Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas....

É possível construir uma casa onde se utilize vigotas e os blocos que encaixam entre elas para fazer chao do piso terreo, chao do primeiro piso e tecto final? Ou seja, seriam feitas 3 lajes colocadas sobre este sistema de vigotas.

Espero nao ter sido muito confuso mas nao consigo explicar melhor a dúvida pois nao percebo nada de construção.
  2.  # 2

Colocado por: xannoBoas....

É possível construir uma casa onde se utilize vigotas e os blocos que encaixam entre elas para fazer chao do piso terreo, chao do primeiro piso e tecto final? Ou seja, seriam feitas 3 lajes colocadas sobre este sistema de vigotas.

Espero nao ter sido muito confuso mas nao consigo explicar melhor a dúvida pois nao percebo nada de construção.

Ou seja lajes aligeiradas de vigotas e blocos de betão/cerâmica no piso térreo (sobre caixa de ar eventualmente), piso intermédio e cobertura. É isso ?
    Se for não há problema, é um sistema muito comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xanno
  3.  # 3

Sim, é exactamente assim. E também com caixa de ar. Já agora, as caixas de ar podem ficar "ocas", ou deve ser sempre colocada brita para preencher esses espaços?
  4.  # 4

xanno.. mas porque se está a preocupar com esses detalhes!?. Tem de perguntar a melhor solução para o seu caso ao Coordenador de projectos.... do seu projecto. Depois é que vem a obra...
  5.  # 5

Colocado por: xannoSim, é exactamente assim. E também com caixa de ar. Já agora, as caixas de ar podem ficar "ocas", ou deve ser sempre colocada brita para preencher esses espaços?

Na minha opinião "devem" ficar ocas e com aberturas para ventilar (falando de caixas de ar de pavimento).
    Agora o Pedro Barradas tem razão. Isto são coisas que antes devem ser faladas com os técnicos do projeto, existem situações onde não recomendo a solução de lajes apresentada.
  6.  # 6

Colocado por: xannoBoas....

poder pode, existem muitas casas feitas dessa forma, a lage do tecto final se não for aproveitar o sotão pode ser mais "fraca" já que não vai suporta peso em cima, mas isso alguem da area pode explicar melhor.

agora não recomendo este sistema sem um bom isolante sonoro entre os pisos senão ouvesse tudo, numa moradia uni-familiar ainda que vai, agora o problema é quando se fazem moradias num unico prédio. Sofro desse mal na casa que habito, uma casa construida com esse sistema mas sem nenhuma preocupação em isolar o som entre os pisos. felizmente são apenas dois pisos e eu moro em cima, mas mesmo com cuidado a vizinha de baixo sofre um bocado. eu sei, porque já morei em baixo e assim que a casa de cima ficou livre mudei-me logo.
  7.  # 7

Colocado por: Nuno NunesNa minha opinião "devem" ficar ocas e com aberturas para ventilar

Na minha opinião não!
    • xanno
    • 17 novembro 2015 editado

# 8

A habitação será uni-familiar, cave/garagem , res do chao e primeiro andar. Devo optar pelo sistema de vigotas e caixa de ar mas nao quero fazer a ventilação com aberturas para nao fragilizar de alguma forma a estrutura das vigas.

Neste momento nao há coordenador de projectos. Estou na fase em que o arquitecto está quase a terminar a planta, onde depois haverá a intervenção do engenheiro para que haja uma sintonia perfeita entre a estética e a estrutura.
  8.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Na minha opinião não!

Porque nao zedasilva?
  9.  # 10

Colocado por: xannoDevo optar pelo sistema de vigotas e caixa de ar mas nao quero fazer a ventilação com aberturas para nao fragilizar de alguma forma a estrutura das vigas.

Isso nunca vai acontecer...a ventilação a efectuar não tem nada a haver com frgilizar ou não a laje.

Se vai levar cave, não precisa estar preocupado com a caixa de ar ( pressupondo que a cave/ garagem abrange todo o piso 0)
  10.  # 11

Este pessoal não tem mais nada com que se preocupar.
    A estrutura do edifício é da responsabilidade de um engenheiro, e este tem a obrigação de projectar a solução que for mais económica.
  11.  # 12

Exactamente. A garagem nao abrange a totalidade do piso 0.

Recorte Casa

0.0096 seg. NEW