Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Sei que este tema é já velho e batido, e que depende de muitos factores, mas gostaria muito de contar com a vossa ajuda para compreender qual dos dois poderá ser mais adaptado à minha situação particular. Nesta fase, tenho duas grandes questões, às quais gostaria de tentar dar resposta:
    - É financeiramente compensatório construir, quando comparado com comprar construído?
    - Em caso de opção pela construção, é burocraticamente compensatório comprar terreno em loteamento vs. outro (acréscimo médio de 30 mil € no valor do mesmo na zona onde ando à procura)?

Alguns pontos importantes, para que conheçam melhor a minha situação e interesses:
    - Em caso de construção, darei preferência a fazê-lo em Pinhal Novo (ou arredores).
    - É meu objectivo comprar o terreno até ao final do ano e terminar a construção no máximo até final do próximo.
    - Dependendo do valor da obra, posso ter capital suficiente para construir sem meter a banca à mistura (pelos problemas burocráticos que daí possam advir).
    - Pretendo uma moradia de estilo contemporâneo, no mínimo com 3 quartos.
    - Não tenho qualquer problema em usar uma planta/desenho que já tenha em portfolio, se isso facilitar e for mais barato.
    - Daria preferência a uma moradia térrea, se o custo for equivalente a uma de 2 pisos (sketch amador em anexo).

Envio abaixo alguns exemplos do estilo que procuro, para ajudar a situar:
    http://www.custojusto.pt/setubal/moradias/jv684-moradia-v3-duplex-qt-conde-financiamento--17746632
    http://www.custojusto.pt/setubal/moradias/moradia-t4-185-00-m2-17958427
    http://www.custojusto.pt/setubal/moradias/moradia-em-projecto-na-marisol-17914717
    http://www.custojusto.pt/setubal/moradias/moradia-t3-130-00-m2-17829599

Agradeço desde já alguma ajuda que estejam dispostos a dar....
      Planta de casa.PNG
    • AMCP
    • 15 novembro 2015

# 2

e comprar uma casa ( velha) e dps remodela-la a seu gosto e prazer?
  2.  # 3

na minha opinião se houver alguma já construída que lhe agrade, é melhor comprar. Se ainda não estiverem construídas pode sempre optar por outra solução mais personalizada. de qualquer forma dependendo da camara e do empreiteiro, o processo de compra do terreno e do processo do projecto e da construção, é sempre algo que vai facilmente aos 2 anos.
  3.  # 4

Obrigado pelas vossas respostas.

AMCP,
    Sempre ouvi dizer que remodelar é mais difícil do que construir de raiz. Não incluí isso nos pontos de base indicados acima, mas eu percebo muito pouco de construção. Ou nada, mesmo :) Posso estar enganado, mas pelo senso comum parece-me mais fácil controlar custos e evitar imprevistos numa obra feita de raiz

Marco,
    Há uma limitação que deve ser tida em consideração. Em Pinhal Novo, surpreendentemente, não existem casas novas para venda do género que eu procuro. As que existem mais próximas são na Quinta do Conde, Fernão Ferro, e afins (aí às dezenas). Eu trabalho em Lisboa (Parque das Nações- Vasco da Gama), e a minha esposa em Setúbal. Ir para esses locais está em equação, mas ambos perderíamos qualidade de vida na deslocação. Esta questão é a que mais me está a incomodar, muito mais do que a personalização de acabamentos (eu não sou muito esquisito). Preferia pagar mais 30-40 mil euros por uma casa em Pinhal Novo, mas infelizmente isso nem sequer é opção.
    Mesmo que o terreno seja numa zona loteada, ainda assim é expectável que o processo se arraste por 2 anos?
  4.  # 5

Pela minha experiência, uma casa velha para reabilitar é bom, mas também não...
  5.  # 6

Colocado por: AMCPe comprar uma casa ( velha) e dps remodela-la a seu gosto e prazer?

De longe, mas de longe a melhor opção. Aliás, com tanta casa boa abandonada, é criminoso as câmaras continuarem a dar licenças de construção.
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 7

Colocado por: surfaratendenciapelo senso comum parece-me mais fácil controlar custos e evitar imprevistos numa obra feita de raiz

Está muito enganada. É precisamente o contrário: numa remodelação é muito mais fácil controlar os custos.
  7.  # 8

Colocado por: surfaratendencia
    Mesmo que o terreno seja numa zona loteada, ainda assim é expectável que o processo se arraste por 2 anos?

Construção de raíz: aproximadamente 2 anos (mesmo em loteamento), muita burocracias, licenças, taxas e taxinhas para tudo (só nisto gasta uns 5 a 10 mil euros), vai precisar de arquitecto e engenheiro e quando a casa estiver pronta vai pagar uns 800 euros de IMI (ou mais).

Remodelação total: aproximadamente 3 a 4 meses, se não fizer alterções à fachada não precisa de licenças, nem de engenheiro, nem de arquitecto e não tem de dar cavaco à câmara nem pagar taxas e taxinhas. Apesar de ter reconstruido a casa e ela ter ficado nova, paga IMI como se fosse uma casa muito velha (pagará uns 300 a 400 euros)
      Estas pessoas agradeceram este comentário: surfaratendencia, GMCQ
    •  # 9

Colocado por: surfaratendenciaAs que existem mais próximas são na Quinta do Conde, Fernão Ferro, e afins (aí às dezenas)

Eu não comprava aí. Essas zonas são más (no sentido em que são dormitórios e zonas em que a casa desvaloriza muito facilmente),

Em Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Azeitão, etc. tem muita casa boa para ser reconstruída.
      De igual forma tem terrenos à venda em zonas de moradias em zonas centrais. Em Pinhal Novo há alguns terrenos à venda próximo das piscinas, numa zona de moradias.
    •  # 10

depende muito de caso para caso e do nível de reabilitação que se pretende.

no entanto acho que é consensual que se tiver poucos capitais próprios e grande parte do investimento for coberto por um empréstimo bancário que é mais arriscado construir de raiz. Não que seja impossível mas ter que comprar um terreno, fazer um projecto, andar com o dinheiro à frente na construção, torna-se um processo mais penoso do que comprar uma casa já feita e depois fazer alguma pequenas obras.
    •  # 11

Colocado por: marcoaraujo

Construção de raíz: aproximadamente 2 anos (mesmo em loteamento), muita burocracias, licenças, taxas e taxinhas para tudo (só nisto gasta uns 5 a 10 mil euros), vai precisar de arquitecto e engenheiro e quando a casa estiver pronta vai pagar uns 800 euros de IMI (ou mais).

Remodelação total: aproximadamente 3 a 4 meses, se não fizer alterções à fachada não precisa de licenças, nem de engenheiro, nem de arquitecto e não tem de dar cavaco à câmara nem pagar taxas e taxinhas. Apesar de ter reconstruido a casa e ela ter ficado nova, paga IMI como se fosse uma casa muito velha (pagará uns 300 a 400 euros)

Estará sempre limitado as divisões, e pode ir encontrando surpresas.
    •  # 12

Colocado por: pc ferreira

Estará sempre limitado as divisões, e pode ir encontrando surpresas.

Faz as divisões que quiser. No limite manda todas as paredes interiores abaixo e deixa só a fachada.
    •  # 13

Colocado por: marcoaraujoFaz as divisões que quiser. No limite manda todas as paredes interiores abaixo e deixa só a fachada

Não esquecer que para alterar a estrutura da cobertura para um material diferente já são necessárias licenças.
    •  # 14

Colocado por: marcoaraujo

Faz as divisões que quiser. No limite manda todas as paredes interiores abaixo e deixa só a fachada.

Mesmo que altere a estrutura?
    •  # 15

Colocado por: pc ferreira

Mesmo que altere a estrutura?

Sim. Teoricamente para isso precisa de um engenheiro e de um projecto. Na prática toda a gente faz isso sem engenheiro e sem dar cavaca a ninguém.
    •  # 16

Colocado por: Nuno Nunes
      Não esquecer que para alterar a estrutura da cobertura para um material diferente já são necessárias licenças.

Na prática ninguém faz isso. Uma em cada mil pessoas deve pedir licença. As restantes 999 fazem-no sem ninguém saber.
    •  # 17

Muitíssimo obrigado pelas vossas opiniões. Para ser sincero, nem nunca me passou pela cabeça remodelar, nem sequer tenho procurado essa opção. Acho é estranho que o processo burocrático seja tão demorado! Então, na vossa opinião, não vale a pena estar a pagar o valor acrescido de um loteamento?
    •  # 18

Nem sempre vale a pena ir para um loteamento, até porque por vezes têm regulamentos bastante restritivos.

Quanto a remodelações, depende muito do estado do imóvel e da capacidade de adaptação às suas necessidades. Mas se procurar bem é possível encontrar boas oportunidades, e é de facto possível evitar muita burocracia com licenciamentos em muitos casos. No entanto é boa ideia fazer uma análise técnica com alguma profundidade. Também há muito gato a ser vendido por lebre...

Se tiver requerimentos muito pessoais talvez a hpótese de construir de raiz seja mais indicada...

Cpts
    •  # 19

Colocado por: tiagotNem sempre vale a pena ir para um loteamento, até porque por vezes têm regulamentos bastante restritivos.

Quanto a remodelações, depende muito do estado do imóvel e da capacidade de adaptação às suas necessidades. Mas se procurar bem é possível encontrar boas oportunidades, e é de facto possível evitar muita burocracia com licenciamentos em muitos casos. No entanto é boa ideia fazer uma análise técnica com alguma profundidade. Também há muito gato a ser vendido por lebre...

Se tiver requerimentos muito pessoais talvez a hpótese de construir de raiz seja mais indicada...

Cpts

Infelizmente a análise técnica imobiliária não é o meu forte :)
      Já agora, o que pensam das soluções casa pronta da Era? Em tempos pesquisei sobre o tema no fórum, e havia duas grandes opiniões:
      - Os preços não são assim tão baixos;
      - As coisas correram mal numa das filiais no Norte, o que é preocupante.

Há novidades relativamente a este tema? Seduz-me a preocupação mínima com as questões burocráticas, pela falta de tempo que tenho e pela falta de conhecimento imobiliário. Eles colocam no site uma série de requisitos de construção que são seguidos, mas para quem percebe pouco ou nada do assunto tanto pode ser um bom serviço como uma coisa perfeitamente banal. Deixo o link:
      http://www.casaproera.pt/pt/conteudos/conteudo/id/20.html
    •  # 20

Não tenho nenhum feedback sobre o serviço, no entanto, boa parte do trabalho na construção será do arquitecto ou empreiteiro e acho preferível não delegar responsabilidades num intermediário que poderá trazer problemas acrescidos, embora possa ser agradável esta "camada" de apresentação.

0.0224 seg. NEW