Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PicaretaEnquanto você não me mostrar um documento que comprove que o sótão pertence à fracção que vai compra (a propriedade horizontal), eu não acredito.

Pode ser verdade, aqui no Norte é muito normal isso acontecer.... O sótão do edifício é divido em pequenas arrecadações que depois pertencem as fracções de habitação, como as garagens.

Em alguns casos esse sótão é apenas dividido entre as fracções do ultimo piso, que deve ser o caso.

Agora pode estar a acontecer duas coisas...

- o edifício já esta acabado e tem licença de utilização com apartamento + sotão em separado.... o empreiteiro diz-lhe que fica legal mas é só no papel da escritura e finanças, pois não vai mexer no projecto da câmara e PH ja feita, e os 7000 é apra as obras de ligação ( escadas e revestimentos e outros trabalhos associados)

- o edificio ainda nao tem PH nem licença de utilização e então quando colocar as telas finais faz um aditamento e regista tudo direitinho .

Conheço dezenas de casos em que compraram apartamento ( ultimo piso) + sótão em separado e depois fizeram uma escada interior a ligar sem dar cavaco a ninguém.
  2.  # 22

Colocado por: marcoaraujoApenas 1 em cada 1000 pessoas devem pedir o licenciamento na câmara para alterações estruturais no interior da habitação, onde ninguém consegue ver nada.

Até eu estou farto de as fazer, mas sei que seguindo a lei "à risca" isso não é legal. Só estava a alertar para o facto do empreiteiro estar a "vender" uma solução, completamente legal
    Mas atenção, que em prédios pode dar problemas com outros condóminos mais atentos e conhecedores. Basta uma queixa na Câmara para ter problemas.
  3.  # 23

Colocado por: costa3333Pode ser verdade, aqui no Norte é muito normal isso acontecer.... O sótão do edifício é divido em pequenas arrecadações que depois pertencem as fracções de habitação, como as garagens.

Pois é, mas nesses casos as arrecadações tem uma porta de acesso a um espaço comum, o que não é o caso. Neste caso a arrecadação não tem nenhum acesso.
    Já viram projectos com arrecadações sem acesso?

Colocado por: costa3333Conheço dezenas de casos em que compraram apartamento ( ultimo piso) + sótão em separado e depois fizeram uma escada interior a ligar sem dar cavaco a ninguém.

Eu também ..... mas daí até vender isso como sendo tudo legal, vai uma grande distância.
  4.  # 24

Colocado por: PicaretaPois é, mas nesses casos as arrecadações tem uma porta de acesso a um espaço comum, o que não é o caso. Neste caso a arrecadação não tem nenhum acesso.
    Já viram projectos com arrecadações sem acesso?

Exactamente.
    Os imóveis estão anunciados como T3+1, e não têm porta de acesso ao sótão, portanto parece não haver grandes duvidas quanto ao projecto inicial apresentado.
    Se o vizinho do lado quer fechar, aí no meu ver, o empreiteiro fará um aditamento para que o mesmo fique apenas como T3.
    Se fosse o inverso é que sería de estranhar, não lhes parece???

Ainda não existem licenças de habitação, pois o prédio ainda está ser concluído em termos de acabamentos; aliás, estão agora a iniciar-se os mesmos.
  5.  # 25

Colocado por: zeportugaOs imóveis estão anunciados como T3+1

Pois, mas no projecto aprovado, é apenas T3.
    Aposto 1 jantar :-))
    Peça o projecto aprovado ao empreiteiro, visto que ainda não existe a PH.
    •  
      marco1
    • 4 novembro 2015 editado

# 26

zeportuga

acho que está a insistir ao lado.
    o que se pode fazer é uma coisa, o que vai ser oficializado é outra.
    resultado: para que tudo fique claro, o que vai contar é o projecto final que for aprovado, será que ele vai fazer isso? o que está no projecto inicial? já tem escadas? não tem? será que ele pode meter um projecto de alterações em que numa fração mete as escadas e noutra não mete?
    será que a camara aprova essas escadas? será que pode ir como espaço de arrumos? será que tem pé direito regulamentar?
    enfim, numa construção existente já com licença de habitação as coisas são possíveis, numa construção nova é preciso saber o que se está a fazer.
    no fundo é o que o picareta está farto de tentar dizer.
  6.  # 27

Então e se comprar como T3 e mais tarde, ocupar o sotão, alguém vê isso?
  7.  # 28

claro que pode, pode-se fazer tudo o pior é que se não estiver na PH tudo direitinho, mais tarde se aquilo entrar como desvão do telhado ( parte comum) quando depois surgirem infiltrações ou outros problemas, vai haver chatice entre os condóminos. que paga quem não paga etc....
  8.  # 29

Colocado por: Gonç@loEntão e se comprar como T3 e mais tarde, ocupar o sotão, alguém vê isso?

Existem milhares de casos desses, mas uma coisa é ter noção do que está a comprar, outra é estar a ser enganado pelo vendedor e julgar que está a comprar uma coisa que está legalizada.

O problema é que actualmente, por causa da net e de foruns como este, as pessoas estão mais informadas e é mais fácil existirem problemas.
  9.  # 30

Colocado por: Picareta
    Pois, mas no projecto aprovado, é apenas T3.
    Aposto 1 jantar :-))
    Peça o projecto aprovado ao empreiteiro, visto que ainda não existe a PH.

Pois, só com documentos na mão poderemos ter certezas.

Vou pedir a escritura (constituição) de propriedade horizontal e a ficha técnica provisória (que é obrigatória ter nesta fase).
    Assim podemos tirar as teimas.

Quanto ao IMI, falei com um amigo Arq. que me transmitiu que caso o sótão seja dado com área dependente (e não como quarto, sala, etc) tem de pagar 30% sobre a área total do mesmo.

No meio disto tudo, atendendo a que os imóveis estão anunciados como T3 + 1, nomeadamente em sites, nas imobiliárias, numa publicidade colocada na fachada principal do prédio, a exposição é de tal forma evidente que não parece que o construtor correria o risco de estar a "aldrabar". Isto sou eu a falar.....
  10.  # 31

Colocado por: marco1zeportuga

acho que está a insistir ao lado.
    o que se pode fazer é uma coisa, o que vai ser oficializado é outra.
    resultado: para que tudo fique claro, o que vai contar é o projecto final que for aprovado, será que ele vai fazer isso? o que está no projecto inicial? já tem escadas? não tem? será que ele pode meter um projecto de alterações em que numa fração mete as escadas e noutra não mete?
    será que a camara aprova essas escadas? será que pode ir como espaço de arrumos? será que tem pé direito regulamentar?
    enfim, numa construção existente já com licença de habitação as coisas são possíveis, numa construção nova é preciso saber o que se está a fazer.
    no fundo é o que o picareta está farto de tentar dizer.

Segundo o construtor, as escadas não existem porque a opção de deixar aberto ou fechado está do lado do comprador.
    A abertura está feita.
    Se pode considerado como área dependente não faço ideia.
    Pé direito regulamentar parece-me ter; garanto-lhe que é bastante alto, descendo apenas nos extremos.
  11.  # 32

está do lado do comprador e de ele licenciar isso ou não como parte da fracção em termos de camara (projecto e PH), não pode ir ao livre arbítrio.
  12.  # 33

Colocado por: marco1está do lado do comprador e de ele licenciar isso ou não como parte da fracção em termos de camara (projecto e PH), não pode ir ao livre arbítrio.

Caso opte por deixar aberto (portanto com escadas), parece óbvio que quando for efectuada a vistoria para emissão de licença de habitação, a bota tem de bater com a perdigota; ora, se não é autorizada, ele não pode escriturar, correcto??? Parece-lhe que o construtor queira correr esse risco.............??!!!!

Já no vizinho do lado (que quer fechado), terá de fazer projecto de alterações; mais uma vez digo que sou eu a falar porque pouco ou nada percebo disto.....
  13.  # 34

Colocado por: marco1está do lado do comprador e de ele licenciar isso

Porque é que um construtor que pode acrescentar 60m2 a um apartamento, que mesmo a 500€/2 (cerca de metade de um preço corrente), valeria 30.000€, não trata de licenciar esse espaço? Aliás, porque é que no projecto inicial não foi logo previsto um T3 com sótão?

Na minha terra está na moda construírem os prédios com a caixa de escadas no exterior, para não ser contabilizada como área de construção, e assim conseguirem majorar o investimento. Noutros locais ainda há quem acredite que um construtor desperdice áreas de construção.
  14.  # 35

Colocado por: zeportugaquando for efectuada a vistoria para emissão de licença de habitação

Regra geral, já não se fazem vistorias.
  15.  # 36

Colocado por: PicaretaAliás, porque é que no projecto inicial não foi logo previsto um T3 com sótão?

Marco 1:
    Quis dizer T3 com ligação ao sótão (T3+1), ou T3 com sótão??
  16.  # 37

Colocado por: Picareta
    Regra geral, já não se fazem vistorias.

Não se fazem vistorias?????
    Como é que é possível??!!!
  17.  # 38

Colocado por: costa3333Agora pode estar a acontecer duas coisas...

- o edifício já esta acabado e tem licença de utilização com apartamento + sotão em separado.... o empreiteiro diz-lhe que fica legal mas é só no papel da escritura e finanças, pois não vai mexer no projecto da câmara e PH ja feita, e os 7000 é apra as obras de ligação ( escadas e revestimentos e outros trabalhos associados)

- o edificio ainda nao tem PH nem licença de utilização e então quando colocar as telas finais faz um aditamento e regista tudo direitinho .

Caro Costa 3333,
    Penso que você disse tudo.
    Vou pela 2ª opção.
    A ver vamos, amanhã já saberei.
  18.  # 39

Boas,

Noticias "fresquinhas", então é assim:

Nesta urbanização todos os prédios foram projectados para os últimos andares serem T3 e este é igual.
    So que noutros prédios já terminados e vendidos, e ainda na fase de construção, houve clientes que quiseram a dita ligação ao sotão.
    Ora, o empreiteiro acedeu aos pedidos e foram feitas as alterações ao projecto inicial para que constassem dessa forma.
    Tudo bateu certo, quando foram realizadas as vistorias para atribuição de licença de habitação etc etc, e tudo ficou legalizado, tendo assim um final feliz.
  19.  # 40

Então poderá ter o seu acesso ao sótão sem problemas.
    Concordam com este comentário: zeportuga

0.0231 seg. NEW