Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para fazer novos contratos com os com os meus inquilinos depois de terem aceite os valores dos aumentos quais os passos seguintes?
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 2

Colocado por: hventuraPara fazer novos contratos com os com os meus inquilinos depois de terem aceite os valores dos aumentos quais os passos seguintes?

É fazer novo contrato com a renda atual .
  2.  # 3

Colocado por: hventuradepois de terem aceite os valores dos aumentos quais os passos seguintes?

É só eles pagarem as novas rendas e você passar os recibos correspondentes.
    Foi tudo feito com comunicações escritas, não foi ?

Depois, não esquecer as obrigações fiscais.
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 4

Colocado por: JOCOR
    É só eles pagarem as novas rendas e você passar os recibos correspondentes.

Não é preciso fazer novo contrato,?

Se for electronicamente tem q pelo menos substituir o contrato correto?
  3.  # 5

Colocado por: jccpNão é preciso fazer novo contrato,?

Não. Aliás os inquilinos poderiam recusar-se a assiná-lo. E o senhorio com novo contrato teria que pagar o Imposto de Selo respectivo, coisa que não se compreenderia para contratos já celebrados há muitos anos.

Colocado por: jccpSe for electronicamente tem q pelo menos substituir o contrato correto?

Deve registá-los no Portal das Finanças indicando a antiguidade de cada um deles. Se já os tinha registados e as rendas foram alteradas depois do registo, deve indicar nesses contratos as alterações havidas (o valor da renda).
    Concordam com este comentário: jccp
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 6

Eu tinha 4 inquilinos com rendas antigas mas agora só tenho dois pq 2 já saíram dali para a santa casa.

Estou tentado a aumentar a renda aos outros dois mas são idosos conhecidos a reforma é pouca e não percebem nada de finanças nem de apoios do estado sobre subsídios de renda,para dizer a verdade o apoio á renda de casa é tão confuso q nem eu próprio sei se vale a pena

Já uns anos fiz um acordo para aumentar a renda de 20€ para 150 durante dez anos que está a terminar para o ano,o que quer dizer q para o ano já posso aumentar a renda

Segundo percebo,como teem mais de 65 e ganham abaixo do estipulado por lei para aumentar a renda livremente, pelo q teria de me contentar com 1/15 avós do valor do imóvel que nestes casos são um de trinta mil e outro de 35 mil...já estive a fazer as contas por alto e acho que o melhor é estar quieto não vão eles pedirem me para fazer obras

Qual é a sua opinião caro jocor

Pelas minhas contas acho q o máximo q poderia aumentar era na casa dos 200€,não sei se estou a fazer bem as contas
  4.  # 7

Colocado por: jccp

Não é preciso fazer novo contrato,?

Se for electronicamente tem q pelo menos substituir o contrato correto?

Só tem de fazer uma adenda ao contrato actual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hventura
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 8

Colocado por: marcoaraujo
    Só tem de fazer uma adenda ao contrato actua

Nos contratos electrónicos não há essa opção só há opção alterar ou substituir
  5.  # 9

Colocado por: marcoaraujoSó tem de fazer uma adenda ao contrato actual.

E onde está o contrato? Feito por escrito há 20 ou 30 anos ou feito verbalmente (há poucos anos atrás não era obrigatório fazer contratos escritos).

Mas agora as alterações havidas (que na maior parte deram em aumentos) foram feitas por escrito. E os recibos também.
  6.  # 10

Colocado por: jccpQual é a sua opinião

No caso da casa que tem o VPT de 30.000 euros a renda só poderá chegar aos 166 euros. No outro caso (de 35.000) a renda pode chegar aos 194 euros. Tanto num caso como no outro só daqui a um ano é que iria começar o processo do aumento, o que levaria a que daí a 5 anos eles pudessem pedir o subsídio de renda ao Estado para lhe pagarem a nova renda. Entretanto continuariam a pagar a mesma renda. Isto contando que não irá haver alterações na questão da atribuição do subsídio de renda.

Se não fizer nada sempre poderá ir aumentando umas pinguinhas por ano correspondentes à inflação (mais ou menos). Para 2016 será 0,16%; no ano seguinte prevê-se cerca de 1% ...
    Relativamente às obras que eles lhe poderão "reivindicar", você é que sabe.
    Concordam com este comentário: jccp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jccp
  7.  # 11

tenho uma minuta posso fazer os novos contratos no word?
    Depois de assinados tenho que ir ao cartório regista-los o basta ir a pagina das finanças ?
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 12

Colocado por: JOCORvocê é que sabe

Pois , acho q não vou mexer nisto...

Obrigado
    Concordam com este comentário: JOCOR
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 13

Colocado por: hventuratenho uma minuta posso fazer os novos contratos no word?
    Depois de assinados tenho que ir ao cartório regista-los o basta ir a pagina das finanças ?

Mas você está isento de passar recibos electrónicos?
  8.  # 14

Colocado por: hventuraDepois de assinados tenho que ir ao cartório regista-los o basta ir a pagina das finanças ?

Tem que os submeter no portal das finanças.

É mais fácil do que fazer no Excel... :) Não perdia nada em fazer um contrato em condições mas cada um sabe de si... às vezes poupa-se 50 para depois ter que gastar 5000...

Cumps
    •  
      jccp
    • 18 novembro 2015

# 15

Se não estiver isento basta registar na página das finanças e em princípio recebe logo uma guia para pagar o imposto selo por multibanco
  9.  # 16

Colocado por: hventuraPara fazer novos contratos com os com os meus inquilinos depois de terem aceite os valores dos aumentos quais os passos seguintes?

tenho uma minuta posso fazer os novos contratos no word?
  10.  # 17

Pode.

Colocado por: hventuraDepois de assinados tenho que ir ao cartório regista-los o basta ir a pagina das finanças ?

No Portal das Finanças regista o contrato e passam-lhe um "documento" para pagar o Imposto de Selo. Se o senhorio não tiver ainda 65 anos ou mais, terá mesmo que usar o Portal das Finanças.
  11.  # 18

Não perdia nada em fazer um contrato em condições mas cada um sabe de si... às vezes poupa-se 50 para depois ter que gastar 5000...

Estou completamente de acordo.
    Vá a um advogado para o ajudar a redigir o contrato.
    Paga 40 ou 50 euros pelo trabalho e estará mais protegido em caso de complicações. Ninguém tem um letreiro na testa a dizer "sou boa pessoa e nunca lhe vou dar problemas" e o inquilino também se poderá considerar mais protegido.
    Conselho de alguém que sabe muito bem do que fala.

0.0201 seg. NEW