Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Comprei uma moradia em Lisboa, em Olivais Sul.
    Esta moradia tenciono que seja completamente remodelada.

    O meu sogro é arquitecto, e supostamente ele é que iria fazer o projecto e tudo de mais, gratuitamente.
    Mas como ele é de Loures, não tem muitos contactos em Lisboa, nem na Câmara, pelo que vou ter que prescindir dos serviços dele. E está a custar-me pagar pelos serviços de um arquitecto, porque à partida eu já estava à espera de ter esta parte gratuitamente...

    Então decidi passar para um projecto do tipo chave na mão e dirigi-me à Casa Pro Era.
    Infelizmente não gostei muito dos funcionários, nem dos preços praticados.

    E neste sentido queria perguntar por alternativas da Casa Pro Era, que sejam tão bons quanto estas, e localizadas em Lisboa.
    E que tenham experiência no Bairro de Encarnação ou Olivais, em Lisboa.

    Custa-me muito estar pagar 2200 Euros para um arquitecto fazer um pré-projecto e o levantantamento topográfico, quando nem tenho ainda a certeza se será nessa empresa que irei efectuar a obra.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Fernando,

    O seu sogro não pode fazer o projeto porque é de Loures? Parece-me frágil esse argumento.

    Se quiser fazemos nós o projeto e a nossa sede é em Aveiro, distância nunca foi nosso problema, muito menos parece-me que seja. Loures para Lisboa.

    Esqueça chave na mão, contrate uma equipa de projeto e com ajuda deles contrate empreiteiro.

    Boa sorte
    Nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

    O meu sogro não conhece bem a área dos Olivais/Bairro da Encarnação, nem tem bons contactos na câmara de Lisboa, e tem receio do aviso prévio não ser aceite e poder levar com as consequências.

    Se Loures para Lisboa é considerado um problema, então de Aveiro a Lisboa nem se fala...
  4.  # 4

    Fernando,

    Vamos por parte, um bom arquitecto projeta em todo o lado, não conhecer a zona é um disparate de desculpa, projeto bem feito bem instruído de acordo com os regulamentos todos é válido para qualquer parte.

    Se tudo estiver feito como deve ser não é cá preciso conhecimentos nenhuns, é submeter à câmara e pronto, se por algum motivo não vier deferido da primeiro verifica-se o que falhou e emenda-se.

    Falando por mim, eu nunca me formaria em arquitectura para exercer só na minha cidade. É um grande disparate isso.

    Nós temos projetos um pouco por todo o pais, e mesmo fora de Portugal.

    Tente explorar isso melhor e veja porque é que o seu sogro não quer fazer o projeto, afinal poupava uns trocos

    Acredite de Loures para Lisboa não é nada.
    Concordam com este comentário: Riscador, FernandoBarreira
  5.  # 5

    Colocado por: FernandoBarreiraEntão decidi passar para um projecto do tipo chave na mão e dirigi-me à Casa Pro Era.

    Eles também tem arquitectos? .... pensava que vendiam casas!
  6.  # 6

    Colocado por: FernandoBarreiraSe Loures para Lisboa é considerado um problema

    Eu acho é que o seu sogro não gosta muito de si :-))
    Concordam com este comentário: jorgealves, FernandoBarreira
  7.  # 7

    Vou fazer expansão da casa, portanto terá que haver licenciamento.
    E não quero esperar 8 a 9 meses, que é o prazo médio para começar as obras. Queria usar a comunicação prévia, que faz com que a obra possa começar após 22 dias úteis.
    Portanto é possível com que se possa começar a obra bastante mais cedo, usando a comunicação prévia, certo?
    E não terá de ser um arquitecto que tenha bons contactos na área de construção e em Lisboa, para que isto se concretize?

    A Casa Pro da Era diz à viva força que a obra nunca poderá começar num espaço tão curto de tempo e que em média sempre se tem de esperar 8 a 9 meses. E é o que está a acontecer com todas as carteiras de cliente deles, segundo o que me disseram.

    É que poderá ser que o prazo estipulado esteja dependente do arquitecto/empresa que lá fôr e para a Casa Pro Era esteja sempre a dar o mesmo prazo.

    Resumindo: Tenho de esperar mesmo 8 a 9 meses devido ao licenciamento, ou isto pode avançar com o diferimento da comunicação prévia dentro de um espaço de tempo muito menor? O arquitecto tem alguma influência neste prazo?
  8.  # 8

    Colocado por: FernandoBarreiraO meu sogro não conhece bem a área dos Olivais/Bairro da Encarnação, nem tem bons contactos na câmara de Lisboa, e tem receio do aviso prévio não ser aceite e poder levar com as consequências.

    Se Loures para Lisboa é considerado um problema, então de Aveiro a Lisboa nem se fala...


    Claramente o seu sogro não lhe quer fazer o projecto (pode ser devido ao facto de ser de borla, pode ser porque não tá para se chatear, pode ser por não gostar de si, etc.). Até arquitectos de outros continentes já fizeram (e continuam a fazer) projectos de arquitectura em Lisboa...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • RCF
    • 20 novembro 2015

     # 9

    Colocado por: FernandoBarreiraVou fazer expansão da casa, portanto terá que haver licenciamento.
    E não quero esperar 8 a 9 meses, que é o prazo médio para começar as obras. Queria usar a comunicação prévia, que faz com que a obra possa começar após 22 dias úteis.
    Portanto é possível com que se possa começar a obra bastante mais cedo, usando a comunicação prévia, certo?


    Haverá aqui gente mais habilitada sobre estes assuntos do que eu, no entanto, parece-me haver algum contracenso no que escreve ou pretende - a comunicação prévia é aplicável apenas em obras de remodelação que não impliquem alterações de fachadas ou volumetria. No seu caso, se pretende expandir (aumentar) a casa, a comunicação prévia não serve, pois terá de passar por licenciamento e, para isso, conte com os tais 8 a 9 meses (até podem ser apenas 5 ou 6 meses, mas nunca menos que isso).
    E não aconselho nada a arriscar aumentar a casa sem licenciamento e apenas com comunicação prévia. Se o fizer verá a obra embargada, terá de pagar multa e começar tudo de novo, com o processo de licenciamento. Se fosse uma obra numa terriola do interior, podia ser que passasse, mas dentro da cidade de Lisboa, não conte que pode passar à margem de uma fiscalização.
  9.  # 10

    Ainda falta o tempo de projecto!!! mas se calhar isso não conta.. ( talvez por isso o seu sogro não se queira ver envolvido). Olhe eu sou arquitecto e não faço projectos para afamilia... não quero problemas/ chatices.
    Quanto ao ter ou não contactos na CML.. isso é uma falsa questão... duvido que acelerem o processo aos "conhecidos", normalmente é ao contrario. Uma reunião prévia com o tecnico que irá analisar o processo , é quase obrigatório, seja antes de começar o projecto, seja antes de entregar... Evita mal entendidos e algumas dores de cabeça...
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: mmgreg, Riscador
  10.  # 11

    .
  11.  # 12

    Eu confesso que já não entendo nada:
    Uma empresa diz que tenho obrigatoriamente de esperar os 8 a 9 meses, devido ao licenciamento.
    Outra diz-me que se poderá entrar com aviso prévio, o que significa que se pode começar com a obra passado 22 dias úteis, com licenciamento.
    Como ficamos?

    Na primeira reunião na Câmara, com o pré-projecto na mão, eles são capazes de dizer na altura se a coisa vai demorar 22 dias úteis ou 9 meses? De que é que depende este tempo afinal?
    Como sei quanto vai demorar?
    • RCF
    • 22 novembro 2015

     # 13

    Colocado por: FernandoBarreiraEu confesso que já não entendo nada:
    Uma empresa diz que tenho obrigatoriamente de esperar os 8 a 9 meses, devido ao licenciamento.
    Outra diz-me que se poderá entrar com aviso prévio, o que significa que se pode começar com a obra passado 22 dias úteis, com licenciamento.
    Como ficamos?

    Na primeira reunião na Câmara, com o pré-projecto na mão, eles são capazes de dizer na altura se a coisa vai demorar 22 dias úteis ou 9 meses? De que é que depende este tempo afinal?
    Como sei quanto vai demorar?


    A comunicação prévia serve para obras simples de remodelação, em que não há necessidade de projeto e, por conseguinte, de licenciamento. É apenas um aviso de que vai fazer obras. Por exemplo, para colocar um telhado novo, que substitua o antigo, mas sendo igual ao antigo.
    Se pretender aumentar a casa, ou mudar as fachadas exteriores (mudar portas e janelas de local) necessita de elaborar projeto e submetê-lo a licenciamento da Câmara - e isso demorará os tais 8 ou 9 meses.
    Mas, eu não sou arquiteto. Um arquiteto ou os serviços da Câmara saberão esclarecê-lo com mais garantias.
  12.  # 14

    Colocado por: RCFA comunicação prévia serve para obras simples de remodelação, em que não há necessidade de projeto e, por conseguinte, de licenciamento. É apenas um aviso de que vai fazer obras. Por exemplo, para colocar um telhado novo, que substitua o antigo, mas sendo igual ao antigo.
    Se pretender aumentar a casa, ou mudar as fachadas exteriores (mudar portas e janelas de local) necessita de elaborar projeto e submetê-lo a licenciamento da Câmara - e isso demorará os tais 8 ou 9 meses.

    Está tudo errado.

    Consulte o DL 136 de 2014. Art4º, ponto 4.
  13.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Está tudo errado.

    Consulte o DL 136 de 2014. Art4º, ponto 4.


    O que diz isso especificamente?
    É preciso esperar os 8 a 9 meses, ou basta usar o aviso prévio e esperar 22 dias úteis?

    Porquê é que isto é um assunto que cada pessoa diz uma coisa diferente e que ninguém sabe ao certo?
  14.  # 16

    Boa noite, esqueça o seu sogro não gostar de si, é muito mais provável ser realmente a ideia que ele tem de que conhecimentos na camara ajudam, e não se movimentar à vontade em lisboa, quer junto da camara quer outros contactos, até porque será uma pessoa mais velha que se calhar foi essa a experiência durante a sua vida de trabalho, hoje as coisas alteraram... Não sei se vive nos Olivais mas ja foi à loja do cidadão na Belavista (o metro tem uma saida directa para o centro comercial e para a loja do cidadão que é dentro do centro comercial da Belavista. A Câmara de Lisboa tem lá um balcão de atendimento ao público, e das vezes que lá fui foi muito rápido. Não sei se tratam do seu assunto directamente mas podem indicar-lhe um telefone directo, um e-email da camara de lisboa, ou algum decreto, algum tipo de informação.
    Também lhe sugereria ir em passeio até aos lados da Encarnacao , e meter conversa com os empreiteiros que por lá andam, há várias vivendas em obras, algumas até mais profundas, quem sabe logo ali fica com os contactos necessários até para a própria obra. E no dia seguinte à tarde umas minis Sem Alcóol para agradecer ! São sugestões, boa sorte !
    Concordam com este comentário: arturluiscosta
  15.  # 17

    Um arquitecto com experiência não está à espera de se movimentar bem em nenhuma câmara, aliás nem sei o que é isso, algum passo de dança?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves, arturluiscosta
  16.  # 18

    Colocado por: Anonimo88 Não sei se vive nos Olivais mas ja foi à loja do cidadão na Belavista (o metro tem uma saida directa para o centro comercial e para a loja do cidadão que é dentro do centro comercial da Belavista. A Câmara de Lisboa tem lá um balcão de atendimento ao público, e das vezes que lá fui foi muito rápido. Não sei se tratam do seu assunto directamente mas podem indicar-lhe um telefone directo, um e-email da camara de lisboa, ou algum decreto, algum tipo de informação.


    Já fui à Câmara de Lisboa de Entre Campos faz uma semana atrás.
    Não me souberam dizer absolutamente nada relativamente a prazos.
    Disseram sim que poderia marcar uma reunião com um arquitecto deles, e lá teria que ir já com um pré-projecto e com levantamento topográfico, mas que provavelmente não me iriam saber responder a muitas coisas.
  17.  # 19

    A essa reunião com o arquitecto da CML deve ir.. com o Arquitecto que lhe fizer o projecto.... Ou melhor... O Arquitecto ir, sem o dono de obra ;)
    Antes da reunião o arquitecto deerá estudar os condicionantes existentes para o local... De resto não é preciso grande coisa..
  18.  # 20

    Colocado por: FernandoBarreira
    Então decidi passar para um projecto do tipo chave na mão e dirigi-me à Casa Pro Era.
    Infelizmente não gostei muito dos funcionários, nem dos preços praticados.

    E neste sentido queria perguntar por alternativas da Casa Pro Era, que sejam tão bons quanto estas, e localizadas em Lisboa.
    E que tenham experiência no Bairro de Encarnação ou Olivais, em Lisboa.

    Custa-me muito estar pagar 2200 Euros para um arquitecto fazer um pré-projecto e o levantantamento topográfico, quando nem tenho ainda a certeza se será nessa empresa que irei efectuar a obra.


    Quer um serviço franchising ou um café tradicional bem tirado, à portuguesa?
    a casa pro era é impessoal.

    o ante-projecto que necessita só o terá dps de se comprometer com uma equipa projectista. não queira pôr o carro à frente dos bois.
 
0.0233 seg. NEW