Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: LuisPereiraPorque não?
    Eu gosto de falar em casos particulares e nao em valores estatiscos e demagógicos.
    Eu gosto de falar da empresa onde trabalho e o tipo de contratos que havia e o tipo de contratos que existem.
    Eu gosto de falar dos meus vizinhos que perderam o emprego e estão á 5 anos desempregados mas como estão em cursos e cursinhos nao entram na estatistica dos desempregados.

Vamos lá então falar do meu.
    Banco de horas não tenho. Não recebo horas extra. Trabalho perto de 50h/semana. Contrato sem termo.
  2. Colocado por: André Barros

Vamos lá então falar do meu.
    Banco de horas não tenho. Não recebo horas extra. Trabalho perto de 50h/semana. Contrato sem termo.

Eu tenho contrato renovado mensalmente, o que significa que segunda posso estar em casa desempregado ou que posso estar em casa a gozar uns dias sem trabalho á conta das muitas horas que trabalhei extra contrato...
  3. Colocado por: CarvaiEu faço um desenho : Taxa de desemprego é igual a : nº de desempregados a dividir pelo total da população ativa

O número de desempregados para o INE não é o mesmo que para o IEFP (mais abaixo).

Colocado por: CarvaiO IPFP não tem valores da populaçã ativa e só tem os nºs das pessoas que se inscrevem e desinscrevem. Logo não tem taxas nenhumas a não ser de variação sazonal. Mais num mês menos no outro.

Sim, é verdade, o IEFP não publica uma taxa de desemprego, mas não é difícil chegar a ela.

Colocado por: CarvaiO INE trabalha com todos os nºs incluindo os do IEFP para calcular a taxa.

Foi assim até Novembro de 2014, depois o INE achou por bem escolher outra metodologia porque:
    Com efeito, o desemprego registado não se tem
    revelado, nos últimos anos, um bom preditor da população desempregada, sendo influenciado por
    decisões administrativas e de políticas públicas (como, por exemplo, a alteração das regras de
    atribuição do subsídio de desemprego) e envolvendo conceitos e populações de referência
    diferentes

De notar a diferença entre "desemprego registado" (IEFP) e "população desempregada" (INE).
  4. O Desemprego Real em 4 anos passou de 20% para 24%, mas isso não interessa a ninguém!
    O tipo de emprego passou de emprego estável para emprego temporário e instável mas isso nao importa a ninguém!
  5. Colocado por: LuisPereiraEu tenho contrato renovado mensalmente, o que significa que segunda posso estar em casa desempregado ou que posso estar em casa a gozar uns dias sem trabalho á conta das muitas horas que trabalhei extra contrato...

Sim, e?
  6. Colocado por: LuisPereiraPorque não?
    Eu gosto de falar em casos particulares e nao em valores estatiscos e demagógicos.
    Eu gosto de falar da empresa onde trabalho e o tipo de contratos que havia e o tipo de contratos que existem.
    Eu gosto de falar dos meus vizinhos que perderam o emprego e estão á 5 anos desempregados mas como estão em cursos e cursinhos nao entram na estatistica dos desempregados.

Porque outra pessoa pode vir aqui descrever a promoção que teve no emprego, os milhões que ganha ao fim do ano, o iate novo que o amigo comprou, as férias dos vizinhos em S. Tropez e nas Caraíbas, o Porsche novo da Ritinha, etc., etc.

E chega-se a alguma conclusão com estes diferentes testemunhos, que podem ser perfeitamente verdadeiros?
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
  7. Colocado por: André Barros

Sim, e?

E nada, sou um sortudo!
  8. Colocado por: LuisPereiraE nada, sou um sortudo!

Se calhar até vai de encontro ao que eu disse.
    Só prova que é bom no que faz e que mostra trabalho ao fim do mês. Não precisa de leis que o defendam.
  9. Colocado por: LuisPereiraODesemprego Realem 4 anos passou de 20% para 24%, mas isso não interessa a ninguém!

Quando se quer descredibilizar as estatísticas oficiais do desemprego, fala-se agora em desemprego real. Mas que medida é esta de desemprego? Com que critérios é medida? Que instituição se encarrega de a calcular?

Se você diz que o desemprego real é de 24%, eu também posso dizer que é de 5%.
    Concordam com este comentário: eu, two-rok
    • eu
    • 30 julho 2015
    Não sei se é do calor, mas ultimamente nota-se por aqui muita agressividade...
    Concordam com este comentário: two-rok
  10. Colocado por: J.Fernandes
    Quando se quer descredibilizar as estatísticas oficiais do desemprego, fala-se agora em desemprego real. Mas que medida é esta de desemprego? Com que critérios é medida? Que instituição se encarrega de a calcular?

Desempregado para os diversos organismos

IEFP: Candidato inscrito num Centro de Emprego que não tem trabalho, procura um emprego como trabalhador por conta de outrem, está imediatamente disponível e tem capacidade para o trabalho.

INE: Desempregado é o indivíduo, com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, se encontrava simultaneamente nas situações seguintes: a) não tinha trabalho remunerado nem qualquer outro; b) estava disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não; c) tinha procurado um trabalho, isto é, tinha feito diligências no período especificado (período de referência ou nas três semanas anteriores) para encontrar um emprego remunerado ou não. Consideram-se como diligências: a) contacto com um centro de emprego público ou agências privadas de colocações; b) contacto com empregadores; c) contactos pessoais ou com associações sindicais; d) colocação, resposta ou análise de anúncios; e) realização de provas ou entrevistas para selecção; f) procura de terrenos, imóveis ou equipamentos; g) solicitação de licenças ou recursos financeiros para a criação de empresa própria. O critério de disponibilidade para aceitar um emprego é fundamentado no seguinte: a) no desejo de trabalhar; b) na vontade de ter actualmente um emprego remunerado ou uma actividade por conta própria caso consiga obter os recursos necessários; c) na possibilidade de começar a trabalhar no período de referência ou pelo menos nas duas semanas seguintes. Inclui o indivíduo que, embora tendo um emprego, só vai começar a trabalhar em data posterior à do período de referência (nos próximos três meses).
  11. Colocado por: LuisPereiraODesemprego Real
    O tipo de emprego passou de emprego estável para emprego temporário e instável mas isso nao importa a ninguém!

quando trabalhou no UK era assim tao diferente? a rotatividade no UK ate a mim me mete impressão....e nao é por causa disso que a malta se queixa de falta de perspectiva para o futuro ou de instabilidade a nivel pessoal!
  12. Colocado por: loverscout

quando trabalhou no UK era assim tao diferente? a rotatividade no UK ate a mim me mete impressão....e nao é por causa disso que a malta se queixa de falta de perspectiva para o futuro ou de instabilidade a nivel pessoal!

Está mesmo a querer comparar Inglaterra com Portugal?

Podemos também comparar o desemprego alemão ou dos trabalhos precários na Alemanha.
  13. Colocado por: J.FernandesQuando se quer descredibilizar as estatísticas oficiais do desemprego, fala-se agora em desemprego real. Mas que medida é esta de desemprego? Com que critérios é medida? Que instituição se encarrega de a calcular?

Não responde inteiramente, mas vale a pena ler

Como o INE e o IEFP vêem o desemprego em Portugal

Em Maio, os dados ainda provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) davam conta de 676,8 mil desempregados. Nesse mesmo mês, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) contava com pouco mais de 554 mil inscritos nessa condição.

Conforme recorda o INE ao Económico, é considerado desempregado o indivíduo entre os 15 e os 74 anos que, no período de referência, reunia simultaneamente as seguintes condições: "não tinha trabalho remunerado nem qualquer outro; tinha procurado activamente um trabalho remunerado ou não ao longo de um período específico (no período de referência ou nas três semanas anteriores)" e "estava disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não".

Já os dados do IEFP, de carácter mensal, referem-se apenas ao número de inscritos nos centros de emprego. Dá conta dos que que se inscrevem ao longo do mês e do total acumulado no final do mês. E nem todos são considerados desempregados.

Também há grupos específicos que, apesar de não terem trabalho, não são considerados desempregados pelo INE. É o caso dos chamados inactivos desencorajados: pessoas com mais de 15 anos que pretendem trabalhar mas não fizeram diligências nesse sentido por considerarem que não têm idade apropriada ou instrução suficiente, por não saberem como procurar ou por acharem que não valia a pena ou que não havia empregos disponíveis. Estas pessoas não encaixam no conceito de desemprego do INE "porque não cumprem os três critérios associados" a esta definição, explica o Instituto.
  14. Colocado por: LuisPereira

Porque não?

entao olhe....So vou falar do banco porque os outros trabalhos anteriores nao interessam.... entrei para o banco a recibos a verdes, a ganhar 598,55 (sim foi fase de transição do escudo, e a proposta era de 120 contos, nem o arredondamento permitiram)..... tive 6 meses mandaram-me embora de um dia para outro (literalmente....chegaram ao pe de mim e disseram, hoje é o ultimo dia nao vens mais, mas deixa aí o curriculum actualizado porque nunca se sabe o dia de amanha).

3 meses depois ligam-me, a dizer que tinham um lugar se estava interessado em ir á entrevista? disse que sim... afinal de contas precisava de trabalhar!
    fui á entrevista, mais 6 meses de recibos verdes, ao fim dos 6 meses a recibos verdes contrato a termo certo de substituição de gravida, aqui arredondaram para 600 euros! no fim deste contrato, iniciou-se outro igual....havia colegas que ja me chamavam o tapa grávidas!

findo os dois contratos de substituição de gravidas (nao esquecer os recibos verdes), a grande revelação....efectividade ---> salario 600 euros.

horas extra? banco de horas? nunca soube o que isso era..... o patrao so diz assim, os deadlines sao para cumprir, a partir daqui é um problema teu!

Para chegar onde cheguei hoje, tive que penar.... bastante! se calho a virar costas e fazer um manguito, e na altura dos recibos verdes bem que me apeteceu....jamais teria as oportunidades que tive....mas um gajo nao pode querer começar a trabalhar e mandar mais que o patrao! há que ter 3 dedos de testa!

agora pergunto-lhe, amanha o patrao despede-me.... acha que alguma empresa me vai dar de mao beijada as condições que levei 13 anos a construir noutra empresa?
  15. Colocado por: J.Fernandes

Chegou onde eu queria...
    A taxa de desemprego é uma treta! Serve para tudo! Não passa de um valor calculado como convém, a quem convém e analizado como se bem quizer.

O que nao tenho dúvidas é que o país está numa Me#"$%.
    Há muitas mais pessoas desempregadas do que havia!
    Há muito mais trabalho precário do que havia!
    Há muitas mais empresas fechadas do que as que são criadas!
    Há mais pobreza do que havia! Esta é a realidade!

De quem é a culpa? Não foram os ultimos 4 anos! Não foram os 4 anos anterioresa os 4 anos actuais.
    Foram os ultimos 100 ou 200 anos!
    Portugal sempre foi um país "miserável"! Algumas decadas mascaradas por tirania, outras por ditadura, outras por Ajudas externas, outras por mudanças de moeda com jogos financeiros duvidosos.
    Portugal nunca teve governos e parlamentos com gente capaz, competente e vai continuar a não ter!

Estamos entregues á bicharada!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  16. Colocado por: loverscout

entao olhe....So vou falar do banco porque os outros trabalhos anteriores nao interessam.... entrei para o banco a recibos a verdes, a ganhar 598,55 (sim foi fase de transição do escudo, e a proposta era de 120 contos, nem o arredondamento permitiram)..... tive 6 meses mandaram-me embora de um dia para outro (literalmente....chegaram ao pe de mim e disseram, hoje é o ultimo dia nao vens mais, mas deixa aí o curriculum actualizado porque nunca se sabe o dia de amanha).

3 meses depois ligam-me, a dizer que tinham um lugar se estava interessado em ir á entrevista? disse que sim... afinal de contas precisava de trabalhar!
    fui á entrevista, mais 6 meses de recibos verdes, ao fim dos 6 meses a recibos verdes contrato a termo certo de substituição de gravida, aqui arredondaram para 600 euros! no fim deste contrato, iniciou-se outro igual....havia colegas que ja me chamavam o tapa grávidas!

findo os dois contratos de substituição de gravidas (nao esquecer os recibos verdes), a grande revelação....efectividade ---> salario 600 euros.

horas extra? banco de horas? nunca soube o que isso era..... o patrao so diz assim, os deadlines sao para cumprir, a partir daqui é um problema teu!

Para chegar onde cheguei hoje, tive que penar.... bastante! se calho a virar costas e fazer um manguito, e na altura dos recibos verdes bem que me apeteceu....jamais teria as oportunidades que tive....mas um gajo nao pode querer começar a trabalhar e mandar mais que o patrao! há que ter 3 dedos de testa!

agora pergunto-lhe, amanha o patrao despede-me.... acha que alguma empresa me vai dar de mao beijada as condições que levei 13 anos a construir noutra empresa?

É claro que não, mas é isos mesmoq ue estou a tentar mostrar aqui!
    O emprego criado hoje em Portugal é um emprego de me"#"$
    É um emprego instavel, mal pago!

A taxa de desemprego nao reflete a realidade do país... a taxa de desemprego até pode baixar, oq ue é mentira, mas admitindo que é verdade, baixou mas que tipo de empregos temos hoje?
    O país está mais pobre.
    As pessoas estão mais pobres, recebem menos pelo mesmo trabalho ou por mais trabalho!

è a lei da selva onde as empresas, as grandes empresas acumulam lucros e os trabalhadores em contratos mensais... até pareço um comunista a falar mas não sou!
  17. olhe eu nem concordo nem discordo do modelo! se ha coisa que aprendi, foi precisamente aquilo que ja alguem referenciou..... Nós temos é que ser bons naquilo que fazemos, e quando pensamos que ninguem olha ou valoriza o nosso trabalho.... não é verdade!

Para isto acontecer, nao podemos ser meros empregados ....temos que vestir a camisola, temos que mostrar ao patrao que fazemos dinheiro e adicionamos valor á empresa!
    Concordam com este comentário: two-rok, André Barros
  18. Colocado por: PeSilvaNão responde inteiramente, mas vale a pena ler

Mas para um certo tipo de pessoas, tanto o desemprego medido pelo INE, como o desemprego medido pelo IEFP são tretas, o que interessa é o tal desemprego real, seja lá o que isso for, e que é à medida do freguês. Para uns é 20%, para outros é 25% e já ouvi um comentador na tv dizer que o desemprego real não devia andar longe dos 30%, porque é gente muito bem informada e com um olho clínico para a coisa.
  19. Colocado por: loverscoutPara isto acontecer, nao podemos ser meros empregados ....temos que vestir a camisola, temos que mostrar ao patrao que fazemos dinheiro e adicionamos valor á empresa!

Fiz isso em 2 entidades patronais, o primeiro tive que o levar a tribunal para me pagar o que me devia e no segundo fui mais espezenhado do que compensado por o ter feito.
    Cheguei à conclusão que ou tenho muito azar ou não vale a pena vestir a camisola pelas empresas.

0.6648 seg. NEW