Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Olá todos,

Acho que já está aqui algures no Fórum mas como já não sei onde, deixo a planta da minha casa para o conceito do impluvium.
    Penso que é disto que se trata, as casa antigas que se desenvolviam em U com o pátio no meio. De facto, ganha-se imensa luz, e com as clarabóias também.

Tem os 2 corredores que fazem a ligação entre os compartimentos interiores.

Com cumprimentos.
      planta tiago-1.jpg
  2.  # 22

Colocado por: CMartinOlá todos,

Acho que já está aqui algures no Fórum mas como já não sei onde, deixo a planta da minha casa para o conceito do impluvium.
    Penso que é disto que se trata, as casa antigas que se desenvolviam em U com o pátio no meio. De facto, ganha-se imensa luz, e com as clarabóias também.

Tem os 2 corredores que fazem a ligação entre os compartimentos interiores.

Com cumprimentos.
      planta tiago-1.jpg

CMartin,

Não sei se percebi bem, mas a casa tem apenas uma divisão de 16m2 no 1 andar?
    Concordam com este comentário: CMartin
  3.  # 23

Olá migjac,

Gosto em conhecê-lo :o)

Sim, percebeu bem. Essa única divisão de 16m2 no 1º andar é o escritório. Fica por cima de um actual quarto.

A casa era de facto 3 casas pequenas, de arquitectura popular. Foram interligadas para formar uma só.

O quarto e o andar de cima que refere, migjac, era (é) uma casa torreada. O corredor passou a ligá-la às outras casas.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia G.
  4.  # 24

Possas...

Estava dificil mas através de uma fotografia ao "rascunho" lá consegui arranjar uma forma de colocar as minhas ideias aqui...
    O que acham?
      20151123_103644.jpg
  5.  # 25

Deixo só uma explicação ao rascunho pois pode não ser percetível:

As linhas azuis que "riscam" algumas paredes representam o que eu quero derrubar para ampliar e dar luz a alguns espaços.
    Esta é só a ideia inicial, mas acho que consigo um excelente aproveitamento dos espaços existentes sem grandes alterações.
  6.  # 26

duvido que tenha área naquele quintal para constituir uma garagem. De resto a base parece-me acertada,. para uma intervenção económica, tem de reconsiderar essas demolições todas em paredes resitentes,, nomeadamente na imposição de grandes vãos.. é que a intervenção aí apresentada, começa a ser mais vantajoso economicamente derrubar e fazer de novo.
  7.  # 27

Pedro Barradas

O quintal tem 11,30m2, portanto dá para colocar um carro sem problemas e é isso que pretendemos.
    Quanto as demolições destas paredes resistentes, temos malta com muita força de "braços"...lol...estou a brincar, mas a sensação que tenho é que não é assim tanto o investimento...pois mantenho a maioria das paredes.
  8.  # 28

Colocado por: Pedro Barradas.. é que a intervenção aí apresentada, começa a ser mais vantajoso economicamente derrubar e fazer de novo.

Olá Pedro.

Como assim, derrubar e fazer de novo?

Cumprimentos!
  9.  # 29

Colocado por: Andreia G.Deixo só uma explicação ao rascunho pois pode não ser percetível:

As linhas azuis que "riscam" algumas paredes representam o que eu quero derrubar para ampliar e dar luz a alguns espaços.
    Esta é só a ideia inicial, mas acho que consigo um excelente aproveitamento dos espaços existentes sem grandes alterações.

Andreia,

A entrada mantém-se pela sala?
  10.  # 30

Colocado por: CMartinOlá migjac,

Gosto em conhecê-lo :o)

Sim, percebeu bem. Essa única divisão de 16m2 no 1º andar é o escritório. Fica por cima de um actual quarto.

A casa era de facto 3 casas pequenas, de arquitectura popular. Foram interligadas para formar uma só.

O quarto e o andar de cima que refere, migjac, era (é) uma casa torreada. O corredor passou a ligá-la às outras casas.

Gosto em conhece-la CMartin :)

Na planta, onde idealiza o seu impluvium?

Cumprimentos.
  11.  # 31

migjac,

Acho que o meu impluvium ficaria melhor no pátio de trás, por ser mais "mignon", aconchegado :o)

Mas vou deixar isso para um tópico futuro, depois conto consigo lá. Apenas coloquei aqui a minha planta porque achei que poderia ajudar na casa da AndreiaG, por me parecer que temos aqui algumas parecenças nas casas, a dela e a minha.

Com os melhores cumprimentos!
  12.  # 32

Calculo que muitas paredes sejam estruturais, pelo que não é só mandar abaixo e já está. Serão necessários muitos cuidados e reforços para poder trabalhar essas paredes, daí o comentário do Pedro de que pode ser mais fácil e barato demolir e reconstruir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Andreia G.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Andreia G.
  13.  # 33

Olá e Obrigada Clioll.

Sim deve ser por essa razão que o Pedro comenta.

Eu não deitaria abaixo, mas isso o Pedro também saberá.

É aquela velha discussão das casas recuperadas vs. construir novo. Assunto mais que batido.

Com os melhores cumprimentos :o)
  14.  # 34

São os dois projetos interessantes de seguir-se.

Andreia,

É uma pena ter o closet para o pátio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  15.  # 35

Colocado por: migjacSão os dois projetos interessantes de seguir-se.

Andreia,

É uma pena ter o closet para o pátio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Pois migjac, mas é a única forma de conseguir (que eu vejo) iluminar o quarto e fazer passagem para a IS.
  16.  # 36

Andreia,

Já levou as suas ideias a um arquiteto?
  17.  # 37

Andreia,

Fica mais uma solução, derivada da sua ideia.

Já previamente chamaram à atenção, contudo reforçamos que as paredes mais espessas são estruturais, há que ter cuidado na abertura de vãos fazendo o reforço estrutural. As paredes de menor espessura são provavelmente tabique pelo que a remoção não irá afetar a estrutura. Isto a julgar pela planta que não sabemos se traduz fielmente...

Força para o projeto!
      plantaAndreiaG.jpg
    • DM
    • 24 novembro 2015

# 38

Por mim mantinha a cozinha onde está, por causa da chaminé do tipo alentejano, com o pátio atrás...

Quanto às paredes estruturais, uma vez que é só um piso, piso térreo, abrem-se os vãos de alto a baixo, sem verga, o que evita escoramentos e no fim faz-se um lintel sobre todas as paredes onde se incorpora às vergas dos vãos, lintel que servirá para apoio do novo telhado.
  18.  # 39

Boa tarde caros e caras!

Finalmente e após uma série de entraves e situações que atrasaram todo o processo, tenho a planta de arquitetura terminada e já estou em fase de pedido de orçamentos aos empreiteiros.
    Deixo aqui um jpeg que consegui fazer dos amarelos/vermelhos para que possam ter uma ideia da solução final a que chegámos.
    Qual a vossa opinião?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      PLANTA AMARELOS E VERMELHOS CASA.jpg
  19.  # 40

Ah..
    Já me esquecia...sim Pedro Barradas...acabámos por demolir praticamente tudo!
      PLANTA AMARELOS E VERMELHOS DESNIVEL TERRENO.jpg

0.0194 seg. NEW