Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ins.Brunona minha opinião é um erro deixar a instalação preparada só para aquecimento

    Nem sempre é assim. Conheço uma série de situações em que foi considerado piso radiante para arrefecimento e não foi possível obter a temperatura de conforto apenas com o piso radiante. Foi necessário agregar ventiloconvectores. Nestas situação talvez tenha sido um desperdício considerar o arrefecimento com o piso radiante.
    No sul temos ganhos solares muito grandes que muitas vezes não é possível compensar apenas com piso radiante. (Claro que ultimamente agregado a percentagens de janela de cerca de 50% ou mais da parede)
    Tanto que existem muitos instaladores por aqui que já não tentam considerar o piso para arrefecimento.

    Cada caso é um caso e deverá ser estudado de acordo.
  2.  # 2

    Colocado por: santosvieira

    Permita-me discordar da sua afirmação, mas sendo para aquecimento ou arrefecimento, o piso radiante não é o mesmo. Ou melhor, o passo da tubagem não é o mesmo, logo se for para aquecimento e arrefecimento, é necessário mais tubagem do que se for apenas para aquecimento. Logo o preço não deve ser exactamente o mesmo.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    Eu também prefiro prescrever o mesmo espaçamento, não apenas por questões de alteração no futuro, mas também para optimizar a carga termica.

    Outra grande diferença, tem a ver com a gestão do sistema.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealves
    se for somente aquecimento pode ter passo de tubagem entre 225 a 300mm enquanto que para aquecimento e arrefecimento não pode ter mais de 150mm,

    logo nem a tubagem é a mesma nem o numero de circuitos no colector e é igual,

    de salientar que sendo a produção uma bomba de calor em que o consumo energético é primordial eu aconselho a ter menor espaçamento de tubagem para permitir menor temp de impulso e com isto menor consumo, independentemente da bomba de calor usada.

    numa instalação completa como a mostrada que tem uma area util de 160m2 de PRH custa 7084€ e precisa de uma bomba de calor com potencia entre 8Kw a 11Kw custando entre 4900€ a 5900€, para aquecimento e arrefecimento,
    se for somente aquecimento e com os mesmos equipamentos custa menos entre 300€ (com o mesmo passo de tubagem que em arrefecimento) e 1200€ ( nesta opção consome mais 20% a 30% que usando passo menor)

    valores já com aplicação e IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaobt24


    Muito Obrigado Sr.Jorge Alves, irei ter estes valores em consideração.

    Relativamente a AQS que aconselha?
  4.  # 4

    Colocado por: joaobt24Relativamente a AQS que aconselha?

    depende do seu orçamento,

    se tiver uma bomba de calor tanto pode ter uma solução gama de entrada que a bomba faz o resto como pode ter uma solução mais evoluida que até faz apoio ao aquecimento ambiente, tem desde os 1500€ até aos 5500€,

    a minha preferida ronda os 3700€.
  5.  # 5

    Colocado por: Nuno NunesNestas situação talvez tenha sido um desperdício considerar o arrefecimento com o piso radiante.
    No sul temos ganhos solares muito grandes que muitas vezes não é possível compensar apenas com piso radiante.

    mas se existir uma bomba de calor pode facilmente adicionar 1 ou 2 VC´S e resolver o excesso onde for necessário ficando a restante instalação com o arrefecimento exclusivamente pelo radiante,
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  6.  # 6

    Colocado por: Nuno Nunes
    Nem sempre é assim. Conheço uma série de situações em que foi considerado piso radiante para arrefecimento e não foi possível obter a temperatura de conforto apenas com o piso radiante. Foi necessário agregar ventiloconvectores. Nestas situação talvez tenha sido um desperdício considerar o arrefecimento com o piso radiante.
    No sul temos ganhos solares muito grandes que muitas vezes não é possível compensar apenas com piso radiante. (Claro que ultimamente agregado a percentagens de janela de cerca de 50% ou mais da parede)
    Tanto que existem muitos instaladores por aqui que já não tentam considerar o piso para arrefecimento.

    Cada caso é um caso e deverá ser estudado de acordo.


    Já agora uma questão: com que sistemas de prh esses aplicadores costumam trabalhar?
  7.  # 7

    Colocado por: Nuno NunesNo sul temos ganhos solares muito grandes que muitas vezes não é possível compensar apenas com piso radiante
    o meu melhor exemplo é exactamente no sul numa zona bem quente e com vãos de vidro de uma ponta á outra da moradia (16mts) com um sistema de correr minimalista, a unica coisa boa é que nenhum vidro apanha sol directo no verão somente no inverno e com o PRH conseguiu-se baixar 12ºC á temp ambiente interior.
    • r.v
    • 1 novembro 2015

     # 8

    como diz o pc ferreira faz falta uma boa gestao do sistema para trabalhar na perfeição
  8.  # 9

    Colocado por: r.vcomo diz o pc ferreira faz falta uma boa gestao do sistema para trabalhar na perfeição


    Pode especificar?
    Peço desculpa mas sou leigo na matéria...
    • r.v
    • 1 novembro 2015

     # 10

    grupo de impulsão,sonda exterior, sonde de orvalho, centralina de regulação do controle ambiente, termostatos adequandos para aquecimento arrefecimento
  9.  # 11

    Colocado por: r.vgrupo de impulsão,sonda exterior, sonde de orvalho, centralina de regulação do controle ambiente, termostatos adequandos para aquecimento arrefecimento


    Isso depende do sistema!
    Há sistemas que pela quase nula resistência térmica as sondas são completamente superfulas!
    • r.v
    • 1 novembro 2015

     # 12

    sim, tenho um colega meu que instalaou uma vavula termostatica na entrada do deposito de inercia a 45 graus e tóca aquecer, mais os termostastos claro.
  10.  # 13

    OK, mas duvido que arrefeça alguma coisa a 45graus!!!
  11.  # 14

    Colocado por: r.vgrupo de impulsão,sonda exterior, sonde de orvalho, centralina de regulação do controle ambiente

    com uma boa bomba de calor isso é tudo dispensavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobt24
  12.  # 15

    Colocado por: jorgealves
    com uma boa bomba de calor isso é tudo dispensavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaobt24


    Desculpe Sr Jorge discordar consigo!!!
    Mas num PRH que necessita de deltas entre os 15 e 20graus, acho que independentemente da máquina, estás sondas deveriam ser aplicadas e instaladas!
    • r.v
    • 1 novembro 2015

     # 16

    não.o dele só esta a fazer aquecimento
  13.  # 17

    Colocado por: pc ferreiraDesculpe Sr Jorge discordar consigo!!!
    Mas num PRH que necessita de deltas entre os 15 e 20graus

    meu caro já deveria saber que não existe nenhuma bomba de calor que forneça esses deltaT, o máximo são 8ºC sendo ideal para o PRH 5ºC.

    ps: por acaso até existe uma, mas é de alta temperatura que tem um delta T maximo de 25ºC.
  14.  # 18

    Colocado por: jorgealves
    meu caro já deveria saber que não existe nenhuma bomba de calor que forneça esses deltaT, o máximo são 8ºC sendo ideal para o PRH 5ºC.

    ps: por acaso até existe uma, mas é de alta temperatura que tem um delta T maximo de 25ºC.


    Pois não ha...Mas são essas as necessidades dos prh convencionais. Por isso o melhor é fazer como o outro...sempre a 45 (e não chega nas variações de temperatura).

    Para a refrigeração, pois sem essas sondas o melhor é aprenderem a patinar...
  15.  # 19

    Colocado por: pc ferreiraPara a refrigeração, pois sem essas sondas o melhor é aprenderem a patinar.

    ou comprarem uma maquina que as dispense e faça ela a gestão disso coisa que nem todas fazem.
  16.  # 20

    Colocado por: pc ferreiraMas num PRH que necessita de deltas entre os 15 e 20graus
      1.jpeg
 
0.0226 seg. NEW