Iniciar sessão ou registar-se
    • Lribas
    • 19 novembro 2015 editado

# 1

Boa tarde, tenho uma dúvida, o que será mais vantajoso para mim, valor da escritura mais alto ou mais baixo?
    Sei que para o vendedor, quanto menos, melhor, certo?
  1.  # 2

Colocado por: LribasBoa tarde, tenho uma dúvida, o que será mais vantajoso para mim, valor da escritura mais alto ou mais baixo?
    Sei que para o vendedor, quanto menos, melhor, certo?
    Fazer a escritura pelo valor real da compra. Vantagens para si: dorme descansado; pagou ao Estado o que devia pagar.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  2.  # 3

Vou comprar a casa por um valor abaixo do valor dela, faltam os acabamentos que vão ser feitos à minha conta.
  3.  # 4

Colocado por: LribasVou comprar a casa por um valor abaixo do valor dela, faltam os acabamentos que vão ser feitos à minha conta.

O dinheiro que sair das suas mãos para as mãos do vendedor é aquele que deve ficar na escritura...
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lribas
  4.  # 5

o valor da escritura tem alguma influencia no credito?
    Sei que a casa está avaliada em 127 mil, mesmo sem estar terminada no interior e o vendedor disse me que o valor da escritura teria de ser 127 mil ou menos.
  5.  # 6

Colocado por: Lribasvendedor disse me que o valor da escritura teria de ser 127 mil ou menos.

Essa pessoa não é honesta, está deliberadamente a mentir.
    Quanto menor for o valor da escritura, menos impostos ele paga, no entanto quando o valor da escritura for inferior ao valor patrimonial, ele paga impostos sobre o valor patrimonial. Por isso é que não lhe interessa que o valor escriturado seja inferior a 127mil.
  6.  # 7

Ele disse que pra ele quanto menos fosse o valor da escritura, melhor pra ele, menos impostos paga, ele só paga impostos sobre o valor da escritura, certo?
  7.  # 8

Colocado por: LribasEle disse que pra ele quanto menos fosse o valor da escritura, melhor pra ele, menos impostos paga, ele só paga impostos sobre o valor da escritura, certo?

Isso só é verdade quando o valor da escritura for superior ao valor patrimonial (avaliação feita pelas finanças), quando a escritura é inferior ao valor patrimonial, os impostos são calculados sobre o valor patrimonial.
  8.  # 9

ah, ok, obrigado pela informação.
    pra mim, o que é mais vantajoso, para o crédito não importa por quanto está avaliada a casa?
    o avaliador do banco vai avaliar e é sobre esse valor que posso pedir o crédito?
  9.  # 10

Colocado por: Lribaspra mim, o que é mais vantajoso, para o crédito não importa por quanto está avaliada a casa?

Faça com já lhe aconselharam....escritura pelo valor da compra.
  10.  # 11

Eu vou dar 110 mil e depois vou fazer os acabamentos à minha conta, talvez por volta dos 35 mil, acha que devo fazer escritura pelos 110 mil?
  11.  # 12

Colocado por: Lribasacha que devo fazer escritura pelos 110 mil?

Sim. Quando vai ao supermercado também discute o valor a facturar?
  12.  # 13

Quando vender as mais valias serão feitas tendo em conta o valor da escritura de compra e de venda. Portanto , não tem qualquer vantagem em enganar o estado. O vendedor terá, mas não o comprador.
  13.  # 14

Colocado por: Maria LuísaO vendedor terá, mas não o comprador.

O comprador também "poupa" no IMT e no IS. Isto é certo, as mais valias poderão nunca existir.
  14.  # 15

Colocado por: Picareta
    O comprador também "poupa" no IMT e no IS. Isto é certo, as mais valias poderão nunca existir.

O IMT que vou pagar é consoante o valor da escritura?
  15.  # 16

Colocado por: LribasO IMT que vou pagar é consoante o valor da escritura?

sim.

Abaixo de 92.407€ não paga IMT, acima disso, quanto maior o valor mais paga.
  16.  # 17

Colocado por: Picareta
    sim.

Abaixo de 92.407€ não paga IMT, acima disso, quanto maior o valor mais paga.

Quer dizer que se fizer escritura por 92 mil é vantojoso pra mim, nao pago IMT e desvantagens, quais são?
  17.  # 18

Colocado por: Lribas

Quer dizer que se fizer escritura por 92 mil é vantojoso pra mim, nao pago IMT e desvantagens, quais são?

Desvantagens é estar a fugir às suas responsabilidades cívicas. Faça a escritura pelo valor de compra (como todos lhe disseram) e deixe-se de esquemas trafulhas.
  18.  # 19

Mas o IMT não é com base na avaliacao?
  19.  # 20

Colocado por: pc ferreiraMas o IMT não é com base na avaliacao?

O IMT é sobre o maior dos valores, VPT ou valor escriturado no entanto quem escriturar por valores inferiores ao VPT, pode pedir às finanças para que lhe devolva o valor pago em excesso, mas para isso tem que entregar a escritura nas finanças e dar-lhes autorização para acederem às contas bancárias, e será fiscalizado pelas finanças. Já me aconteceu, mas preferi pagar mais IMT do que ter a contabilidade da empresa a ser vasculhada pelas finanças. Arranjam sempre alguma coisa por onde pegar.

0.0169 seg. NEW