Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Cair não cai? Mas então com um sismo (dependendo do magnitude) pode cair...
  2.  # 802

Colocado por: riscos
    Queres apostar que a primeira coisa que o CYPE faz se com betão C25/30 não passar ao puncoamento é usar betão C30/37 e por ai consecutivamente até passar..!!

Então mas não percebi, isso significa que se levar esse betão C30/37 já resolve o problema do punçoamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
    • DM
    • 3 setembro 2016

# 803

Colocado por: riscosRefiro-me que vai necessitar de malha superior igual ( diâmetro do ferro) igual à inferior.

Numa laje fungiforme a armadura sobre o pilar é superior à de meio vão, para mim é normal colocar diametro superior sobre os pilares que a meio vão...

As bandas concordo era mais pelo termo "maciças".

Colocado por: riscosQueres apostar que a primeira coisa que o CYPE faz se com betão C25/30 não passar ao puncoamento é usar betão C30/37 e por ai consecutivamente até passar..!!

Não conheço bem o CYPE mas quando falei da classe de betão referia-me à flexão, em termos de punçoamento faz diferença. Mas antes de mudar de classe mudava a configração da estrutura, capitel...etc.

Colocado por: riscosesforço traanverso.....!! aposto mais uma vez que aquele pilar tem pouca armadura para o sismo!

Apostar não aposto, sei lá que armadura dá mas relativamente entre eles, pilares, os que estão mais afastados estão mais esforçados.

Nunca liguei à torção nos pilares mas mostra-me um exemplo.

Colocado por: PandREntão mas não percebi, isso significa que se levar esse betão C30/37 já resolve o problema do punçoamento?

O que o Riscos quis dizer é que o programa automáticamente vai aumentando a classe do betão, resistência do betão, até verificar a segurança.
    Deve é estudar-se uma solução mais adequada, a estrutura da sua casa não está bem pensada e devia ser discuida entre o arquitecto e o engenheiro.
    Não sei se é o caso mas por vezes o arquitecto faz as plantas como quer e o engenheiro desenrasca-se, deviam estudar a solução em conjunto...
  3.  # 804

Colocado por: PicaretaEu colocava um pilar no meio da sala

Colocado por: PandRIsso é que era mesmo bonito... (o pilar no meio da sala)

Vá-se preparando mentalmente para o pilar.
    :-))
  4.  # 805

Só se for prateado :)))
    Concordam com este comentário: Castro
  5.  # 806

PandR, não e esqueça de dizer ao seu arquitecto que as lajes de piso devem ser representadas no limpo com pelo menos 35cm de espessura., não podem ficar com 25cm....

PS: tantas e tantas vezes que vejo projectos de arquitectura com lajes intermédias com espessuras completamente ridiculas.... Inlcusivé em prédios de habitação multifamiliar....
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  6.  # 807

Colocado por: PandRSó se for prateado :)))

Só se quiserem aturar-me forte e feio!!
  7.  # 808

Colocado por: CMartinSó se quiserem aturar-me forte e feio!!

Tem alternativa ao pilar?
  8.  # 809

Pilares nem pensar.

Os engenheiros que se desenrasquem!
  9.  # 810

Acho que como dizem..Os engenheiros
    todos os eng.os são unânimes: espessura de laje reduzida para os vãos apresentados..

E os arquitectos
    Não e esqueça de dizer ao seu arquitecto que as lajes de piso devem ser representadas no limpo com pelo menos 35cm de espessura., não podem ficar com 25cm....

Certo ?

E sem pilar.
  10.  # 811

Colocado por: CMartinOs engenheiros que se desenrasquem!

Depois o PandR paga.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 812

As pessoas não tem noção nenhuma.. e teimam, teimam.
  12.  # 813

Colocado por: PicaretaVá-se preparando mentalmente para o pilar.
    :-))

Ou arrependimento no futuro.
  13.  # 814

Então, o que està a ser dito é que sem um pilar na sala, a casa do PandR vai ter problemas estruturais?
    O pilar "salva a pàtria" aqui ?

Estranhamente, não estava a perceber que a questão seria um pilar a resolver...
  14.  # 815

Era capaz de jurar que estavam a colocar em causa a espessura da laje ? E que esse sim seria o problema.
  15.  # 816

O pilar é um workaround.
  16.  # 817

Colocado por: CMartinEntão, o que està a ser dito é que sem pilar na sala, a casa do PandR vai ter problemas estruturais?

Não.

Colocado por: CMartinO pilar "salva a pàtria" aqui ?

Parece-me a solução mais económica.

Colocado por: CMartinEra capaz de jurar que estavam a colocar em causa a espessura da laje ?

Eu estou.

Colocado por: CMartinNão um problema que um pilar na sala resolvesse.

mas resolve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  17.  # 818

Colocado por: Picareta
    Parece-me a solução mais económica.

Està a ver Picareta, ainda dizem que as pessoas teimam e não têm noção?
    De facto, não tenho noção, mas sei somar 2 mais 2 da vossa conversa.
    O pilar é precisamente um workaround, para resolver um mal, cria-se outro mal.
    Sim, um mal mais económico, que seja.
    Para mim, faria sentido resolver a origem do mal, isso sim, a espessura da laje.
    Porque não fazem antes isso ?
    Concordam com este comentário: PandR
  18.  # 819

Colocado por: CMartinPorque não fazem antes isso ?

Quem tem que resolver é o autor do projecto, ... ou não, podem fazer a laje com 20cm, que eu nem quero saber, o que é certo é que a questão já foi levantada há 4 ou 5 dias, e ainda não temos pormenores da laje, nem a resposta do projectista à questão colocada sobre a espessura da laje.
  19.  # 820

Pandr, coloque lá o resto do projeto...

0.1920 seg. NEW