Colocado por: LuisPereiraentão uma casa de decadas tem que ter um IMI igual ás moradias recentes ... ou será que uma casa moderna toda XPTO deveria ter um IMI que Ultrapassa o valor da casa anualmente ...
Porque estiveram decadas sem avaliação decente!
Colocado por: J.Fernandes
Importa-se de traduzir? É que não se consegue perceber nada.
Colocado por: rafaelisidorodeverá o Governo ter um comportamento de comprador da casa se o negocio interessar ao dono da casa , isto colocaria o valor real a pagar e acabaria com a especulação das camaras para sustentar vicios e malandros ...
Colocado por: tostexeu cá acho que seria precisamente o contrario se há preço correcto poderia a dar origem a €€€€€ correctos e contas correctas ... não se esqueça que o esquema imobiliario foi uma mina devido á valorização absurda (agora ) das moradias ...
Isto é que era muita giro. Iria dar azo a muitos poucos esquemas de venda fraudulenta...
Colocado por: rafaelisidorose uma casa vale x e tem que pagar x pela sua avaliação , deverá o Governo ter um comportamento de comprador da casa se o negocio interessar ao dono da casa , isto colocaria o valor real a pagar
Colocado por: tostexEpá, também concordo que os valores são desajustados. No entanto, não acredito na possibilidade de um sistema perfeito.é assim não há coisas perfeitas mas pode haver coisas justas , por exeplo uma casa de 50 anos tem que ser desvalorizada e nunca valorizada para um preço actual de IMI , se a casa for reformulada já teria que ter o ajuste em principio ...
Colocado por: FDpois mas isso aí é ao contrario é o valor da escritura mais x % e fica abaixo do valor do mercado ... e depois levem anos a pagar .
Isto já acontece.
O estado, face ao valor declarado de venda/compra, pode em muitas situações exercer direito de preferência.
Colocado por: rafaelisidoroentão uma casa de decadas tem que ter um IMI igual ás moradias recentes ... ou será que uma casa moderna toda XPTO deveria ter um IMI que Ultrapassa o valor da casa anualmente ...
engraçado como em alguns casos não se pode fazer nada na lei por exemplo recalcular as reformas ... já no IMI de casas velhas e de barro com sobrados velhos e mal vedadas sem classe energetica e de conforto minimo ou nenhum dá paa mexer e bem ... e depois o engraçado é aquilo que se vê ... ate o Costa Não paga IMI ahhhahah
Colocado por: LuisPereirase o IMI fosse calculado tendo em conta o valor real de mercado :-)é isso que nunca chega a ser real ahahahahhh porque quem faz o mercado é quem faz a lei e o imposto logo é impossivel ter um valor real da casa percebe ????
Colocado por: LuisPereiraIamos ver muita gente com barracos a ter IMI de milhares hahahahahagora repare e se a casa de milhares de euros começasse a pagar milhoes de IMI ...era mais justo ?????
Colocado por: LuisPereiraImpostos são necessários!
O que é um IMI Justo?
um imposto indexado ao valor real das casas.
É fácil?
Não, claro que não!
É possivel melhorar?
Sim, claro que sim!
Colocado por: BricoleiroOs impostos são precisos pois são, no entanto se houvesse pessoas competentes a gerir os impostos que nós pagamos, não eram precisos cobrar talvez 1/4 dos impostos que cobram para oferecer e manter os mesmos serviços. Sei de alguns casos de IMI absurdo só porque lhes apeteceu. Se é para aumentar com objectivo de acabar com borlas a alguns, façam a reavaliação com peso e medida e não ao tiro ao alvo.
Colocado por: LuisPereira
É um absurdo porquê?
O que é um valor absurdo?
Em que calculos se baseia para dizer isso?
Colocado por: Bricoleiro
Acha normal uma moradia com 25 anos tipologia T3 com +/- 170m3 de área útil + um patio de +/- 100m3 pagar 700 euros de IMI ?
Colocado por: LuisPereiraIamos ver muita gente com barracos a ter IMI de milhares hahahahah
Tente comprar uma casa como diz a cair aos bocados em algumas zonas de Lisboa e vá verificar o IMI dessas mesmas casa.
Colocado por: rafaelisidoroquem faz o mercado é quem faz a lei e o imposto logo é impossivel ter um valor real da casa percebe ????
Colocado por: rafaelisidorocasas velhas precisam ser renovadas e aí sim quando forem novas cobra-se mais pelo IMI , até serem novas nem se devia sequer pensar em aumentar o IMI , quem tem uma casa velha ( velha mesmo , não um casarão de luxo centenario todo como deve ser ) nunca deveria ser aumentado ...
Colocado por: rafaelisidorojá se por parte de quem avalia houvesse a obrigação de comprar sempre que o dono da casa a quisesse vender pelo valor que vai obrigar a criar e a pagar todos os impostos seria um escape e uma forma justa ...
Colocado por: J.FernandesNão, quem faz o mercado é quem compra e vende e quem impõe o regulamento do IMI tenta aproximar o valor patrimonial ao valor de mercado; e na minha opinião, regra geral, o valores das avaliações das finanças não assim tão absurdos, há casos discrepantes, mas parece-me que são mais excepções que a regra.quem faz o mercado é a lei , os derivados da lei e o governo por isso os bancos entregaram as casas ás imobiliarias depois de se terem queixado do mercado praticado pelos bancos em que era desleal ... logo se o governo e as leis não te tivessem colocado no caminho o mercado era outro ... portanto essa coisa de quem compra e de quem vende regularizar valores não é bem assim !!!!
Colocado por: J.FernandesA avaliação das finanças é apenas para chegar a um valor tributável em sede de IMI, o valor pelo qual se transacciona a casa raras vezes coincide com aquele.e isso é que é o justo ??? ou seja eu tenho uma casa que me custou 150 000 € o governo faz uma escola , um hiper e diz que tenho que pagar o IMI sobre 250 000 porque a minha casa foi sobrevalorizada !!!