Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 2 novembro 2015

     # 1

    Boas,
    A instalação eléctrica em minha casa tem cerca de 3 anos e muito recentemente tive um problema que ainda não tive oportunidade de resolver, mas que gostava de pedir a vossa opinião.

    Tenho dois quadros de disjuntores em casa, um maior no res do chão e um pequeno no 1º andar. ora, estava eu no 1º andar com as luzes da casa de banho acesas (3 leds e umas luzes compridas normais) e de repente PUM, apaga-se tudo. Quando saio noto que só se apagou na casa de banho e que o resto estava aparentemente tudo normal. Vou ao quadro pequeno e vejo o disjuntor para baixo. Ao tentar ligá-lo vejo que está um pouco "à banda", mas lá o ligo. Quando volto a tentar ligar a luz da casa de banho, novo PUM e com direito a faísca a saltar do disjuntor e a fazer disparar o quadro principal e apagar tudo em casa.
    Desliguei a luz e fui ligar o quadro. Tudo Ok, menos o tal disjuntor que já cheirava a queimado.

    Pergunta: Terá sido problema do disjuntor, ou algo mais? Acho estranho que tenha sido algo mais assim de um momento para o outro e já não era o primeiro disjuntor a causar problemas (tive que mudar outro por mau contacto).

    O disjuntor é o 6. Alguém sabe onde posso comprar uma coisa dessas em Lisboa e quanto custará...?
    Obrigado"
    1
  1.  # 2

    Isso e barato, mas é estranho isso, tem por ai um curto qualquer. Tem de averiguar bem a situação.
    • size
    • 2 novembro 2015

     # 3

    Tudo indica que existe curto-circuito na instalação electrica da casa de bano.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, two-rok, ClioII
  2.  # 4

    Alguma humidade que entrou nessas luminarias.
    Veja lá.
    • Gex
    • 2 novembro 2015

     # 5

    Ok, vou mesmo ter de chamar o electricista. Mas é estranho porque essa casa de banho e a iluminação raramente são usadas...
  3.  # 6

    Colocado por: Gexestava eu no 1º andar com as luzes da casa de banho acesas (3 leds e umas luzes compridas normais) e de repente PUM


    Estar na casa de banho e de repente PUM... acontece muitas vezes a muita gente :)
    Concordam com este comentário: eu, two-rok, Gex, master_chief, omega
  4.  # 7

    Vapor de água, entra nas luminarias, que não estão bem estanques e...
    Que não viu já uma luminarias, com água condensada no globo?!
    • Gex
    • 2 novembro 2015

     # 8

    Pois, mas a questão é que não se toma banho nessa casa de banho, logo não se forma vapor de água aí...
    • eu
    • 2 novembro 2015

     # 9

    Isso é de certeza um curto circuito, por causa disto:

    Colocado por: GexQuando volto a tentar ligar a luz da casa de banho, novo PUM e com direito a faísca a saltar do disjuntor e a fazer disparar o quadro principal
  5.  # 10

    O melhor será chamar um eletricista, no entanto pode experimentar ligar a linha da casa de banho ao outro disjuntor ao lado de 10 amperes (basta trocar o fio preto de um lado para o outro) e verifica se também dispara, se não disparar basta comprar outro disjuntor com os mesmos amperes e trocar, se continuar a disparar verifique as ligações na casa de banho se estão bem montadas, os parafusos bem apertados ou se existe alguma infiltração de agua.
  6.  # 11

    Colocado por: euIsso é de certeza um curto circuito, por causa disto:



    Tudo indica que sim, mas haver cheiro a queimado no disjuntor é que já não é normal, a menos que os parafusos estejam meios soltos (o que não deve acontecer).
    • eu
    • 2 novembro 2015

     # 12

    Colocado por: ClioIImas haver cheiro a queimado no disjuntor é que já não é normal

    Em caso de curto circuito, a elevada corrente que passa no disjuntor provoca um aquecimento e respetivo cheiro a queimado.
    •  
      jccp
    • 2 novembro 2015

     # 13

    Eu tive um problema idêntico na cozinha e só ao fim de várias horas matar a cabeça é q descobri o problema
    Tinha um ficha tripla ligada a uma tomada mas não tinha nada ligado á tripla,o simples facto de ligar a tripla fazia disparar o dijuntor.
    Mas o mais engraçado é que ligo a tripla noutro quarto qualquer e não há problema nenhum, acham isto lógico?
  7.  # 14

    Já aconteceu numa escola, uma tripla que deitava a luz abaixo .

    Depois de mobilizar os eletricistas todos, da obra do empreiteiro, é passar horas a ver que se passa, veio uma empregada dizer que o professor xfx ligou uma extensão e que deitava a luz a baixo. Afinal o problema era da extensão.
  8.  # 15

    Colocado por: eu
    Em caso de curto circuito, a elevada corrente que passa no disjuntor provoca um aquecimento e respetivo cheiro a queimado.


    Basta haver um fio neutro mal conectado na casa de banho que fica a sobrecarregar a fase
    • size
    • 2 novembro 2015

     # 16

    Colocado por: GexPois, mas a questão é que não se toma banho nessa casa de banho, logo não se forma vapor de água aí...


    Se existirem transformadores na iluminação da casa de banho podem ser estes o motivo da anomalia, por, supostamente, se encontrarem meio queimados.
    • eu
    • 9 novembro 2015

     # 17

    então, como ficou isto?
    •  
      GMCQ
    • 9 novembro 2015

     # 18

    Colocado por: MikeMelga

    Estar na casa de banho e de repente PUM... acontece muitas vezes a muita gente :)
    Concordam com este comentário:eu,two-rok,Gex,master_chief

    Lol
    •  
      GMCQ
    • 9 novembro 2015

     # 19

    Colocado por: euentão, como ficou isto?
    em curto circuito.
    • Gex
    • 24 fevereiro 2016

     # 20

    Boas, desculpem nunca mais ter dado feedback!

    Era um led que estava a fazer curto circuito.
    Na realidade o disjuntor estava bom. O switch é que tinha 3 posições - Ligada, desligada e uma neutra em que fica laço (para voltar à posição normal é necessário fazer uma certa força), como se estivesse estragado. Eu não sabia isso.
    bastou apenas substituir o led e ligar o disjuntor.
    Tudo tranquilo.
 
0.0193 seg. NEW