Iniciar sessão ou registar-se
    • DM
    • 11 setembro 2016

# 901

Também eu...eheheheh
  1.  # 902

LOLOL
  2.  # 903

voltando a questão da laje de 35. Eu julguei que se referiam a alguma lei, provavelmente um regulamento municipal picuinhas.
    Eu posso ter uma laje de 20 e ter 25 no pronto; por exemplo com apenas uma zona com teto falso no piso inferior sob os banhos e cozinhas e considerando um pavimento em linóleo por cima. Ou mesmo uma laje de madeira (vigas à vista) em que o conceito de espessura no limpo é discutível.
  3.  # 904

Colocado por: nunogouveiavoltando a questão da laje de 35. Eu julguei que se referiam a alguma lei, provavelmente um regulamento municipal picuinhas.
    Eu posso ter uma laje de 20 e ter 25 no pronto; por exemplo com apenas uma zona com teto falso no piso inferior sob os banhos e cozinhas e considerando um pavimento em linóleo por cima. Ou mesmo uma laje de madeira (vigas à vista) em que o conceito de espessura no limpo é discutível.

Poder pode.. mas as obras normalmente não são assim. YTem ainda de contabilizar os crizamentos de tubagens das inst. electricas/ telecom... onde havendo cruizamento os 7cm de enchimento serão o mínimo. Mas claro se meter tudo pelo tecto em calhas tecnicas não precisa disto... Mas comnpreende que não é nada habitual.

A espessura total de laje, não é regualda por qq regulamentação.. mas o tecnio tem de saber como se constroi, e que camadas essa laje terá de comportar para acondicionar tudo o que é previsivel ser instalado.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  4.  # 905

Colocado por: Pedro Barradas
    Poder pode.. mas as obras normalmente não são assim. YTem ainda de contabilizar os crizamentos de tubagens das inst. electricas/ telecom... onde havendo cruizamento os 7cm de enchimento serão o mínimo. Mas claro se meter tudo pelo tecto em calhas tecnicas não precisa disto... Mas comnpreende que não é nada habitual.

A espessura total de laje, não é regualda por qq regulamentação.. mas o tecnio tem de saber como se constroi, e que camadas essa laje terá de comportar para acondicionar tudo o que é previsivel ser instalado.
    Concordam com este comentário:Skinkx

A única maneira de regularizar um piso com apenas 5 cm de altura é usando tectos falsos ou então embutindo as infra-estruturas na laje estrutural, o que é liminarmente proibido (ainda que se faça em muito lado).

Além disso, se essa laje for algum tipo de envolvente (pavimento ou cobertura exterior/interior sobre LNA), então bem que podem esquecer, porque esses 5 cm não chegam para nada em termos de isolamento, quanto mais para as diversas camadas de betonilha que o hão-de confinar.

Eu estou como o Pedro, no mínimo 15 cms (à partida) para isolar e regularizar os pisos em obra, sendo certo que há até alguns casos onde isso é pouco. Neste momento, na zona climática onde trabalho só para isolamento térmico preciso no mínimo de 10 cms, por isso não é nada difícil imaginar uma laje com uym enchimento com 15 ou 20 cms.
  5.  # 906

Calma que não estou a falar de lajes térreas, mas de lajes intermédias... Nesse caso não temos de considerar camadas de isolamento térmico...
  6.  # 907

Colocado por: Pedro BarradasCalma que não estou a falar de lajes térreas, mas de lajes intermédias...

A laje entre uma cave não isolada e o R/C é uma laje intermédia :-))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia, Skinkx
  7.  # 908

Colocado por: Picareta
    A laje entre uma cave não isolada e o R/C é uma laje intermédia :-))
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Exactamente, e muitas vezes mesmo a laje intermédia tem uns poucos de metros quadrados que são ou pavimento exterior ou cobertura exterior, dependendo se temos um alpendre (em baixo) ou uma varanda (em cima) e eu (pessoalmente) não gosto que as varandas exteriores fiquem, por exemplo, com uma cota superior aos pisos interiores.

Mas é como eu dizia, gosto de prever 15 a 20 cms para se trabalhar em obra. Se quem lá estiver trabalhar de modo a que 10 cms ou menos cheguem e opte por reduzir os enchimentos, por mim tudo bem. Antes a mais que a menos, sempre têm margem para trabalhar.
  8.  # 909

Mais uma achega:
      estrutura.jpg
  9.  # 910

E as armaduras na laje que tem o vão da mezzanine?
  10.  # 911

Planta de elementos estruturais:
      planta de elementos estruturais.JPG
  11.  # 912

Planta das armaduras inferiores:
      planta das armaduras inferiores.JPG
  12.  # 913

Planta de armadura longitudional superior (reforços):
      planta de armadura longitudional superior.JPG
  13.  # 914

Planta de armadura transversal superior (reforços):
      planta de armadura transversal superior.JPG
    • DM
    • 16 setembro 2016

# 915

Não gosto dessa concepção, muitos pilares a arrancarem na laje, a estrutura não é regular, muitos recortes e elementos descontinuados...

5mm de deformação no meio vão da laje com 7m, parece-me pouco, esperava mais...

Armadura superior continua, não se justifica...gastar dinheiro em armadura no meio vão...
    • PandR
    • 16 setembro 2016 editado

# 916

Colocado por: DMNão gosto dessa concepção, muitos pilares a arrancarem na laje, a estrutura não é regular, muitos recortes e elementos descontinuados...

No piso 0 só arranca o P21 e no piso 1 acho que só arranca o P22 (mais os que arrancam devido ao prolongamento dos quartos).

Colocado por: DMArmadura superior continua, não se justifica...gastar dinheiro em armadura no meio vão...

Ou seja, não está mal feito, apenas está sobredimensionado, certo?
  14.  # 917

Colocado por: PandRnão está mal feito, apenas está sobredimensionado,

Se está sobredimensionado = mal feito ;)
    Concordam com este comentário: riscos
  15.  # 918

Eu continuo a achar que se saltar sobre essa laje isso vai abanar por todo o lado....é uma questão de experimentar depois de betonada.
  16.  # 919

Colocado por: DMNão gosto dessa concepção, muitos pilares a arrancarem na laje, a estrutura não é regular, muitos recortes e elementos descontinuados...

5mm de deformação no meio vão da laje com 7m, parece-me pouco, esperava mais...

Armadura superior continua, não se justifica...gastar dinheiro em armadura no meio vão...

Ainda não viste as fundações. Não existem sapatas, os pilares nascem de vigas de fundação, e os pilares centrais nascem de um massame de 15 cm de betão com malha dupla. Não entendo a solução e tenho quase a certeza que vai dar problemas, como referi ao Pandr. Para além de ser uma péssima solução a meu ver, vai sair bastante mais caro
    • DM
    • 16 setembro 2016

# 920

Onde estão as fundações?

Na laje do piso 1 nascem vários pilares no bordo da consola (varanda)!!

Nem é sobredimensionado, essa armadura, a meio vão, não faz lá nada...se fosse a inferior...

Onde é a casa?

0.2300 seg. NEW