Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Ando a reformular a cozinha cá da casa (12,5 m2) e quero fazer o projecto de ocupação do espaço. Estou na ignorância quanto aos armários que são realmente necessários e úteis. Ou seja, não me interessa encher o espaço de armários, até porque a cozinha é pequena, e também não quero ficar com pouco espaço e futuramente arrepender-me.

    Os móveis quero mandá-los fazer numa carpintaria ou então comprá-los já feitos no Leroy Merlin e mandar fazer apenas as portas em material em condições. Dependerá do custo de cada uma das opções.

    Do que sei ou me lembre, a utilidade dos móveis de cozinha restringe-se, normalmente, para arrumo dos seguintes itens:
    • Despensa
    • Faqueiro
    • Caixote de lixo
    • Panelas e tachos
    • Pratos e copos
    • Artigos de limpeza de louça

    Que mais?
  2.  # 2

    Colocado por: AgonçalvesQue mais?

    Olhe para a sua cozinha actual. Veja o que é dispensável e o que é que falta.
    • eu
    • 11 novembro 2015

     # 3

    Uma cozinha é como um disco rígido: por maior que seja, enche-se sempre com tralha.
    Concordam com este comentário: master_chief, Rodri12, Obras em casa
  3.  # 4

    Um armário a toda a altura, tipo vassoureiro, para colocar vassouras, baldes e produtos de limpeza; a não ser que tenha lavandaria contígua. A minha lavandaria é na cave pelo que um armário deste tipo é fundamental na cozinha.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  4.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Olhe para a sua cozinha actual. Veja o que é dispensável e o que é que falta.


    É um bom conselho mas o problema é que não estou actualizado quanto às novidades que podem ser úteis e, como tal, ainda não lhes detectei a necessidade.



    Colocado por: euUma cozinha é como um disco rígido: por maior que seja, enche-se sempre com tralha.
    Concordam com este comentário:master_chief


    Claro, mas o que eu pretendia era ter alguns armários desenhados de raiz para um fim especifico para o melhor aproveitamento possível do espaço.
  5.  # 6

    Colocado por: AgonçalvesClaro, mas o que eu pretendia era ter alguns armários desenhados de raiz para um fim especifico para o melhor aproveitamento possível do espaço.

    Tem de saber o que quer e o que mais lhe convém; há quem se passeie por um IKEA, veja a exposição de cozinhas, ou outros, e tire ideias. Hoje, qualquer telemóvel, por força de um clique, ajuda nas escolhas; sem falar nos catálogos IKEA que também dão ideias. Depois há os blogues, dedicados ao tema, que também são óptimos auxiliares de propostas.

    Atrevo-me a sugerir este Blogue. Talvez possa interessar.

    http://pontosdeinteresse2011.blogspot.pt/2012/03/ana-antunes-e-sua-casa.html
  6.  # 7

    Também estou a desenvolver uma cozinha, e nela pretendo incluir:

    *Bancada direita:
    - bancada de apoio 60x35 (torradeira, chaleira, máquina de café). Por cima ficará o aquecimento da água. Por baixo mercearia: pães, chás, etc.
    - fogão encastrado. Por cima o exaustor + panelas e tachos. Por baixo duas gavetas de talheres/faqueiro, uma de panos e toalhas
    - outra bancada de apoio, à confeção 60x60. Por cima temperos. Por baixo a máquina de lavar loiça
    - cuba/lavatório de 90cm de largura. Por cima pratos e copos. Por baixo, 3 recipientes de lixo reciclável + 1 para o orgânico/geral.
    - última bancada de apoio (para o escorredor de loiça) 60x60 com um recanto. Por cima recipientes de auxílio: peneiras, pilão, escorredor de massa, etc. Por baixo os produtos de limpeza menores (detergentes, sacos de lixo, luvas, esponjas, etc.).

    *Bancada esquerda:
    - móvel de alto ao baixo com forno e micro-ondas encastrado. Por baixo a mercearia: cereais, leite, massas, farinhas, etc.
    - móvel de alto ao baixo com a arca frigorífica encastrada.
    - móvel de alto ao baixo com o frigorífico encastrado.
    Por cima dos três ficam arrumos para algum uso futuro (a tal questão de se poder sempre encher com tralha).
    - uma mesinha de 60x60 de apoio à confeção ou para um pequeno almoço rápido.

    No corredor junto à cozinha haverá um móvel de 60x60 e outro de 120x60 a servirem de despensa.
    Junto às casas de banho haverá um compartimento que se aproveitará da canalização de esgotos para colocar a máquina de lavar e secar roupa, onde também haverá espaço para outros produtos de limpeza: baldes, pás, vassouras, tábua de engomar, etc.

    Não sei se isto ajuda a despertar ideias para mais coisas :)
    • slsg
    • 13 novembro 2015 editado

     # 8

    Colocado por: esquecidoPor cima o exaustor + panelas e tachos


    Colocado por: esquecidoPor baixo a mercearia: cereais, leite, massas, farinhas, etc.


    Parece-me uma cozinha muito bem pensada e estruturada .

    As únicas coisas que mudaria (e que poderá fazer depois quando colocar as coisas) seria as panelas e tachos num nível inferior, por cima do exaustor o acesso não será o melhor para tachos e panelas que sempre têm alguma dimensão e peso.

    Por outro lado a mercearia por baixo do forno parece-me muito baixo e de visualização mais difícil.

    Eu optei por colocar gavetas sempre que possível, incluindo para tachos e panelas, porque o seu acesso fica muito mais facilitado e consegue visualizar/aceder a tudo com muito mais facilidade.

    Optei também por colocar os recipientes para o lixo num suporte extraível por baixo do lava-loiça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: esquecido
 
0.0115 seg. NEW