Colocado por: ClioIIO frigorífico precisa de "respirar", precisa de trocar calor abundantemente e com facilidade com o meio exterior. O encastre tolhe muito esta necessidade. O resultado é o compressor trabalhar mais horas, com menos rendimento, com mais gasto de energia e maior desgaste (=menos longevidade).
Colocado por: callinasAcredite que ainda sendo A++ o seu frigorífico gastará menos energia estando liberto em instalação livre que estando enclausurado.
Colocado por: MikeMelga
Ou está a dizer que um frigorífico de encastre A++ gasta mais que um frigorífico livre A++? Não me parece.
Colocado por: ktm333
Acredite(se a ventilação for insuficiente).. O frigorífico não faz frio, apenas retira o calor de dentro do frigorífico, que se dissipa pela grelha preta que tem na parte de trás, se o local onde está a grelha(onde se dissipa o calor)não tiver uma boa ventilação e a grelha estiver com muito pó acumulado, ele vai acabar por gastar mais porque não consegue dissipar o calor de forma eficiente, dai ter de estar livre e com essa grelha preta, sem pó para um maior rendimento.
Colocado por: MikeMelga
Não concordo nada com isto.
O meu frigorífico de encastre está instalado num módulo próprio para frigorífico (como todos estão ou deveriam estar), ou seja, tem abertura em baixo, em cima, e uns 15cm de vão atrás para circulação de ar. Tem uma grelha no rodapé da cozinha para facilitar a entrada de ar.
Não é, com certeza, por falta de ventilação que virá o problema.
Quanto ao maior consumo de energia, se assim fosse, porque é que o meu frigorífico de encastre é A++? Há classes energética distintas caso seja de encastre ou não?
A única coisa que eu acho que os de encastre perdem é no espaço útil.
Colocado por: MikeMelgaho uma ideia! Vamos comprar frigoríficos de encastre A++ e instalá-los livremente.
Assim, fica A+++++ no mínimo.
Colocado por: RJAS1972mas há frigorificos de encastrar sem grelha...A grelha esta la, nao esta é a mostra..