc n sabe a localização do atlier dele? Ja tentou la ir e esclarecer esse imbróglio?

Aqui no forum existem n profissionais capazes de esclarecer as suas duvidas em relação a projetos e legislação sobre a materia q pretende, no entanto para dar seguimento ao seu projeto terá q tentar desbloquear as conversaçoes com o seu arq, ou se tiver predisposto para tal, deverá assumir outro compromisso e entregar o projeto da sua casa a um novo profissional.

Cumps
  15.  # 18

Tudo a fazer-se ao trabalhinho...
    Desculpem, história mal contada.
  16.  # 19

desculpa mas não é sua a culpa. é dele. se ele tem assim tanto trabalho que não o pode atender e o deixa na mão quando precisa não devia ter aceite o trabalho
    já só por isso está em falta. e se ele é tão recém formado quanto isso o Regulamento deve estar ainda fresquinho na memória dele.

ver Art 7º (deveres do arqº no desempenho da sua actividade) do regulamento de deontologia que o colega Barradas colocou em cima.
    podes sempre fazer uma copia do artigo e mandar-lo para lhe refrescar a memória.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    • VXMC
    • 18 novembro 2015

# 20

Relativamente a esta discussão que iniciei resta-me dizer que vou continuar com o tecnico em questão uma vez que está tudo da mão dele e agora seria deitar dinheiro ao lixo mudar de arquiteto e ainda ter de pagar a um advogado. Agora resta-me ir fazendo pressão com ele para ir andando. Pelo que tenho falado com outras pessoas e agora desculpem generalizar mas todos me dizem que os arquitetos deles também foram assim. Eu é que fiz uma má escolha e eles também, deveria ter sido mais seletivo. No entanto existem pessoas sérias mas é a custa destes artistas que os bons passam a ter má fama. Mais uma vez agradeço as prestações e ajudas de todos os intervenientes.
    Concordam com este comentário: migjac

0.0213 seg. NEW