Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Nos últimos anos tenho assistido à implementação de alvenarias em bloco térmico com sistema ETICS em detrimento da tradicional parede dupla.
    No entanto (devido a má aplicação ou não sei se nosso clima mais húmido interfere) tenho observado muitas habitações com patologias diversas com esta aplicação.

Neste seguimento alguma vez aplicaram/estudaram a situação de paredes duplas com parede interna com bloco térmico > isolamento > caixa ar > bloco 11?

Cumps
  2.  # 2

isso ia ter uma largura desmedida (e roubar espaço interior à habitação).
    quanto a solução, tecnicamente nao sei se é recomendado ou nao.
  3.  # 3

Colocado por: crashneoNeste seguimento alguma vez aplicaram/estudaram a situação de paredes duplas com parede interna com bloco térmico > isolamento > caixa ar > bloco 11?

quantos pisos tem a casa?
    • FFF
    • 6 novembro 2015

# 4

Nunca vi uma solução assim.
    Que ficaria melhor, sem dúvida, mas parece-me exagerado.
    Os blocos térmicos estão pensados para serem suficientes, havendo de várias larguras para adequar às necessidades de cada caso.
    Se o problema é serem mal aplicados, parece-me que sai mais barato pagar a um fiscal para reforçar o controlo da correta aplicação, comparando com essa solução que sugere.
  4.  # 5

Colocado por: fernandoFerreira

quantos pisos tem a casa?

Situação de 2 pisos + cave
  5.  # 6

Colocado por: crashneoSituação de 2 pisos + cave

para esse caso a melhor solução é ETICS

Mas, resta ver se tem pálas,
    e atenção ao Pormenor de ligação entre parede e Cobertura.
  6.  # 7

Qual é a questão com as palas e da cobertura?
  7.  # 8

Colocado por: callinasQual é a questão com as palas e da cobertura?

resolver bem as pontes térmicas lineares

nas pálas se não for bem projetado e executado fica com uma ponte térmica linear.

e na ligação entre a parede e a cobertura, igual (por exemplo Etics com Cobertura Tradicional, com cimalhas decorativas em Betão).
  8.  # 9

Como resolves a ponte termica linear das palas ?
  9.  # 10

com isto por exemplo:

http://www.halfen.pt/t/93_6322.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  10.  # 11

Colocado por: fernandoFerreiracom isto por exemplo:

http://www.halfen.pt/t/93_6322.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:callinas
    n
    Qual o preço disso?
  11.  # 12

Colocado por: crashneoNo entanto (devido a má aplicação ou não sei se nosso clima mais húmido interfere) tenho observado muitas habitações com patologias diversas com esta aplicação.

Este sistema inicialmente possuía um custo muito elevado em termos de materiais. Existiram muitos casos que para diminuir o seu custo foram utilizados sistemas e materiais não aconselhados para o efeito. Pelo que tenho visto as principais patologias devem-se a este fator (outras vezes à falta de experiência na aplicação).

Devido à diminuição do preço do material (muito graças à concorrência) não vejo grandes razões para a existência de problemas significativos nas instalações atuais.

Temos também de ter em consideração que os panos duplos de alvenaria não são isentos de problemas (de modo algum mesmo)
  12.  # 13

Caro Anonimo16062021, é exactamente esse tipo de situações.
    Caro Nuno Nunes infelizmente estou a assistir a esta situação em obras muitos recentes e uma delas foi um tribunal que custou centenas de milhares de euros e passado 6 meses o ETICS já está em muito mau estado (divisão das placas de ETICS visiveis e tinta toda a levantar).

Daí a minha dúvida se o ETICS poderá ter problemas com o nosso clima.
  13.  # 14

Colocado por: Anonimo18072022ANem vejo o porquê da sua utilização quando se pretende aplicar isolamento térmico pelo exterior.

A única situação que posso considerar (e penso que não do que se fala neste caso em particular) é não pretender utilizar o chamado tijolo térmico e se pretender uma espessura superior a 22 cm com tijolo normal (devido a pilares ou vigas por exemplo).
    No entanto nesta situação a questão de custos inferiores do tijolo normal para o térmico é muito duvidosa pois existe um grande incremento de mão de obra ao aplicar dois panos de alvenaria.
  14.  # 15

Colocado por: crashneoCaro Nuno Nunes infelizmente estou a assistir a esta situação em obras muitos recentes e uma delas foi um tribunal que custou centenas de milhares de euros e passado 6 meses o ETICS já está em muito mau estado (divisão das placas de ETICS visiveis e tinta toda a levantar).

Não conheço o caso e não poderei comentar o que se passou.
    Mas na minha experiência recente de acompanhar obra públicas tenho visto preços tão espremidos que aquilo tem de rebentar por algum lado. Depois devido à proibição de especificar uma marca de sistema (ou ter que especificar sempre ou equivalente) tenho visto substituições de bradar aos céus (muito por culpa das fiscalizações).

Colocado por: crashneoDaí a minha dúvida se o ETICS poderá ter problemas com o nosso clima.

Tecnicamente não vejo razões para isso (até pelo contrário visto o nosso clima ser muito ameno), mas decerto existem por aqui técnicos muito mais experientes do que eu neste campo.
  15.  # 16

Caro Etics a questão pode ser mesmo de más soluções.
    Nas discussões que tenho tido surge normalmente 2 pontos.
    1º - Construção já com algum tempo, relativo a um período em que ainda poucos sabiam colocar ETICS
    2º - Construção recente mas com baixo orçamento.

No entanto penso que a má aplicação é mais sensível no caso do ETICS, no caso de parede dupla já estive em algumas habitações que embora não tenham corrigido as pontes térmicas na práctica as patologias não apareceram assim tanto.
  16.  # 17

Bem Fixxe! Bem pintadinho e temos uma obra de Arte. Patologia?
  17.  # 18

Colocado por: Anonimo16062021
    ..??
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.e.height&&c<=b.e.width)}a&&(b.a.push(e),b.d[e]=!0)};p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});var r=function(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.g&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(s())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);t=a;if(d){c=b.f;b=b.h;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(u){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}},s=function(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("pagespeed_url_hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].k&&a.height>=b[e].j)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b},t="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return t});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/41118/1/alvenarias-evolucao/','B6nXayd9mu',true,false,'KSZZagv9oRw'); //]]>

Á 1ª imagem.

0.0214 seg. NEW