Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Peço por favor aos entendidos nesta matéria que digam de vossa justiça e me ajudem.

Vou iniciar a remodelação de uma moradia com cerca de 25 anos e decidi uitilizar nas paredes interiores que dão para o exterior, uma "espécie" de isolamento interior composta por:
    * xps 30mm
    *estrutura autoportante de 48mm
    *lã mineral 60mm
    *uma placa gesso 13mm

Por tudo o que já li e vi acerca deste assunto, decidi adotar este sistema com todas as suas vantagens e desvantagens.
    Ao comunicar esta escolha ao "meu" arquiteto, ele mostrou alguma perplexidade pela solução escolhida apresentando os seguintes argumentos:
    -"xps e lã??? Vai colocar duas coisas que fazem a mesma coisa???"
    -"é deitar dinheiro fora, desperdício"
    -"pela minha experiência as pessoas querem isolar muito a casa e depois as paredes ficam pretas porque se esquecem de arejar a casa, porque a porosidade das paredes ajuda a casa a respirar"
    -"é melhor colar "aquelas placas" na parede, faz o mesmo efeito e é mais barato"

Estes argumentos foram-me apresentados por telefone, sem ter em conta nenhum tipo de pormenor técnico ou objectivo ,norma, regulamentação,...etc apenas porque sim...
    Basicamente me disse que estou a fazer mal ao optar por este tipo de sistema...

Por favor ajudem-me, devo trocar de sistema ou de..??????
  2.  # 2

Boa noite.

Primeiro comentando aquilo que escreveu no seu comentário:
    Colocado por: toragrossa-"xps e lã??? Vai colocar duas coisas que fazem a mesma coisa???"

Não é a mesma coisa. Apesar de serem produtos para isolamento, o XPS não faz isolamento sonoro como faz a lã.

Colocado por: toragrossa-"pela minha experiência as pessoas querem isolar muito a casa e depois as paredes ficam pretas porque se esquecem de arejar a casa, porque a porosidade das paredes ajuda a casa a respirar"

As paredes ficam pretas por causa das condensações/humidade e consequentemente o aparecimento de fungos, bolores.
    Para evitar isto deverá precaver o uso de uma barreira pára vapor. E também como o seu arquitecto disse, convém arejar a habitação, mas isso não é só nestas situações, é em qualquer situação.

Colocado por: toragrossa-"é melhor colar "aquelas placas" na parede, faz o mesmo efeito e é mais barato"

Ele estava a referir-se a colar que placas? As placas de gesso? As placas de isolamento? Pelo interior? Pelo exterior?

O sistema que referiu é um sistema como outro qualquer, e quando bem efetuado é um bom sistema. Agora este sistema poderá ter alguns se nãos, sendo que o mais relevante é o da correção das pontes térmicas das vigas e do "teto", ou irá também fazer teto falso?

Caso seja possível na sua situação também pode ponderar o sistema pelo exterior, que também é um sistema com as suas vantagens e desvantagens.

Cumprimentos
    ATLAS PORTUGAL
  3.  # 3

Sim será também aplicado teto falso com isolamento térmico, com objetivo de tentar resolver o máximo de pontes térmicas possiveis.

As placas que ele se referia são as de gesso com o material de isolamento já colado, pladurterm etc.

O que me parece é que este arquiteto nunca deve ter visto este tipo de solucao autoportante mais completa e julgou erradamente, a minha capacidade de análise.
    Culpar o isolamento pelo aparecimento de bolores parece-me fruto de uma análise muito simplista e pouco fundamentada...mas a ignorância não é crime.
    Falar do alto do pedestal, como ele fez, com arrogância, e ainda por cima não perceber o porquê das coisas, sim porque eu expliquei, demonstra falta de respeito pelo cliente e não querer evoluir em termos de conhecimento...
    Desculpem la o desabafo...

Ainda por cima sendo eu profissional ligado à área AVAC, com formação e experiência...fluente em tudo o que diga respeito a esta tão vasta área que é o avac...
  4.  # 4

Se vai fazer isolamento termico pelo interior. não desperdice dinheiro e area util da habitação e meta somente a lá de vidro com papel kraft voltado para a zona climatizada ( compre de 60mm), bem apertada entre os montantes do gesso cartonado. Se quer isso bem feito, pode meter placagem dupla de gesso cartonado.

Sinceramente eu não utilizaria placas compostas com EPS ou XPS. aplicadas por tradossado directo.
  5.  # 5

Olá sr Pedro.

Está então a sugerir que o colocação de 30mm xps como camada de isolamento e proteção de eventuais humidades entrarem em contato direto com a lã de vidro é desperdicio de dinheiro?
    Nesse caso irei ponderar melhor acerca disso.

Essas placas nunca foram a minha opção...foram propostas pelo arquiteto, como fazendo o mesmo efeito???e sendo mais barato...
  6.  # 6

Toragrossa, mas não deve haver "potênciais humidades"!!!
    Se houver humidades, deve ver quais são as causas e sanea-las. Senão vai ter sempre patologias.

Se meter o xps.. Vai estar a prejudicar a permeabilidade oa vapor de agua do edificio.. O que não é saudável.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 7

Mas haverá quem defenda a colocação de xps? Sem serem os vendedores claro!
    Embora entenda o seu ponto de vista, penso já ter visto por este fórum users defenderem este método...mas posso estar a ver mal o filme claro.
    De qualquer forma obrigado pelo esclarecimento!
  8.  # 8

E que users foram esses!!!? pelo que me lembro não foram users "técnicos", foram soluções por autorecriação de donos de obra e/ou empreiteiros.... ;)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves
  9.  # 9

Tavez por este comentário já ter 5 anos, estará esta informação desatualizada?
    E uma vez que já li outras vezes o user alv a mencionar esta solução como confort .
    Espero não estar a confundir as coisas...
    Colocado por: alvVivam!
    Já por aqui se escreveu tanto sobre isto...

mas veja aqui a solução confort
    http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75&

Resumindo: Uma lamina continua em XPS de 30 a 60mm (o que puder)entre a parede e a estrutura do pladur e no interior dessa estrutura uma manta de lã de vidro de 60 a 80mm(o que puder), seguida de uma ou duas placas de pladur (se usar uma deve usar de 15mm com estrutura a40cm; se usar duas podem ser de 13mm e estrutura afastada de 60cm)
    "Fassam" parte

10.  # 10

Mas será a mais indicada para a sua situação?
  11.  # 11

O ALV é muito batido nestas coisas e é quem sabe da poda. Se colocar assim duvido que fique mal servido.

http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=65

Sim é verdade que por norma só leva mantas de lã de rocha ou vidro, até como aparece nestes vídeos:

http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=98

Pode ser autoportante, composta por montantes e raias às quais se aplicam por aparafusamento uma ou mais camadas de placas de 13mm ou 15mm. Entre as placas e o suporte poderá prencher-se a caixa de ar com um isolamento térmico de qualquer tipo, espessura ou densidade, sendo o mais usado a manta de lã de vidro de 60mm e 16 Kg .

Neste sistema o afastamento entre perfis é de 40cm e como se tratam de paredes com uma placa e só numa face é recomendável que se apliquem uns pequenos esquadros feitos com sobras de perfis metálicos a cerca de um metro de altura, aplicados com uma ligeira inclinação de dentro para fora para evitar oscilações da parede e caso existam algumas condensações, elas sejam desviadas pora fora da placa de gesso contra a parede exterior.

Embora se trate de uma solução simples, é importante referir que as marcas não aconselham o revestimento com este sistema em que se apliquem as placas de 13mm, para além de não estar homologado pelo LNEC a utilização de sistemas de paredes em divisórias ou revestimentos de uma placa simples de 13mm. Só a Pladur tem documento de homologação pelo LNEC, embora tenham todos os sistemas homologados por laboratórios congéneres europeus, também válidos em Portugal.

Ainda assim é um processo muito utilizado quando se procura uma solução estruturada económica, e como recomendação, é importante e todas as marcas recomendem, embora poucos instaladores o façam, a utilização de uma junta perimetral em poliuretano (espuma) ou corticite ou mesmo qualquer outro material com telas resiliêntes ou em último caso, alcatifa.

A junta de estanquicidade deve ser colocada em toda a periferia do revestimento, i. é, no pavimento, no tecto e no encontro das paredes laterais onde o revestimento vai amarrar; Serve de reforço do isolamento acústico, evita a transmissão por via sólida e pode mesmo ser deixada até á colocação das placas e recortada antes da aplicação das bandas de canto e rodapé.

E que tal mandar uma mensagem privada ao ALV e perguntar-lhe pessoalmente o porquê do XPS? Não sei se ele ainda cá anda, mas não perde nada com isso.
  12.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasTavez por este comentário já ter 5 anos, estará esta informação desatualizada?
    E uma vez que já li outras vezes o user alv a mencionar esta solução comoconfort.
    Espero não estar a confundir as coisas...

a informação não está desactualizada, e essa é uma boa solução, mas depende da obra....
    sendo reabilitação tenho algumas duvidas que seja a melhor solução.
    não tem umas plantas e corte da casa que meta aqui?
    não é possivel fazer o isolamento em ETICS ?
  13.  # 13

Essa é a grande dúvida então...resta-me aguardar por quem me esclareça...
    Entretanto vou falar com profissionais do setor e pedir opinião.
  14.  # 14

Não tenho as plantas originais da casa...só tenho as plantas que fiz agora para a remodelação, estão com todas as medidas mas relativamente ás paredes exteriores não tenho dados nenhuns...isolamento, caixa de ar, espessuras, etc...
    Talvez só mesmo abrindo buraco e ver como está.
  15.  # 15

O edifico está localizado onde?
    Qual a constituição da parede exterior?
    Não se esqueça que se meter isso tudo, depois tem de também acompanhar com caixilhos com requisitos térmicos apropriados. Se houver caixas de estore, não se esqueça delas.
    Aproveite e nos caixilhos novos meta umas grelhas auto-reguláveis. não queremos uma casa estanque...
    Concordam com este comentário: toragrossa
  16.  # 16

Claro que não!

As paredes exteriores tem reboco pintado.
    Mas não sei que tipo de tijolo ou bloco as constitui...pois a casa já tem cerca de 25 anos e vai "passar" para mim!!
    A moradia sita em Penafiel...que por estes dias está inundada de castanhas e água pé!!
  17.  # 17

Mais logo coloco as plantas que tenho, e aguardarei o vosso escrutínio!
  18.  # 18

Colocado por: toragrossaClaro que não!

As paredes exteriores tem reboco pintado.
    Mas não sei que tipo de tijolo ou bloco as constitui...pois a casa já tem cerca de 25 anos e vai "passar" para mim!!
    A moradia sita em Penafiel...que por estes dias está inundada de castanhas e água pé!!

Então o melhor é preparar isso, para fazermos uma peritagem.
    Concordam com este comentário: toragrossa
  19.  # 19

Ora a planta da remodelação...
    Já não vou colocar xps 30mm....apenas a estrutura 48mm e lã de vidro nos espaços.
    A lavandaria já não vai ser ali, vai passar para o piso de baixo, a garagem...o que significa que vou ficar com espaço para redistrubuir melhor pela is e escritório.
      asdasd.PNG
  20.  # 20

Planta de tetos.
      Capturar.PNG

0.0210 seg. NEW