Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tyrande
    • 20 agosto 2016 editado

# 261

Colocado por: PandRE tartarugas?

Não encontrei tartarugas que sobrevivam ao Inverno em Portugal.

E aposto que se as colocar lá, comem-me as plantas todas, as sacanas!!! XD

EDIT: continuo a querer colocar girinos... mas não encontrei ainda.
  1.  # 262

Não dava para criar uma mini zona onde pudesse pôr um aquecedor ligado do outono à primavera?
  2.  # 263

Colocado por: PandRNão dava para criar uma mini zona onde pudesse pôr um aquecedor ligado do outono à primavera?

Não..não tenho um ponto de energia eléctrica ali perto.
  3.  # 264

Tyrande, tem um lago muito, muito bonito.

pena não ter aí um filtro para a agua estar limpida.

Colocado por: TyrandeEDIT: continuo a querer colocar girinos... mas não encontrei ainda

por cá qualquer campo com um ribeiro/regato / lago está cheio deles
  4.  # 265

Mas a água está limpa! Não está cristalina, mas isto é natural!
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 266

Colocado por: TyrandeNão..não tenho um ponto de energia eléctrica ali perto.

Creio que a melhor solução seria procurar na parede da casa ou da oficina mais próxima do lago, uma tomada interior, furar a parede nesse local, podendo assim não só instalar uma tomada de exterior mas fazer uma derivação para o lago, permitindo colocar luz e aquecimento. Até eventualmente uma pequena bomba de ar para ajudar a oxigenar a água ou um pequena bomba de água, permitindo um repuxo ou melhor ainda, colocar algumas pedras na lateral e fazer uma pequena cascata com a circulação de água. Um ponto de luz pode vir a alegrar muito esse espaço e não deve ser difícil criar um.

Colocado por: TyrandeEDIT: continuo a querer colocar girinos... mas não encontrei ainda.

Cuidado com essa ideia. Os peixitos que aí andam alegremente ou desaparecem de vez ou vão andar sempre escondidos. Tudo o que mexe e cabe na boca de rãs ou sapos é garantido que acaba a ser refeição dos mesmos.
  6.  # 267

Caríssimos, ainda não interiorizaram que este lago é para ser natural? Não vai levar bomba nem agora, nem nunca! Não é esse o propósito da empreitada.

Luz, posso por pontos solares...mas por enquanto não tem me feito comichão.
  7.  # 268

Colocado por: TyrandeCaríssimos, ainda não interiorizaram que este lago é para ser natural? Não vai levar bomba nem agora, nem nunca! Não é esse o propósito da empreitada.

Calma, só estamos a tentar ajudar. Há que ter em atenção que mesmo em panos de água de tamanho considerável é difícil mantar a qualidade de água nas melhores condições, daí pequenos melhoramentos poderem fazer a diferença na manutenção do lago.
    •  
      GMCQ
    • 20 agosto 2016

# 269

Falou e disse!
  8.  # 270

Colocado por: treker666
    Calma, só estamos a tentar ajudar. Há que ter em atenção que mesmo em panos de água de tamanho considerável é difícil mantar a qualidade de água nas melhores condições, daí pequenos melhoramentos poderem fazer a diferença na manutenção do lago.

Sim, pequenos melhoramentos concordo. Mas meter filtragem mecânica nisto é estragar todo o meu trabalho até agora. Isto foi pensado para ser auto-suficiente...ou o maais próximo disso. No momento em que meter acessórios nisto...depois não posso parar! É filtro, é bomba, é filtro UV...etc etc

Por isso é que ando sempre a pensar em novas plantas para por lá e conservar as que já lá estão. As plantas, para mim, são o mais importante para manter a água filtrada e habitável.
    Concordam com este comentário: carlos franco, coisasdacasa
  9.  # 271

Vai ficar pequeno para tanta planta, o melhor é ampliá-lo.
  10.  # 272

Só penso que a coluna de água é pequena. Por isso, a água aquece muito no Verão e esperemos que não arrefeça demasiado no Inverno.

E os lagos funcionam muito bem sem filtragem, mas atenção que plantas a mais é prejudicial. As plantas ainda limpam mais a água do que ela está agora, vai ver...
    •  
      Tyrande
    • 23 novembro 2016 editado

# 273

Só um pequeno update do meu mini-lago.

O fundo está repleto de plantas! Elas parecem ter adorado a baixa de temperatura. Estão verdes e fortes!

Meti para lá uns camarões há uns tempos atrás (caridina japonica) , mas não faço a mínima ideia se estão vivos ou não. Isto porque deixei de os ver passados 10segs de os ter soltado...e depois nunca mais os consegui ver...

Os meus peixinhos agora só dão o ar da sua graça quando faz um pouquinho de sol e a água esquenta um bocado. Devem estar refugiados no fundo quando está mais frio. Vamos lá ver se sobrevivem ao Inverno!

A água está super limpa.. XD
      20161113_130232.jpg
  11.  # 274

+1
      20161113_130228.jpg
  12.  # 275

+1
      20161113_130225.jpg
    • VXMC
    • 23 novembro 2016

# 276

Tyrande ponha aí uma foto panorâmica do lago sff.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  13.  # 277

Colocado por: TyrandeMeti para lá uns camarões há uns tempos atrás (caridina japonica) , mas não faço a mínima ideia se estão vivos ou não. Isto porque deixei de os ver passados 10segs de os ter soltado...e depois nunca mais os consegui ver...

Não é facil ver camarões em lagos, provavelemente os seus foram-se em pouco tempo, o seu lago relativamente pequeno (apesar de muito bem conseguido)e esses camarões toleram temperaturas 18 e 27 º C, no verão provavelemente a agua até aquece um pouco mais do que isso, mas o maior problema é no inverno que a agua deve estar bem abaixo dos 18º
  14.  # 278

Colocado por: VXMCTyrande ponha aí uma foto panorâmica do lago sff.
    Concordam com este comentário:C. Lobo

Agora só no fds :/
  15.  # 279

Tyrande quando lhe vendi as sagittarias subulata também foram uns pés de hemianthus micranthemoides? Nessas fotos parece que estou a ver já uns bons pés disso.
    Em aquários sao classificadas como "muito dificeis", em lago espalham-se por todo o lado.

Fica um manto espectacular de verde vivo mas olha que se as deixares crescer a vontade vão abafar a sagitaria subulata mas no meu lago deixo todas as plantas submersas crescerem a vontade xD
  16.  # 280

Colocado por: PandRE tartarugas?

Tartarugas precisam de ter um lagoi só para elas, porque além de sujarem muito a agua comem tudo o que é planta e peixe. Além disso, para levar tartarugas a tela tem que ser toda revestida com algo a proteger a tela caso contrário as garras das tartarugas podem furar a tela, mesmo sendo tela EPDM.

0.0566 seg. NEW