Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde;
    Eu pretendia que me ajudassem numa questão , eu estou a adquirir um prédio que possui 3 apartamentos e um comercio e encontra-se descrito como tal na caderneta predial como é obvio, a minha surpresa foi que quando fui me informar qual era a taxa de imt a pagar me disseram que era de 6,5% pelo facto de ter uma fração destinada a comercio, e acontece que me foi sugerido que se o prédio se encontra-se em propriedade horizontal já pagaria o imt em função de cada fração, eu queria perguntar a quem esta dentro destes assuntos se podia confirmar isso pois caso contrario em propriedade total eu irei pagar 10.000 euros de imposto e a outra opção fica-me por perto de 3000 euros.
    Agradeço as vossas opinioes
  2.  # 2

    Para o que lhe interessa as tabelas do IMT dividem-se em
    "Prédios urbanos destinados exclusivamente à habitação"
    e
    " Prédios urbanos não destinados exclusivamente à habitação e outras aquisições onerosas"
    Existem outras mas penso que não se possam aplicar à sua pretensão.

    Como o prédio que refere não se insere no primeiro caso estará no segundo que possui uma taxa de 6.5%.
    Se tivesse em propriedade horizontal não comprava um prédio mas 4 frações independentes (no entanto teria de fazer as contas para ver se compensava)
  3.  # 3

    Colocado por: CMdOMse podia confirmar isso


    Confirmo...

    Cumps
  4.  # 4

    Boa tarde,

    Agradeço ao Nuno Nunes pelo esclarecimento e sim nesta situação compensa porque aquilo que me foi informado pelas finanças foi que em caso de estar em propriedade horizontal eu pagaria o imposto de imt sobre 4 frações mas sendo elas frações independentes eu pagaria sobre o valor de cada fração dai a minha pergunta se a informação que me prestaram estava correta pois isto de lidar com as finanças tem muito que se lhe diga e nem sempre eles transmitem a informação mais correta e muito menos quando se liga para la as 16h20.
  5.  # 5

    Desculpem voltar novamente a este tópico mas neste caso comprar um edifício com 4 frações sendo uma para comercio sai mais barato ou mais caro que colocar o edifício em propriedade horizontal?
    Pergunto isto tanto a longo como a curto prazo pois eu estou na duvida se devo pedir ao proprietário para regista-lo em propriedade horizontal pois pela simulação que eu efetuei como ele se encontra atualmente eu teria de pagar quase 10.000 euros só de IMT.
    Alguem que me possa ajudar nesta questão, pois como já tinha referido as finanças não me conseguem dar uma resposta concreta.
    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: CMdOMcomprar um edifício com 4 frações sendo uma para comercio sai mais barato ou mais caro que colocar o edifício em propriedade horizontal?


    Colocado por: CMdOMPergunto isto tanto a longo como a curto prazo pois eu estou na duvida se devo pedir ao proprietário para regista-lo em propriedade horizontal pois pela simulação que eu efetuei como ele se encontra atualmente eu teria de pagar quase 10.000 euros só de IMT.


    Em circunstâncias normais gasta bem menos de 10 mil euros a constituir a PH...
 
0.0118 seg. NEW