Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Tenho uma questão que me parece, do meu ponto de vista, um bocado caricata.
    Comprei casa e o gás natural já estava instalado e a funcionar visto que antes de comprar morava lá um casal. Eu pensei que desse para fazer só passagem de nome no contrato, mantendo o mesmo. Mas não, os antigos donos foram obrigados a cessar o contrato e eu tive que fazer um novo pagando 75€.
    Depois a vestoria foi de 60€ :(

Será legal obrigar a um novo contrato?
  2.  # 2

Ao contrário da água ou da electricidade que não exigem vistorias aquando da mudança de contrato, o gás já o exige.
    Supondo que a sua questão de maior seria a de poupar pelo menos o valor do pagamento do novo contrato, fazendo para tal apenas a passagem de nome e pagar menos (como acontece na água e julgo que na electricidade), obtém aí mesmo a sua resposta.
    Se é exigida uma vistoria a cada mudança de contrato (nome), logo terá de ser elaborado um novo contrato e não apenas uma mudança de nome de contrato, que por si dá lugar de imediato a um pedido de vistoria á instalação de gás, para verificação da estanquicidade da mesma.

Se me perguntar se acho correcto, talvez não ache correcto por um lado, uma vez que uma passagem de nome apenas poderia dar origem a uma vistoria na mesma, mas isto tem muitas outras coisas por detrás que a sra. desconhece e muitas outras mais que eu próprio desconheço também.

De qualquer da formas e porque eles só ligam o gás após o cliente ligar todos os aparelhos á rede de gás, para depois então efectuarem os testes á estanquicidade da ligação, e ao monóxido de carbono (se bem que me parece que não existe nenhuma norma que diga que para os testes serem efectuados e se abrir o gás, os aparelhos tenham de estar no local e ligados á rede, e porque a responsabilidade de quem vai efectuar esses testes diz apenas respeito ao que na altura estava no local instalado ou não), essa é uma prática (exigência) corrente das empresas que fazem as vistorias de gás (GASMED entre nuitas outras), que sem que esses requisitos estejam cumpridos, eles não ligam o gás.
    No fundo a pretensão deles, por um lado é assegurar que a sua ligação de gás é segura, efectuando as medições necessárias para tal, mas ninguém lhes garante que você ou qualquer outra pessoa, possa mudar os aparelhos após a vistoria ou alterar seja aquilo que fôr, mas no caso de isso acontecer, a responsabilidade deles é nula, uma vez que é elaborada uma ficha de vistoria que contém os aparelhos instalados á altura, as condições etc.
    Por outro lado, e devido á construção em Portugal e nomeadamente no que a exaustões e ventilações diz respeito não era nem de perto nem de longe tida em conta, e uma vez que com a introdução do gás natural em Portugal passou a existir uma legislação que veio trazer uma segurança ao consumidor, passámos a ter situações caricatas em que muitas vezes existem apartamentos onde nem se devia ligar gás sem que fossem feitas obras, para que houvesse essa segurança.
    Hoje em dia, ainda se vê situações de prédios novos acabados de construir, que chumbam logo á 1ª quando essa vistoria é feita, por excesso de monóxido de carbono, falta de ventilações, e ligações á conduta de exaustão que deus nos valha.

Por fim, julgo que poderia ser facilitada pelo menos a parte da mudança de nome tornando as coisas menos dispendiosas para o cliente, mas dando origem na mesma a uma vistoria obrigatória, que caso o cliente não esteja em casa (como por exemplo uma forma de a evitar, á sempre espertalhões para tudo), o gás seja desligado e as válvulas de corte seladas, pagando depois o cliente o valor da reabertura do mesmo e nova deslocação da entidade inspectora, como forma de desmotivação a qualquer manobra por parte do cliente, por forma a evitar esta inspecção.

Se reparar quem usa garrafas de gás não manda fazer qualquer inspecção á instalação, e a responsabilidade da entidade que lhe vende o gás é nula, uma vez que quem lhe entrega as bilhas á porta não tem qualquer responsabilidade sobre a sua instalação, ou onde vai comprar as garrafas de gás também não tem nada a ver com o fim que lhes vai dar.
    No entanto existe legislação em vigor, que diz que estas instalações devem ser vistoriadas, e que deve mudar as mangueiras de gás de 5 em 5 anos (ver prazo de validade na borracha de gás e se cumpre a norma respectiva em vigor), e alguém faz isso?
    Pois, ninguém faz e depois se houver um azar a companhia de seguros procura logo a forma de não pagar etc etc.

Cumps
  3.  # 3

Só não entendo o porquê de pagar 75€ pelo contrato. A vestoria eu entendo perfeitamente.
    •  
      FD
    • 20 abril 2009

# 4

Colocado por: lmsf_28Só não entendo o porquê de pagar 75€ pelo contrato.

Porque podem... :P

Eu também fiquei chateado quando o SMAS da Amadora me cobrou 50€ para alterar o titular de um contrato, dois campos na base de dados, feito em 2 minutos, mas... quem pode, pode.

É o conhecido "pagas e não bufas".
  4.  # 5

Colocado por: FD
    Colocado por: lmsf_28Só não entendo o porquê de pagar 75€ pelo contrato.

Porque podem... :P

Eu também fiquei chateado quando o SMAS da Amadora me cobrou 50€ para alterar o titular de um contrato, dois campos na base de dados, feito em 2 minutos, mas... quem pode, pode.

É o conhecido "pagas e não bufas".

É o país que temos... só o que paguei de contrato e vestoria dava-me para pagar o gás durante um ano. Xulos
  5.  # 6

Boas,a mim o que aconteceu foi que a inspecção nao passou,ai foram logo 40 euros, por um lado foi bom porque ainda nao fiz novo contrato e pus me a pensar na solução do termoacumulador e placa/forno electrico,ainda nao me decidi mas já fiz uma boa pesquisa e penso que nao será uma má opção voçês nunca puseram essa hipotese?o que acham?
  6.  # 7

Fnarciso, possível é sempre, desde que tenha uma conta recheada, para prevenir futuras obras a fazer quando optar por essa via.

E olhe que quando fôr comprar a placa e o forno, na loja é tudo facilidades (sabe é que eles só vendem, não instalam), depois chame lá o instalador e se este fôr responsável e perceber daquilo que faz, logo verá o que ele terá para lhe dizer.

Se calhar o melhor e para se prevenir é fazer o circuito inverso, primeiro chama o instalador, e depois logo se decide.

Cumps.
  7.  # 8

Quando comprei o meu apartamento, tinha ligado água e gás e para mudar o nome dos contratos, paguei uma nova ligação em cada situação, embora apenas tenham ido fazer a inspecção ao gás natural, no contador da água nem lhe tocaram, no da luz mexeram para baixar a amperagem quando foram ligar ai tudo bem que pagasse uma nova ligação, mas no gás e água fui roubado, mas é a tal coisa, a gente precisa tem que se sujeitar.
  8.  # 9

Eu na água foi mudar de nome apenas e não foi caro, acho que foram 20 e tal €, porque era apenas mudança de nome, e não havia instalação nem a água estava cortada.
    Na luz foi só mudar o nome, e acho que não paguei nada, uma vez que a potência contratada era igual á que estava, foi levar a contagem de ambas.

No gás é que é diferente, e aí já me esfolaram o papel, mas também nem lhes dei direito a chumbarem na 1ª visita, isto eu porque sei como é e o que é necessário para estar tudo em condições, além de que não tenho exaustor (sou alérgico a essas coisas, e as condutas de exaustão em portugal decididamente não são e não eram projectadas para terem exaustor e esquentador ou caldeira a trabalhar, salvo raras excepções, e entradas de ar nas cozinhas com exaustor á poucos anos atrás nem existiam, bem como as que existiam não tinham capacidade de reposição do ar sugado pelo exaustor).
  9.  # 10

Colocado por: Barba Negrau na água foi mudar de nome apenas e não foi caro, acho que foram 20 e tal €, porque era apenas mudança de nome, e não havia instalação nem a água estava cortada.
    Na luz foi só mudar o nome, e acho que não paguei nada, uma vez que a potência contratada era igual á que estava, foi levar a contagem de ambas.

No gás é que é diferente, e aí já me esfolaram o papel, mas também nem lhes dei direito a chumbarem na 1ª visita, isto eu porque sei como é e o que é necessário para estar tudo em condições, além de que não tenho exaustor (sou alérgico a essas coisas, e as condutas de exaustão em portugal decididamente não são e não eram projectadas para terem exaustor e esquentador ou caldeira a trabalhar, salvo raras excepções, e entradas de ar nas cozinhas com exaustor á poucos anos atrás nem existiam, bem como as que existiam não tinham capacidade de reposição do ar sugado pelo exaustor).

A minha cozinha tem entradas de ar, sem exaustor e passou na perfeição.
  10.  # 11

Qual o valor de uma vestoria para uma instalação nova de gás natural?

0.0170 seg. NEW