Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Em 2011 remodelei a casa e a partir daí, sempre que ligo o exaustor, este vai "buscar" ar às brechas do alçapão para o sotão(até ouvimos o assobiar do ar a passar), que está noutra divisão da casa. Ou seja, vai buscar ar onde encontra uma abertura para o exterior, como é natural. Basta abrir a janela da cozinha para deixar de ir buscar ar ao sotão.

Como a remodelação levou janelas oscilo batentes, caixa dos estores estanque, portas também com isolamento, quer dizer que a casa está estanque e o ar não circula. Não é por acaso que o mofo costuma atacar no inverno, quando antes era coisa que não tinha.

Ficou por abrir uma respiração e agora estamos a ver onde abrir o buraco para o exterior. O pedreiro sugeriu atrás da máquina de lavar loiça, dado que aí ficaria num local discreto, embora se ficar ali, o ar irá passar por detrás da máquina.
    O que dizem ? É um bom local ou deveria ficar em cima, junto ao tecto ?

Obrigado desde já pelas respostas.

EDIT:
    Já agora, abrindo o buraco atrás da máquina de lavar loiça, no inverno não irá prejudicar o aquecimento ?
    Ainda para mais estando a entrada de ar em baixo e lembrar que o ar quente(que irei arrefecer) sobe.
  2.  # 2

Deve ter admissões de ar novo em todas as divisões principais da casa (quartos e Sala).
    (grelhas de abertura e fecho manual, ou auto-reguláveis) normalmente na parede a cerca de 2 metros de altura, ou encastrada na Caixa de estore.

Deve ter também admissão de ar na cozinha, caso tenha fogão a gás
  3.  # 3

Fernando, obrigado.

Em todas as divisões ?

Nas construções, pelo que tenho visto, costuma ter nos locais onde há vapores de água, ou seja, cozinha e WCs...
  4.  # 4

Colocado por: cla_pereiraEm todas as divisões ?

Nas construções, pelo que tenho visto, costuma ter nos locais onde há vapores de água, ou seja, cozinha e WCs...

sim o ideal é ter entradas de ar em todos os quartos e na sala.

na Casa de banho deve ter um tubo de entrada junto ao piso, e um de exaustão junto ao tecto.
  5.  # 5

Colocado por: fernandoFerreirasim o ideal é ter entradas de ar em todos os quartos e na sala.

xiiiii, ... então colocaram vãos oscilobatentes, para vedar bem a entrada de ar, e agora o fernando sugere a abertura de buracos na fachada!!! é por isso que eu prefiro vãos de correr, são mais baratos e não preciso de abrir furos nas paredes :-))
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  6.  # 6

Colocado por: cla_pereiraEm todas as divisões ?

Bom, vamos a ver. Na cozinha deve mesmo colocar (atrás da máquina de lavar está ok desde que esta não tape a entrada de ar naturalmente)
    No resto das divisões é aconselhável. Repare que com as janelas novas vedou as entradas de ar, agora não possui ventilação quase nenhuma nos quartos o que vai levar a que existam condensações (começam a ser visiveis inicialmente nos próprios vidros) e uma grande degradação da qualidade do ar (diminuição do oxigénio que provoca dores de cabeça recorrentes em muitos casos).
    Corretamente as janelas novas deveriam possuir entradas de ar autoreguláveis (mas se tivessem talvez já o soubesse) para efetuar a ventilação.

Colocado por: fernandoFerreirana Casa de banho deve ter um tubo de entrada junto ao piso, e um de exaustão junto ao tecto.

Eu atualmente na casa de banho só coloco extração. A entrada de ar é sempre feita nos outros compartimentos. Só na cozinha coloco entrada + extração.
  7.  # 7

Se vai abrir buracos em todas as divisões perde o efeito para o qual investiu em caixalharias novas que isolam mais.
    E depois no Inverno? Para ter conforto tinha que ter aquecimento contínuo?
    Isso não se conseguiria ao abrir as janelas um certo tempo por dia quando está menos humidade lá fora para admitir o ar novo e bastava 2 buracos juntos ao tecto ou extractores para sair, na cozinha e na wc? O ar dá a volta...
    Concordam com este comentário: cla_pereira
  8.  # 8

Já agora, abrindo o buraco atrás da máquina de lavar loiça, no inverno não irá prejudicar o aquecimento ?
    Ainda para mais estando a entrada de ar em baixo e lembrar que o ar quente(que irei arrefecer) sobe.
  9.  # 9

Colocado por: BricoleiroSe vai abrir buracos em todas as divisões perde o efeito para o qual investiu em caixalharias novas que isolam mais.

é imposição do Novo Regulamento de Comportamento Térmico.

o ideal será aplicar admissões de ar auto-Reguláveis, que funcionam em função das diferenças de pressão, e evitam que entre muito frio nos dias de inverno.

Ou:
    Se prefere uma casa estanque, aconselho a ventilação mecanica com duplo fluxo e recuperação de calor.
  10.  # 10

Colocado por: fernandoFerreira
    é imposição do Novo Regulamento de Comportamento Térmico.

o ideal será aplicar admissões de ar auto-Reguláveis, que funcionam em função das diferenças de pressão, e evitam que entre muito frio nos dias de inverno.

Ou:
    Se prefere uma casa estanque, aconselho a ventilação mecanica com duplo fluxo e recuperação de calor.

Não quero contrariá-lo, sei que o ideal seria assim e ter bons sistemas de aquecimento sempre que necessário, mas isso paga-se e muito!
    Andar a ventilar continuamente arrefece logo terá de aquecer, ou seja, está constantemente a arrefecer para renovar e depois a aquecer de seguida, não faz muito sentido do ponto de vista de custos inerentes a isso.
  11.  # 11

Colocado por: BricoleiroNão quero contrariá-lo, sei que o ideal seria assim e ter bons sistemas de aquecimento sempre que necessário, mas isso paga-se e muito!
    Andar a ventilar continuamente arrefece logo terá de aquecer, ou seja, está constantemente a arrefecer para renovar e depois a aquecer de seguida, não faz muito sentido do ponto de vista de custos inerentes a isso.

Temos que nos habituar. A qualidade do ar é muito importante e para mais agora é lei (se bem que com algumas falhas de aplicação).
    Nas construções existentes pode-se passar por cima disto (não se devia mas pode-se) mas nas grandes remodelações e nas novas já não escapa.
  12.  # 12

Colocado por: Nuno NunesA qualidade do ar é muito importante e para mais agora é lei

Não digo o contrário, no entanto qual é a diferença entre ter grelhas directas na parede que permitem fechar e abrir ou abrir janelas oscilo batentes com o trinco mínimo que permite entrar ar também?
    Se o argumento é que as janelas podem não as abrir convenientemente, as grelhas também podem fechar.
  13.  # 13

Colocado por: BricoleiroNão digo o contrário, no entanto qual é a diferença entre ter grelhas directas na parede que permitem fechar e abrir ou abrir janelas oscilo batentes com o trinco mínimo que permite entrar ar também?
    Se o argumento é que as janelas podem não as abrir convenientemente, as grelhas também podem fechar.

O argumento é regulamentar. Pelo regulamento da térmica as janelas não podem ser consideradas na ventilação mas grelhas podem. (As janelas das I.S. podem para certificação de edifícios existentes, para edifícios novos não)
    Eventualmente deverá haver preferência por grelhas de abertura auto regulável que não dão para o utilizador fechar (pelo menos sem inventar)
    Agora se está correto ou não, isso é outra conversa.
  14.  # 14

Eu quero uma solução simples e prática.
    O principal é que o exaustor não esteja em esforço a ir buscar ar ao sotão !
    Em segundo lugar é que haja alguma "respiração" da casa por estar estanque.
  15.  # 15

Simples, quando for ligar o exaustor abra ligeiramente o oscilobatente da cozinha.

Tive este problema e o de humidade, como resolvi?! ventilando, ventilando com ar quente para eliminar a humidade. tem recuperador de calor em casa?! se sim, admita ar exterior para o recuperador,. se não tem opte por vmc. Solução simples( desumidificador), mas a conta de luz upa upa..
  16.  # 16

Colocado por: cla_pereiraEu quero uma solução simples e prática.
    O principal é que o exaustor não esteja em esforço a ir buscar ar ao sotão !
    Em segundo lugar é que haja alguma "respiração" da casa por estar estanque.

Se fosse para mim:

Abria uma abertura na cozinha para o exterior num local pouco visível (não se incomode muito se é em cima ou em baixo porque quando o exaustor liga de pouca diferença faz). Se ficar visível não ponha em cima porque é feio.

Colocado por: Flaviano742Simples, quando for ligar o exaustor abra ligeiramente o oscilobatente da cozinha.

Se tiver gás não faça isto porque quando forem fazer o teste à instalação (deverá ser feito com regularidade) vai ser feito com a janela fechada e corre o risco de chumbar (em especial se tiver esquentador)

Numa primeira fase no resto da casa opte por ventilar manualmente abrindo ligeiramente as janelas.

Se esta última parte correr mal (é mais fácil dizer que se vai abrir as janelas do que as abrir efetivamente) então de imediato deverá utilizar um sistema de desumidificação mas a prazo terá de colocar aberturas (de preferência auto-reguláveis com atenuação acústica)
  17.  # 17

Já vai aqui uma salada.
    É possível ligar uma bomba de calor à VMC?
  18.  # 18

Colocado por: callinasÉ possível ligar uma bomba de calor à VMC?

Existem VMC's com Bomba de calor incorporada. por exemplo a NILAN
  19.  # 19

Já agora, é possível ligar a bomba de calor do piso radiante a unidade vmc? Quase que é um AVac
  20.  # 20

Colocado por: callinasJá agora, é possível ligar a bomba de calor do piso radiante a unidade vmc? Quase que é um AVac

Claro que dá, basta encher a conduta da VMC com os tubos do piso radiante...
    Na realidade não era muito difícil, era instalar um género de um radiador (o mesmo funcionamento dos ventiloconvectores)

0.0191 seg. NEW