Iniciar sessão ou registar-se
    • zobac
    • 17 abril 2009 editado

# 1

No IRS e surgiu um campo novo… preparem-se para mais uma despesa...Quando submeterem IRS irão verificar a existência de um campo novo no Anexo H, campo dados dos imóveis, sobre a certificação energética: se tem ou não classificação "A+" ou "A". Obviamente que a maioria não tem certificação, logo o campo a preencher é o NÃO.
    Dizem que este campo não terá penalização no valor a ser reembolsado! Mas ... façam a v/simulação com o sim e com o não e verão que o valor a ser
    reembolsado será menor.. logo seremos penalizados!!! (mais ou menos entre 50€ a 100€ a menos) Se não tivermos a certificação seremos penalizados todos os anos.. se a pedirmos gastamos +-200€ num ano mas fica válida por vários anos (não sei por quantos), mas só vale a pena pedir certificação se obtivermos a classificação "A" ou "A+".. o B já dá penalização. Contactei a DECO que confirmou a legalidade da situação embora concordasse que a informação explicita e da comunicação social fosse nula.... porque será?
    Abaixo está um site que vos elucidará sobre este assunto, uma vez que esta lei já existe desde 2006.... Os imóveis de luxo construídos em 2007 eram os poucos ou únicos que tinham esta certificação...
    Para este ano já não vamos a tempo de pedir a certificação, mas mesmo que tenhamos certificação só não somos penalizados no IRS se a certificação for "A" ou "A+".. se for abaixo desta classificação seremos sempre penalizados...

Quem está a construir casa, peçam a v/certificação ao construtor. O Construtor já é obrigado a dar a certificação... Na casas novas caso não tenham pré-instalação de paineis solares e/ou soluções ecológicas terão agravamento a nível de impostos (IMI....), serão consideradas casas "Não Verdes" e serão logo penalizadas nas contribuições.

www.certificacaoenergetica.com
  1.  # 2

Já li posts alarmistas, outros palermas ... mas este abusa!!!

O pessoal não é penalizado ... só não é beneficiado, ou seja, se o imóvel for classificado como A ou A+ acresce 10% ao limite da dedução, passa de max 586 € a 644,60 €.

No meu caso não vou arranjar um certificado que fica no minimo 300 € para ter um benificio de 50 €.

Pela mesma ordem de ideias, façam filhos ... se tiverem menos de 3 anos a dedução passa de 170,40 €(+ 3 anos) para 340,80 €(- 3 anos).

Conclusão, façam filhos e não peçam certificados energéticos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  2.  # 3

Podemos colocar como despesa de venda (em irs) de um imovel a certificação energetica?
  3.  # 4

nobody?
  4.  # 5

Estas pessoas agradeceram este comentário:ifnunes

deves estar a gozar com as pessoas, não ?! ou a chamar-lhes palermas !!!

pá eu tenho 40 anos e a minha mulher 39 anos, temos 2 filhos menores ( de 7 anos e 11 anos )

comprei casa nova há 10 anos, um T3 com box para 2 carros e sem certificado energético, logo é NÃO nessa resposta....

o que eu recebo de IRS tem vindo a decrescer de ano para ano de uma forma drástica, apesar das minhas despesas com os filhos serem sempre a crescer

sabes quanto vou receber este ano ? 720 euros....sou da classe média, daqueles que vão levar uma machadada com um PEC na ordem dos 300 ou mais euros

sabes a despesa que tenho com os meus filhos ? alimentação, saúde, educação, etc...etc.... nem te passa pela cabeça
  5.  # 6

Colocado por: altar

Estas pessoas agradeceram este comentário:ifnunes

deves estar a gozar com as pessoas, não ?! ou a chamar-lhes palermas !!!

pá eu tenho 40 anos e a minha mulher 39 anos, temos 2 filhos menores ( de 7 anos e 11 anos )

comprei casa nova há 10 anos, um T3 com box para 2 carros e sem certificado energético, logo é NÃO nessa resposta....

o que eu recebo de IRS tem vindo a decrescer de ano para ano de uma forma drástica, apesar das minhas despesas com os filhos serem sempre a crescer

sabes quanto vou receber este ano ? 720 euros....sou da classe média, daqueles que vão levar uma machadada com um PEC na ordem dos 300 ou mais euros

sabes a despesa que tenho com os meus filhos ? alimentação, saúde, educação, etc...etc.... nem te passa pela cabeça

Atenção ao pessoal que se acha da CLASSE MÉDIA... Isto é um aparte...

Em Portugal com os preços no Supermercado, Com o valor dos Automóveis, Com o Valor do Combustível, Com o valor da Farmácia...

Não nos podemos Iludir...

RICOS--------------- RENDIMENTO ANUAL DE + DE 100 MIL EUROS

CLASSE MÉDIA ---- RENDIMENTO ANUAL ENTRE 60 MIL E 100 MIL EUROS

POBRES------------- OS RESTANTES....

ESTE É O MEU PONTO DE VISTA
  6.  # 7

Colocado por: kosttaPodemos colocar como despesa de venda (em irs) de um imovel a certificação energetica?

ninguem sabe?
  7.  # 8

Alguém sabe se os tectos falsos podem influenciar na classificação?
  8.  # 9

Colocado por: kostta
    Colocado por: kosttaPodemos colocar como despesa de venda (em irs) de um imovel a certificação energetica?

ninguem sabe?

Sim, creio que sim.
    Não me peça para justificar... já li isso não sei aonde.
  9.  # 10

Atenção ao pessoal que se acha da CLASSE MÉDIA... Isto é um aparte...
    Em Portugal com os preços no Supermercado, Com o valor dos Automóveis, Com o Valor do Combustível, Com o valor da Farmácia...
    Não nos podemos Iludir...

RICOS--------------- RENDIMENTO ANUAL DE + DE 100 MIL EUROS
    CLASSE MÉDIA ---- RENDIMENTO ANUAL ENTRE 60 MIL E 100 MIL EUROS
    POBRES------------- OS RESTANTES....

ESTE É O MEU PONTO DE VISTA

Como chegou a estes valores fantásticos?
    É feeling pessoal, ou baseia-se em alguma coisa?
    Parece-me um disparate pegado, mas...
  10.  # 11

Colocado por: mtiagoAlguém sabe se os tectos falsos podem influenciar na classificação?

Sim. Por um lado fazem baixar a inércia térmica. Por outro, se for no tecto que dá para o terraço, aumentam a resistência térmica da laje. Se não estavam contemplados no projecto e agora quer por, o melhor é contactar o projectista e pedir uma simulação.
    •  
      FD
    • 14 abril 2010

# 12

Colocado por: kosttaninguem sabe?

Ora, digerindo o que a DGCI diz sobre a comissão imobiliária, penso que se aplica o mesmo princípio pelo que eu, quando vender a minha vou incluir esse custo.

Nos termos do artigo 51º alínea a) do Código do IRS, para determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem os encargos com a valorização dos bens, comprovadamente realizados nos últimos 5 anos, e as despesas necessárias e efectivamente praticadas, inerentes à aquisição e alienação de direitos reais sobre imóveis

A expressão “despesas necessárias” constante da alínea a) do artigo51.º encerra alguma margem de indeterminação, pelo que cabe à DGCI proceder ao seu preenchimento, para o que terá de fazer apelo a, pelo menos três tipos de considerações fundamentais: (i) o rendimento a tributar como mais-valia deve ser, sempre que possível um rendimento líquido, (ii) dever-se-á evitar a dupla tributação económica; e (iii) ter-se-ão de acautelar eventuais esquemas de fraude fiscal.

À luz destas considerações, as despesas indissociáveis da operação de venda de um imóvel que o alienante comprovadamente suportou para a sua realização, deverão, em princípio, ser tidas em conta na determinação das mais-valias.
    Assim, uma vez preenchidos todos os requisitos necessários para demonstrar de forma inequívoca a conexão do montante pago ao mediador imobiliário com a transacção concreta que originou a mais valia tributável e estando devidamente documentada a intervenção do respectivo mediador nos termos legais aplicáveis, poderá considerar-se a comissão de intermediação como “despesa necessária” para efeitos da alínea a) do artigo 51.º do CIRS.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/32D34361-16F1-4EB2-A6A4-304AFC3AD72B/0/cirs_051_02.pdf

0.0189 seg. NEW