Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Não tem vãos exteriores, não tem janelas, não tem a localização da lareira, não tem ainda algumas coisas pois é apenas o inicial.

Em relação ás escadas efetivamente tem razão. Por enquanto é apenas para vermos a localização. Sabemos que queremos da cave para o piso 0 diretamente a entrar na cozinha. Foi colocada ali mas há ainda que ver a forma como se fará.

Em relação aos pilares foi pedido meu apenas por mera curiosidade.
  2.  # 22

Colocado por: Picareta
    Se esses desenhos são de um arquitecto, procure já outro.

Deveria ter os vãos exteriores, e nesta fase não deveria ter os pilares.
    A escada do piso -1 para o piso 0, está mal desenhada, e impossível de executar.

Esclarecida esta questão, em que é que se baseiam por não ter sido feito por um arquiteto?
  3.  # 23

Outra opçao do piso 1.
  4.  # 24

mas isso continua a ultrapassar o poligono máximo de implantação....
  5.  # 25

Provavelemente deveria ter feito uma introdução diferente logo no primeiro post.

-A area de implantação permitida sao 150m2. Neste caso estão 140m2.

-A linha vermelha não representa a área de implantação mas sim um polígono expectável onde poderá estar implantada a casa desde que se estejam a cumprir os afastamentos.

-Os afastamentos são de 3 metros a toda a volta e 5 metros atrás e estão a ser cumpridos (mesmo que se esteja a ultrapassar a linha vermelha).

-A parte mais saída da linha vermelha nunca está a ultrapassar os limites de afastamento.
  6.  # 26

Ajudem-me lá a pensar um pouco mais...
  7.  # 27

Colocado por: PandRA linha vermelha não representa a área de implantação mas sim um polígono expectável onde poderá estar implantada a casa desde que se estejam a cumprir os afastamentos.

-Os afastamentos são de 3 metros a toda a volta e 5 metros atrás e estão a ser cumpridos (mesmo que se esteja a ultrapassar a linha vermelha).

Mas o poligono vermelho, pelo que meço no desenho, está dentro dos parâmetros que escreveu...
    O projecto terá de ser refeito de modo a cumprir o poligono de implantação.

De resto não é possivel ajudar mais. Refaça o projecto tendo em conta este condicionante.
      0 Piso.jpg
      1_piso.jpg
  8.  # 28

Então, já pensou de acordo com o que aqui ilustrei?
  9.  # 29

Pedro Barradas, antes de mais muito obrigado pela sua ilustração.

De facto, no piso 0 aquele bocadinho das escadas sai fora do polígono. Será reorganizado.

Em relação ao piso 1, apesar de sair, o que conta não é a área que está em contacto com o solo? Isto é, não pode haver uma varanda "fora" dessa área?
  10.  # 30

Colocado por: PandREm relação ao piso 1, apesar de sair, o que conta não é a área que está em contacto com o solo? Isto é, não pode haver uma varanda "fora" dessa área?

Depende da interpretação das Câmaras... Terá a haver com alinhamentos de fachadas ou não... com distâncias ás fachadas dos vizinhos dos lotes confinantes... etc...

Uma opinião:
    Neste caso em particular não me chocaria ultrapassar o poligono de implantação nas zona confinante com a via pública ( mas não conheço a envolvente e as regras urbanísticas do local).. mas já não me parece sensato ultrapassar o poligono com corpos opacos, tal como acontece no quarto da esquerda.
  11.  # 31

Pelo que me estive a informar não haverá problema, no entanto vamos repensar pormenores para que façam reduzir essa área saída.

No entanto, em relação á organização da casa não há mais nada a criticar? (Até pode ser uma boa crítica :) )

É que estou habituado noutros posts a ver, a cozinha está mal, a distância dos quartos á cozinha é enorme, a localização do wc deveria ser mudada para aqui ou para ali...
    Claro que depois há que filtrar toda essa informação mas opiniões são sempre bem vindas.
  12.  # 32

De facto, não há area (no piso 0) fora do poligono de implantação.

A zona das escadas que se vê como parecendo estar fora no piso 0 é uma zona "levantada" e ficará parecendo um cubo suspenso.

No piso 1 efetivamente existem essas áreas que são permitidas pela Câmara Municipal.
  13.  # 33

Esperam-se críticas...
  14.  # 34

Do meu ponto de vista tenho estas:
    A estrutura aí assinalada está mal alinhavada ou a arquitectura não foi pensada tendo em atenção as condicionantes estruturais... Mas isso já alguém comentou uns posts atrás ( e foi um engenheiro)

Recortes e mais recortes sem aparente necessidade.

Piso 0
    - Pé direito duplo da sala...face a área total da mesma, não me parece importante espacialmente a existência desta. Dificuldade em aquecer o local e mais ruido de incómodo para a zona dos quartos.

Piso +1
    - Areas mal aproveitadas, especialmente a desproporção na suite.
    - Quarto de vestir partilhado, vai funcionar mal. Ainda por cima havendo área para efectuar dois belos roupeiros
    - IS mal resolvidas, desproporcionadas
    - varandim junto IS, não serve para nada.
    - Circulação/ acesso ás escadas mal resolvido...

Sinceramente estas plantas são uma má solução, não estando de todo optimizadas e complicando em situações que não há necessidade.
    Muitas vezes os clientes tem ideias pré-concebidas, e/ou querem juntar uma série de coisas que viram noutras casas numa única... mas isso normalmente não resulta.
    ....
    Concordam com este comentário: marco1
  15.  # 35

para mim só se pode aproveitar o esquema funcional ( o esqueleto dos circuitos e distribuição da casa) de resto está tudo sem desenho convincente e mal aproveitado
    .
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 36

A estrutura aí assinalada está mal alinhavada ou a arquitectura não foi pensada tendo em atenção as condicionantes estruturais... Mas isso já alguém comentou uns posts atrás ( e foi um engenheiro)

Refere-se à questão da subida do piso -1 para o piso 0?

Recortes e mais recortes sem aparente necessidade.

Questao de gostos e enquadramento no terreno.

Piso 0
    - Pé direito duplo da sala...face a área total da mesma, não me parece importante espacialmente a existência desta. Dificuldade em aquecer o local e mais ruido de incómodo para a zona dos quartos.

Pé direito duplo na sala será para no futuro quem sabe colocar outro quarto nesse espaço. Até lá o barulho nunca será problema e o impacto de quem está na sala será interessante, pensamos nós.

Piso +1
    - Areas mal aproveitadas, especialmente a desproporção na suite.
    - Quarto de vestir partilhado, vai funcionar mal. Ainda por cima havendo área para efectuar dois belos roupeiros
    - IS mal resolvidas, desproporcionadas
    - varandim junto IS, não serve para nada.
    - Circulação/ acesso ás escadas mal resolvido...

-Suite grande, sim é verdade. Mas áreas mal aproveitadas em que sentido?
    -Roupeiros dentro do quarto estão fora de questão, é mesmo um assunto que não se põe. Quanto ao quarto de vestir partilhado foi uma questão bastante debatida. optámos por fazê-lo desta maneiro pois pensamos que existem mais pontos a favor do que contra e principalmente apresenta mais vantagens que outras opções.
    -Não percebi a questão das IS. A IS do piso 0 não creio que necessite maior (se bem que terá uma pequena alteração), a da suite do piso 1 penso que esteja proporcional ao quarto e a IS comum aos 2 quartos em que considera desproporcianal?
    -Concordo com a questão do varandim. Veremos se fica assim ou apenas uma pala nao acessivel.
    -Circulação/acesso a escadas a nivel do piso 0?
  17.  # 37

para mim só se pode aproveitar o esquema funcional ( o esqueleto dos circuitos e distribuição da casa) de resto está tudo sem desenho convincente e mal aproveitado

marco1, pode indicar um (ou mais) exemplos de mau aproveitamento de espaços?
  18.  # 38

... isso está mal resolvido, são tantas coisas intricadas umas nas outras que não dá para enumerar. Isso merece uma reviravolta/ projecto novo.

Do meu ponto de vista estão a ser teimosos... a cismar com uma coisa que acham que está espectacular... mas na verdade não está. Mas o dinheiro é vosso e são vocês que irão para aí morar, depois de construírem logo vêem.

Esta planta foi efectuada por um mero curioso...nota-se bem. Mas mesmo assim estão a teimar nesta solução.

O quarto de vestir partilhado.. dava para fazer dois quartos de vestir independentes...
    Os espaços/ áreas no geral estão mal controlados.... áreas grandes, não é igual a qualidade de espaço... neste caso bem pelo contrário. Geometricamente as rotações e compartimentos na globalidade estão ineficazmente resolvidos.

O edificio também não dialoga com o exterior.... zonas de estar exterior e as interiores... nada foi aparentemente pensado.
    • PandR
    • 2 fevereiro 2016 editado

# 39

Pedro Barradas, como leigo que sou vou continuar a achar que está espetacular se não me convencerem do contrário. Daí ter solicitado ajuda na identificação de casos concretos.

Quanto á planta foi efetivamente desenhada por uma arquiteta como sendo o primeiro esboço a ver se estava dentro de aquilo que pretendímos em termos de área e em termos de localização de cada divisão. Escolhemos esta arquiteta depois de várias reuniões com outros arquitetos por gostarmos do estilo e ja termos visto construidas moradias desenhas pela própria.

Uma das opções que vimos (já com esta arquiteta) foi precisamente fazer um closet para cada um dos quartos mas esta opção do quarto de vestir conjunto parece-nos a melhor opção. (se calhar mais tarde podemo-nos arrepender mas agora pensamos que é o melhor).

Quanto á funicionalidade da casa também não entendo a sua opinião.

No piso 0, temos a cozinha ao lado da sala de jantar e seguidamente a sala de estar. O dia-a-dia será cozinha/jantar/sala de estar e escadas apra o piso superior formando assim um circulo.
    Chegando ao piso 1 e com as escadas centradas a meio da habitação temos de um lado a suite e do outro os outros 2 quartos (evitando assim por exemplo um corredor comprido como por vezes se vê).

Quanto ao diálogo com a parte exterior ao não estarem ainda desenhadas as janelas e os vãos creio não dar ainda para ter essa perceção. De qualquer das formas a vivência de exterior far-se-á maioritariamente na zona adjacente á sala e á cozinha na parte de trás da casa (que dá para Sul). E aí, mais uma vez a casa ao estar desenhada como um "L" aberto propicía o envolvimento nessa zona.

De facto, as coisas foram minimamente pensadas e daí não entender a sua opinião em como está tudo mal.
  19.  # 40

PandR,
    - A entrada principal está muito mal resolvida. Porque não fazer escadas simétricas? Assim terá uma espécie de “caganito” de escadas salientes (desculpe-me a expressão) que para além de estarem completamente desintegradas só servirão para tropeçar. Imagine também o percurso que terá de fazer para arrumar um casaco no armário (minúsculo) ou para ir à IS de serviço. Também com uma entrada assim não há justificação possível para ter um armário tão pequeno.
    - Veja o espaço desperdiçado em circulação no piso superior por causa das escadas
    - O vazio por cima da sala não tem qualquer lógica funcional, muito menos estética! E imagine o barulho da TV da sala no quarto principal.
    - Há-de reparar que apesar de a moradia ser uma espécie de L aberto, os espaços pertencentes a esse ângulo não têm qualquer uso. Nem poderá ser por uma questão estética porque não há nada que justifique isso
    - O closet comum é uma má ideia. Imagine os seus filhos a partilhar um espaço onde se vestem. Se estivesse na pele dos seus filhos, certamente não gostaria de partilhar o meu closet se pudesse ter um espaço só para mim (tem área para isso).
    - Que escadas são aquelas junto à cozinha no R/C? Porque não sobrepor todas as escadas?!

Infelizmente tenho de concordar com o Pedro Barradas e com o Marco1. Este projecto está cheio de pequenas falhas, tornando impossível, a meu ver, aproveitar alguma coisa que não seja o esquema funcional.
    Com tanta área disponível podia ter um projecto fantástico. Faça um favor a si mesmo e recomece do zero.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0464 seg. NEW