Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: Pedro BarradasPandR, não e esqueça de dizer ao seu arquitecto que as lajes de piso devem ser representadas no limpo com pelo menos 35cm de espessura., não podem ficar com 25cm....

Pedro, explique-me lá a mim o que é que quer dizer com as lajes terem de ser representadas no limpo com pelo menos 35cm.
  2.  # 822

Colocado por: riscosBandas maciças é o termo utilizado para designar reforços na laje, pormenorizados como as vigas e não como as lajes com função que as lajes trabalhem ou descarreguem mais sobre essas bandas. depois coloco aqui um exemplo.

riscos, depois de puder mostrar agradeço.
    • PandR
    • 4 setembro 2016 editado

# 823

Colocado por: PandRPedro, explique-me lá a mim o que é que quer dizer com as lajes terem de ser representadas no limpo com pelo menos 35cm.

É isto que se está a referir?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      35.JPG
    • DM
    • 4 setembro 2016

# 824

As bandas do tipo que o Riscos fala também foram definidas junto da abertura das escadas junto ao pilar P10, onde se indica 50x20 e 40x20, são essas bandas que devem estar definidas nos desenhos das vigas...

Estive a olhar para a planta da estrutura e a atender ao tracejado na sala indica que na laje superior existe uma abertura será a mezzanine, vai ficar uma parte da laje um pouco pendurada...

ESte projecto não é só espessura de laje isso tem de ser melhor mastigado e em conjunto com o arquitecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 825

Qual a razão desses 35cm mínimos na espessura de limpo na laje, é uma questão acústica?
  4.  # 826

Colocado por: nunogouveiaQual a razão desses 35cm mínimos na espessura de limpo na laje, é uma questão acústica?

Quanto é que o nunogouveia costuma colocar nos seus projectos?
  5.  # 827

Nunogouveia.. então se a laje tem 20 ou 22cm... agora faça as contas:
    Teremos as camadas de enchimento ( ter-se-á de prever que existam cruzamento de tubagens embebidas na betonilha - prever pelo menos 70mm de espessura) e regularização e ainda o revestimento final ( por baixo teremos, o reboco/estuque).... Quanto acha que tem de dar?
  6.  # 828

Uma dúvida minha, a questão dos 20 cm de laje quer no piso 0 quer no piso 1, só se coloca no meu caso ou é normal as lajes terem mais espessura?
  7.  # 829

Até poderia ter somente 15cm de espessura de laje de betão ( inclusive menos)., depende das condicionantes de projecto.
  8.  # 830

Pandr e o resto do projeto? ou já está reticente em mostrar....?
  9.  # 831

Sim, quero mostrar, só estou á espera de uma resposta do Eng.

Aqui fica a classe do betão e aços:
      betao-aco.JPG
  10.  # 832

isso está tudo bem..
  11.  # 833

Colocado por: riscossó para deixar uma nota: mais um projeto de estabilidade feito no CYPE, tipo fabrica de chouriços. ;)

riscos, sendo o programa a fazer não está bem feito?

O programa não conta com o factor "caganço"?
  12.  # 834

Colocado por: PandRsendo o programa a fazer não está bem feito?

O programa deita fora aquilo que o utiizador mete.... existem muitos parametros que não devem ser deixados por defeito....
    A analise estrutural é um assunto complexo... não pode/ deve ser executado por "operadores de software". PandR.... A questão é que o que parece ser simples para uma pessoa comum.. não faz ideia da complexidade do meio... E tenho de admitir , existe muita incompetência no mudo dos projectisatas... Os projectos na sua maior parte são maus, não são adequados á obra em causa, não são coordenados entre si,etc...
    Concordam com este comentário: DM
  13.  # 835

Colocado por: PandRriscos, sendo o programa a fazer não está bem feito?

não, e ai está a diferença, o programa oferece os resultados mediante o que o projetista insere no programa, não avalia se a solução é boa ou má, exequível ou não!

Como o programa CYPE, oferece todos os resultados inclusive as peças desenhadas, faz com que o projeto nem seja analisado por quem tem a responsabilidade de o fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DM
  14.  # 836

Colocado por: Pedro BarradasO programa deita fora aquilo que o utiizador mete.... existem muitos parametros que não devem ser deixados por defeito....
    A analise estrutural é um assunto complexo... não pode/ deve ser executado por "operadores de software". PandR.... A questão é que o que parece ser simples para uma pessoa comum.. não faz ideia da complexidade do meio... E tenho de admitir , existe muita incompetência no mudo dos projectisatas... Os projectos na sua maior parte são maus, não são adequados á obra em causa, não são coordenados entre si,etc...

Eu percebo o que está a dizer e percebo também a complexidade da coisa. Eu, como utilizador comum, apenas tenho interesse em que tudo esteja bem pensado e estruturado e, para tal, contratei uma equipa de profissionais que SIM trabalham em conjunto. Não serão concerteza os melhores do mundo (porque não os há), mas também muito seguramente que não serão os piores.
    Quanto á questão de arquitetura, como aqui já se tem falado, roda muito (no meu caso) sobre gostos e vivência da casa que, particularmente, está precisamente conforme tínhamos planeado e tudo ao nosso gosto. Claro que em todo este processo houve cedências nossas e da arquiteta nas várias reuniões que houve quer no local do terreno quer em escritório para se chegar à melhor solução possível.
    Quanto á questão da engenharia também me rodeei de profissionais com experiência na área e como tal tenho de acreditar no seu trabalho. Por outro lado, toda a gente sabe que em obra muito se altera mesmo em termos estruturais e aí, poder-se-á fazer um reforço aqui ou ali.
  15.  # 837

Colocado por: PandRtoda a gente sabe que em obra muito se altera mesmo em termos estruturais e aí, poder-se-á fazer um reforço aqui ou ali.

Não.. não sei... Na estrutura as alterações em obra, quanto muito são ao nível de optimização de armaduras...
    Sabe que "reforçando aqui, melhorando ali".... poderá estar a por em causa a resistência do conjunto?!
    Concordam com este comentário: Picareta, DM
  16.  # 838

Colocado por: PandRtoda a gente sabe que em obra muito se altera mesmo em termos estruturais e aí, poder-se-á fazer um reforço aqui ou ali.

Nas minhas obras não !!!!
    • PandR
    • 6 setembro 2016 editado

# 839

Durante a obra nunca alteraram nada, nada, mesmo nada, nadinha?

Desviar uma viga, um pilar, uma parede, etc meio milímetro que seja?
  17.  # 840

Colocado por: PandRDesviar uma viga, um pilar, uma parede, etc meio militrimo que seja?

Meio milimetro ainda está dentro das tolerências da nossa construção civil ;)

Sim ,já me aconteceu ter de alterar elementos estruturais, por alteração na obra a pedido do DO... MAS, foi refeito todo o calculo estrutural, e depois sim, fez-se o que se pretendia. ( o cliente pagou, como é obvio)

0.1896 seg. NEW