Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero contratar um seguro de recheio da habitação, mas coloca-se o problema de avaliação dos bens segurados.

    Claro que eu tenho uma ideia de quanto é que custaram os tarecos maiores (mobílias ou electrodomésticos) mas não sei como estimar a depreciação ou o valor dos tarecos menores (roupas, etc...) que hão-de ser uma fatia considerável.

    Conhecem algumas boas práticas para fazer isto?

    Existem avaliadores externos para este tipo de coisas? A que preços?
  2.  # 2

    Colocado por: ClioIIQuero contratar um seguro de recheio da habitação, mas coloca-se o problema de avaliação dos bens segurados.

    Claro que eu tenho uma ideia de quanto é que custaram os tarecos maiores (mobílias ou electrodomésticos) mas não sei como estimar a depreciação ou o valor dos tarecos menores (roupas, etc...) que hão-de ser uma fatia considerável.

    Conhecem algumas boas práticas para fazer isto?

    Existem avaliadores externos para este tipo de coisas? A que preços?


    Para ter ideia do valor pense da seguinte forma, se arder a totalidade da habitação qual o valor para repor tudo?
    Concordam com este comentário: LuisPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

    O valor a segurar não significa o valor do conteúdo mas sim quanto lhe ficará ter de substituir tudo.

    Penso que pode ter o recheio com o valor de 10000 euros e segurar por 1 milhão, obviamente o valor do seguro será diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  4.  # 4

    Colocado por: leogui

    Para ter ideia do valor pense da seguinte forma, se arder a totalidade da habitação qual o valor para repor tudo?
    Concordam com este comentário:LuisPereira


    Isso para mim é muito óbvio, o problema é mesmo estimar o valor .

    Para mais, o "repor tudo" é relativo:

    Calculo que a seguradora vai sempre depreciar os objectos em função do uso: se me arder uma máquina da roupa de 500€ mas com 5 anos a seguradora considera que a máquina actualmente vale menos (vamos supor 100€) pelo que nunca me dará os 500€ de uma nova mas apenas os 100€ que a seguradora acha que o objecto vale. Pelo menos nos carros é assim.
  5.  # 5

    Colocado por: LuisPereirater o recheio com o valor de 10000 euros e segurar por 1 milhão, obviamente o valor do seg


    Lá está, se eu segurar por 1 milhão não vou ter vantagem nenhuma, porque andarei a pagar um prémio anual chorudo e em caso de sinistro a seguradora vai fazer uma peritagem pagar apenas na proporção dos 10000€ que acha que o recheio vale.

    Por outro lado, se estimar "por baixo" também sou "comido". Vamos supor que eu seguro o recheio por 5000€ mas ele vale 10000€. Nesse caso, em caso de sinistro e após peritagem, o seguro estimará os danos e fará a redução da indemnização em proporção: apenas metade do valor dos danos...

    Portanto, quanto mais o montante seguro se aproximar do valor real dos bens, melhor e mais justo é.
    • leogui
    • 12 novembro 2015 editado

     # 6

    Colocado por: ClioII
    Isso para mim é muito óbvio, o problema é mesmo estimar o valor .

    Para mais, o "repor tudo" é relativo:

    Calculo que a seguradora vai sempre depreciar os objectos em função do uso: se me arder uma máquina da roupa de 500€ mas com 5 anos a seguradora considera que a máquina actualmente vale menos (vamos supor 100€) pelo que nunca me dará os 500€ de uma nova mas apenas os 100€ que a seguradora acha que o objecto vale. Pelo menos nos carros é assim.

    Existem seguradoras no mercado onde isso não acontece, o equipamento é substituido por equivalente à data no valor de novo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 7

    Colocado por: leoguiExistem seguradoras no mercado onde isso não acontece, o equipamento é substituido por equivalente à data no valor de novo!


    Exactamente, o valor de compra inicial não entra para a equação!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  7.  # 8

    O meu seguro de recheio é de 30000€ e não tive que apresentar valores de nada.
    Apenas fui informado, para caso chegasse a um.ponto em que eu estimasse que o valor do recheio já ultrapassaria e
    Os 30000€ teria que informar o seguro para atualizar os valores.
    Quanto à indemnização se for perda tota, p.e. um incêndio que consuma a casa toda l o valor que o seguro me tem de dar são os 30000€
    Se for algo parcial, tipo incêndio na sala, o seguro paga o valor de novo de tudo o que ficar destruido, não toma em conta os anos que tem mas sim o valor de novo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, 21papaleguas, leogui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 9

    Boa noite.
    Tenho um seguro exactamente nas mesmas condições do Rodri12.
    Já tive alguns problemas na casa e só pediram a factura para devolver o valor pago.
    Concordam com este comentário: Rodri12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    •  
      larkhe
    • 13 novembro 2015 editado

     # 10

    O seguro Fidelidade multiriscos que tenho vai actualizando o valor anualmente, quando o contratei a 8 anos atras o valor seguro eram os 30000 euros, esta ultima revisão ja vai em 57000..... e pago cerca de 140 euros ano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 11

    Bom dia,

    No caso de uma vivenda com anexos e/ou sala das máquinas "à parte" da vivenda, como poderemos segurar esse recheio ou mesmo as infraestruturas entre a vivenda e essas áreas?

    Digo isto, porque normalmente no seguro só vem identificado os dados de um imóvel...

    Obrigado
  10.  # 12

    Colocado por: electraoBom dia,

    No caso de uma vivenda com anexos e/ou sala das máquinas "à parte" da vivenda, como poderemos segurar esse recheio ou mesmo as infraestruturas entre a vivenda e essas áreas?

    Digo isto, porque normalmente no seguro só vem identificado os dados de um imóvel...

    Obrigado


    Exactamente como acabou de descrever...
  11.  # 13

    Colocado por: leogui

    Exactamente como acabou de descrever...


    que é?
  12.  # 14

    Colocado por: electrao

    que é?


    o conteudo de anexos, casa das maquinas, garagens e arrumos, deve ser descrito como recheio, podendo inclusive tirar fotos sua salvaguarda. As construções onde está esse recheio estando licenciadas não tem qualquer problema...
  13.  # 15

    Colocado por: leoguiAs construções onde está esse recheio estando licenciadas não tem qualquer problema...


    E se não estiverem licenciadas? O seguro discrimina que só garante indemnização a áreas cobertas licenciadas?
  14.  # 16

    Colocado por: electrao

    E se não estiverem licenciadas? O seguro discrimina que só garante indemnização a áreas cobertas licenciadas?


    Para recheio não, para imóvel depende do "estrago"...e da companhia....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
    •  
      GMCQ
    • 30 novembro 2015

     # 17

    A cdg tem um novo seguro, que até 15000 não fazem a avaliação do recheio.
  15.  # 18

    Colocado por: GMCQA cdg tem um novo seguro, que até 15000 não fazem a avaliação do recheio.


    O meu de 30000€ ninguém foi lá a casa fazer uma avaliação...
    Concordam com este comentário: electrao, Anonimo16062021
  16.  # 19

    Colocado por: leoguiPara recheio não, para imóvel depende do "estrago"...e da companhia....


    Ok. A minha questão, neste caso em concreto, é mesmo, só em relação ao recheio e às infra-estruturas entre essas áreas. Por exemplo:
    - canalização eléctrica entre a moradia e a garagem;
    - canalização de água entre a moradia e a casa técnica (onde estarão as máquinas);
    - as respectivas máquinas (cilindro, máquina de lavar roupa, caldeira, etc...);
    - mesas, armários da churrasqueira;
    - etc..
  17.  # 20

    Colocado por: electrao

    Ok. A minha questão, neste caso em concreto, é mesmo, só em relação ao recheio e às infra-estruturas entre essas áreas. Por exemplo:
    - canalização eléctrica entre a moradia e a garagem;
    - canalização de água entre a moradia e a casa técnica (onde estarão as máquinas);
    - as respectivas máquinas (cilindro, máquina de lavar roupa, caldeira, etc...);
    - mesas, armários da churrasqueira;
    - etc..

    Em relação a canalização, eletricidade, desde que esteja "dentro das paredes" estará sempre ao abrigo da cobertura imovel!
    As maquinas de qualquer tipo e mobiliario será sempre recheio.
 
0.0218 seg. NEW