Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A discussão é sempre algo saudável quando feita com inteligência e sem moralidades intelectuais, que eu acho que se está a ter, trocar pontos de vista diferentes com um objectivo em comum, o ambiente. Porque ninguém no seu perfeito juízo pode achar que poluição é uma coisa boa, todos são unânimes que o ambiente é importante.

    Os países desenvolvidos têm uma maior consciência ambiental porque, por norma, as pessoas têm uma qualidade de vida que lhes permite ter outras preocupações que a simples sobrevivência. Uma das melhores formas de se reduzir o impacto ambiental é dar melhores condições de vida a todos os seres humanos.

    Pessoalmente quando vejo "símbolos" da ecologia, fico sempre muito céptico quanto a isso. Uma coisa fascinante que li é que as empresas petrolíferas são as que mais investem em paneis solares, em empresas que as fabricam e aplicam. Pode parecer um contra-senso da parte deles ou até mesmo um gesto de preocupação ambiental, contudo não é, com a mudança de um país das suas fontes de energia para solar ou eólica, é necessário ter centrais que possam colmatar falhas de forma muito rápido a quebra da produção de energia e o que usam nessas centrais é gás natural.

    Um exemplo do que acabei de dizer é a Alemanha, que desde que começou a desactivar centrais nucleares e a passar para fontes renováveis aumentou as suas emissões de CO2 para o ambiente, pois têm que queimar mais gás natural.
  2.  # 2

    Colocado por: CMartinNem todos temos perfil para sermos Gretas, mas acho um bom princípio moral dar apoio às Gretas, e fazer a nossa pequena parte.


    Acho um mau principio dar apoio às "Gretas deste mundo", pois parecem-me cata-ventos inconsequentes. Preferiria que se ouvissem uma rede de cientistas com opinião quase unânime.

    A minha posição é mais ou menos esta:

    https://corta-fitas.blogs.sapo.pt/alteracoes-climaticas-6792031

    a qual acho equilibrada.

    Cumprimentos.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro_MoreiraRelativamente aos plásticos, para um produto que dizem que não é Bio-degradável, pois demora centenas de anos a desaparecer como é possível existirem tantos micro-plásticos? Desde a invenção dos polímeros ainda não passou tempo suficiente para a primeira peça de plástico degradar-se, pelos vistos alguém fez mal as contas


    a) Já são produzidos como micro-plásticos desde o primeiro momento;
    b) Restos de maquinação/produção;
    c) Erosão (cursos de água, mares, etc...)

    E ainda não deixaram de ser plásticos...
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  4.  # 4

    Colocado por: ClioII

    a) Já são produzidos como micro-plásticos desde o primeiro momento;
    b) Restos de maquinação/produção;
    c) Erosão (cursos de água, mares, etc...)

    E ainda não deixaram de ser plásticos...


    A minha área de trabalho são plásticos, micro-plásticos são partículas invisíveis a olho nu, são partículas mais pequenas que 0.001mm, este tipo de partículas não aparecem em restos de produção. Os plásticos são usados desde 1950 em diante e só agora estão preocupados com os resíduos.

    Quando se fala em incineração é mau pelo CO2, quando se fala nos aterros dizem que contamina os solos e que vai ficar ali para sempre, o problema dos ambientalistas é que parecem crianças mimadas, reclamam e querem querem, mas não apresentam soluções. Todos dizem que está mal mas as soluções não são apresentadas.

    Existem usos exagerados de plásticos, em questões de embalagens com as películas transparentes, a serem usadas e abusadas, mas os consumidores continuam a comprar este tipo de produtos
  5.  # 5

    Se fosse económico e viável, acho que se poderia mandar para o espaço o lixo, penso que sendo o universo infinito não iria fazer mossa :)

    há tempos vi na tv uma cidade qualquer, acho que no norte da europa, que reciclava toda a espécie de lixo e de uma forma sustentável.
  6.  # 6

    Sim na Suécia ou Finlândia tinham sistemas automáticos que separavam todo o lixo e o que não puder ser reciclado era queimado para produção de energia.

    O grande problema da reciclagem do plástico é que numa simples garrafa existem sempre no mínimo 2 matérias primas diferentes, a garrafa e a rolha, que se forem misturadas não podem voltar a ser processadas pelos métodos convencionais. Existem produtos em que podem ser aplicadas, por exemplo aquelas bases que se usam para as redes metálicas, existe em betão ou cimento, mas podem ser feitas com este "lixo" e cola para aglomerar tudo. Contudo nunca houve grande investimento em como se aproveitar o plástico que vai parar aos contentores
    • ClioII
    • 4 setembro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: Pedro_Moreira
    O grande problema da reciclagem do plástico é que numa simples garrafa existem sempre no mínimo 2 matérias primas diferentes, a garrafa e a rolha, que se forem misturadas não podem voltar a ser processadas pelos métodos convencionais. Existem produtos em que podem ser aplicadas, por exemplo aquelas bases que se usam para as redes metálicas, existe em betão ou cimento, mas podem ser feitas com este "lixo" e cola para aglomerar tudo. Contudo nunca houve grande investimento em como se aproveitar o plástico que


    Pelo menos há 30 anos que ouço falar no problema dos plásticos, logo não me parece que seja uma moda "de ontem" (30 anos em 70 é significativo). Que o problema se tem agravado, tem.

    Os plásticos têm essa coisa irónica de serem extremamente polivalentes, duráveis, e simultâneo de preço baixo que pode ser usado como descartável.

    Acabo por me rever na sua última frase: vou ao supermercado e compro produtos como qq outro: frutas e legumes em sacos plásticos, iogurtes em copinhos de plástico, detergente da roupa em garrafões de plástico. E depois "assusto-me" com a quantidade de plástico com que o meu pequeno agregado familiar (4 almas) enche rapidamente o balde da reciclagem. Tudo descartável. Sim, vai para a reciclagem (é um início) mas está longe de ser uma solução abrangente mesmo olhando apenas para os RSU (há muito plástico que não pode e não é reciclado).
    • FFAD
    • 4 setembro 2019

     # 8

    só 2% do plástico separado para recilagem é efectivamente reciclado!

    a solução passa mesmo por não usar ou reutilizar o máximo possível o plástico...
  7.  # 9

    na reportagem que vi, era tudo aproveitado, inclusive o lixo orgânico era aproveitado para fazer uma espécie de adubo que se tornou famoso lá pela região.
    ou seja eles tinham um sistema que conseguia separar tudo.
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 10

    Colocado por: FFADsó 2% do plástico separado para recilagem é efectivamente reciclado!

    a solução passa mesmo por não usar ou reutilizar o máximo possível o plástico...


    Sim, passar a usar o plástico como material durável que é, e não como descartável.

    Já há por aí umas lojas que vendem detergentes, shampoos e outras coisas a granel: o comprador leva o que quiser de casa (o frasco de plástico antigo, ou um de vidro, etc...) e compra o que quer a granel sem que essa compra produza mais um garrafão de plástico para o lixo.

    Para já ainda são pequenas ideias muito viradas para o eco-vegan-hippie-whatever, ainda não atingiu (e estará longe de atingir) o mainstream.

    Não deixa de ser irónico, pois era mesmo isto que se fazia antes das embalagens de plástico descartáveis baratas. Arroz a granel, feijão a granel, sabão de barra a granel, etc.
  9.  # 11

    Será que a solução é regredir? Não me lembro de ouvir pessoas com 70 e 80 anos dizer que no antigamente é que viviam bem. As embalagens aparecem também por imposição de muitas normas de higiene e segurança alimentar. Uma industria que polui imenso os oceanos com plásticos é a das pescas, as redes, cordas, armadilhas.. mas qual a solução a não ser plástico? Produtos derivados de componentes naturais são muito mais caros e não aguentam as exigências do mar. Não há soluções mágicas para problemas complexos, porque enquanto os ricos é indiferente se gastam 5 ou 10 num bem essencial, 80% da população faz contas a vida e um aumento do custo dos produtos tem implicações sérias na qualidade de vida e saúde das pessoas
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro_MoreiraSerá que a solução é regredir? Não me lembro de ouvir pessoas com 70 e 80 anos dizer que no antigamente é que viviam bem. As embalagens aparecem também por imposição de muitas normas de higiene e segurança alimentar. Uma industria que polui imenso os oceanos com plásticos é a das pescas, as redes, cordas, armadilhas.. mas qual a solução a não ser plástico? Produtos derivados de componentes naturais são muito mais caros e não aguentam as exigências do mar. Não há soluções mágicas para problemas complexos, porque enquanto os ricos é indiferente se gastam 5 ou 10 num bem essencial, 80% da população faz contas a vida e um aumento do custo dos produtos tem implicações sérias na qualidade de vida e saúde das pessoas


    Tens razão em tudo o que dizes: as coisas estão interligadas e não há uma solução mágica "one size fits all".

    Eu aqui não lhe chamaria regredir, mas reduzir/reutilizar. Um pouco à semelhança dos "bans" dos sacos plásticos no supermercado. As pessoas no horizonte de um ano adaptaram-se quase a 100% a usar o saco resistente de polipropileno: lá está, não eliminou o plástico, mas este é reutilizado vezes e vezes sem conta, e no fim de contas reduz-se o volume de descartável.

    Não me parece que seja uma regressão nem que diminua a qualidade de vida. As pessoas de 70 e 80 anos queixam-se muito das dificuldades do antigamente (e com razão) mas não era das embalagens da mercearia!

    Entenda-se: como qualquer outro material, o plástico tem defeitos e virtudes. Como qualquer material, um plástico pode ser a melhor solução possível para um dado problema, mas uma solução terrível para outro problema qualquer. Isto é verdade para qq coisa, não tenho pendor "religioso" contra/favor dos plásticos.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, desofiapedro
    •  
      CMartin
    • 4 setembro 2019 editado

     # 13

    Colocado por: CaravellePreferiria que se ouvissem uma rede de cientistas com opinião quase unânime.
    Acho que nunca tiveram a oportunidade de serem devidamente ouvidos. Não sei porque razão. Concordo consigo seria o ideal, e se pudessem com "no strings attached".
    Veio o Al Gore dar-lhes voz supostamente e sobre ele rapidamente coube levantar as tais suspeitas de agenda pessoal.
    Agora veio a Greta Thunberg e surge com a mesma rapidez exactamente indiciar a mesma suspeita de agenda pessoal.
    O Trump diz que não se passa nada com o clima na sua guerra comercial com a China nem lhe dava jeito nenhum isso precisamente.
    Por isso, por uns e outros, por tudo, a minha decisão cabe ao lado deste ditado chinês "A altura ideal para plantar uma árvore foi há 10 anos, a segunda altura ideal é agora".
    De resto não sou de extermismos, mas fazer mal ao ambiente não pode ser algo moralmente aprovado. Como qualquer mal que se faça não pode. No fundo, é muito simples.
  11.  # 14

    Querem ver que o Trump ainda vai ser o grande defensor do clima ao travar a produção do "lixo" chinês.
    •  
      CMartin
    • 4 setembro 2019 editado

     # 15

    Colocado por: CMartinDia 20 de Setembro é a greve, global, contra as alterações climáticas.

    Corrijo, é de 20 a 27 de Setembro.
    https://globalclimatestrike.net/
    Vamos ver se já se chegou ao mainstream.
  12.  # 16

    Colocado por: CMartin
    Corrijo, é de 20 a 27 de Setembro.
    https://globalclimatestrike.net/
    Vamos ver se já se chegou ao mainstream.


    Quando tiver condiçoes para comprar um carro electrico que me sirva junto-me a essa greve lobbista.
    •  
      CMartin
    • 4 setembro 2019 editado

     # 17

    Colocado por: WardrunaQuando tiver condiçoes para comprar um carro electrico que me sirva junto-me a essa greve lobbista.

    Cada pessoa deve fazer o que acredita ser o melhor. É uma opção que sempre nos assiste. E claro que cada cabeça, sua sentença.
  13.  # 18

    Colocado por: CMartin
    Cada pessoa deve fazer o que acredita ser o melhor. É uma opção que sempre nos assiste.


    Exato, bandeirinhas e caminhadas nunca resolveram nada, mas se oferecerem um tesla eu passo a acreditar que resolve e até me junto as manifs 😁

    Estou farto de ver empresas lucrativas com continuas campanhas de açao e responsabilidade social. Depois nos bastidores a conversa é de arranjar maneira de explorar e despachar os seus trabalhadores.
    Concordam com este comentário: smart
    •  
      CMartin
    • 5 setembro 2019 editado

     # 19

    Não vá pelas empresas, ou pelas bandeirinhas. Vá pela sua cabeça. É isso que estou a dizer precisamente, pela sua própria consciência. Nunca andamos pelo que pensam os outros no fundo. Pensamos por nós, com base no que apreendemos ao nosso redor. Também é simples. Complicam tudo. Se o fazem ou se fazem algo é porque assim acham correcto, por vocês mesmos e para vocês mesmos, não para agradar ou desagradar a outros.
    Concordam com este comentário: ClioII, Anonimo1710, desofiapedro
 
0.0249 seg. NEW